O Salão de Milão, na Itália, já começou com tudo. Na madrugada de hoje a Suzuki apresentou por lá dois novos modelos que muito interessam ao mercado brasileiro: a naked GSX-8S e a trail V-Strom 800 DE. E interessam porque a Suzuki já revelou que ambas serão vendidas no Brasil, com chegada prevista para o segundo semestre do ano que vem.
No visual, as duas motos exibem a nova linguagem de design da marca, com faróis dispostos verticalmente, um sobre o outro, como já vimos em alguns lançamentos recentes da Suzuki. É estranho, é exótico, mas deixa de ter personalidade própria. Resta saber se vai agradar ao mundo.
Além disso, as duas têm o mesmo motor: um bicilíndrico em linha com 776 cm³, comando duplo e refrigeração líquida, cujos números de potência e torque a marca suprimiu em seu material de divulgação - mas já descobrimos que são bons 83 cv a 8.500 rpm e 7,8 kgf.m a 6.800 rpm.
No caso da V-Strom, o novo motor representa uma grande mudança: a moto sempre foi equipada com um motor V2, que por sua construção não costuma alcançar a mesma potência que um bicilíndrico, mas por outro lado começa a despejar seu torque em rotações mais baixas.
A V-Strom 650 vendida no Brasil atualmente, por exemplo, entrega 71 cv a 8.800 rpm e 6,3 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, a nova fornece mais potência em giro mais baixo e mais torque em giro mais alto.
A marca parece ter dado preferência a um motor com mais equilíbrio entre as duas forças, mas o principal motivo da mudança é que obviamente facilita a logística industrial por ser usado também em outra(s) moto(s). A nova GSX-8S, aliás, deveria ser uma evolução da GSX-S750A que conhecemos, mas na prática será uma versão inferior.
Isso porque a "sete galo" - que é vendida no Brasil - tem motor com quatro cilindros, que rende 114 cv de potência a 10.500 rpm e torque de 8,2 kgf.m a 9.000 rpm. São números bem mais altos. A vantagem da nova GSX-8S está no peso de 202 quilos em ordem de marcha, contra 213 quilos da GSX-S750A.
E no fim das contas o modelo atual leva vantagem no que realmente interessa: a relação peso/potência da nova moto é de 2,9 kg/cv e na atual, de 1,8 kg/cv. Ou seja, a GSX-8S será, de fato, um modelo de especificação inferior - pelo menos em motorização.
Claro que em outros aspectos a nova naked é mais moderna. Aliás, assim como a nova V-Strom. Ambas têm mais eletrônica embarcada e painéis de instrumentos mais modernos, com tela de TFT colorida e cheia de funções.
Além disso, recursos como controle de tração, acelerador eletrônico, assistente para baixas rotações, easy start, quickshifter bidirecional, modos de pilotagem, ABS desligável e embreagem assistida e deslizante também estão nas duas motos - alguns em só uma delas, outros opcionais.
Os preços das motos no Brasil obviamente ainda não existem, mas apostamos em valores proporcionais aos dos modelos atuais. Assim como os concessionários Suzuki no Brasil, já aguardamos ansiosamente as duas novidades!