A chegada do T-Cross pode decretar a aposentadoria de outros modelos da Volkswagen aqui no Brasil, além da Golf Variant. De acordo com fontes ligadas à marca, o foco da Volks em seu novo utilitário esportivo compacto deve encerrar as vendas das versões Comfortline 1.0 TSI e Highline 1.4 TSI do Golf, restando apenas a topo de linha GTI com seu motor 2.0 TSI de 230 cv de potência.
Os motivos são dois basicamente: as vendas pouco empolgantes do hatch e o fato de os principais esforços da Volks estarem na produção do T-Cross – tanto Golf 1.0 TSI e 1.4 TSI quanto o GTI são feitos na fábrica da marca alemã em São José dos Pinhais, no Paraná, local de onde também saem as unidades do utilitário esportivo compacto da Volkswagen.
Em 2018 foram emplacados 3.070 unidades de Golf, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Entre os hatches médios, o modelo que mais emplacou foi o Chevrolet Cruze Sport6: 5.535 unidades. O Ford Focus ficou em terceiro, com 2.933 emplacamentos.
Procurada pelo WM1, a Volkswagen informou que não há planos de encerrar as vendas das duas configurações do Golf no Brasil. “O Golf é um modelo importante em nosso portfólio e inclusive já anunciamos, no Salão do Automóvel 2018, o início de comercialização do Golf GTE no Brasil a partir de 2019”, diz o e-mail encaminhado à redação do WM1 pela equipe de comunicação da Volks.
Colaborou André Deliberato