O Volkswagen T-Cross obteve a nota máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25/9) pelo instituto que avalia a segurança dos automóveis comercializados na América Latina.
Nos testes do Latin NCAP, a estrutura do SUV da Volkswagen foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas. Com seis airbags de série em todas as versões, os sistemas de segurança ativa do T-Cross ofereceram proteção considerada "boa" para a cabeça e pescoço do motorista e do passageiro.
Mesma nota dada pelo Latin NCAP para a proteção ao tórax do passageiro e dos joelhos do motorista e do passageiro. As menores notas foram na proteção ao efeito chicote em impacto traseiro e na proteção ao tórax no impacto lateral contra poste. Mesmo assim, o resultado foi considerado "marginal". Ou seja: ainda dentro do aceitável.
O Latin NCAP também citou o desempenho do sistema de frenagem autônoma de emergência - que equipa o T-Cross 2025 desde a versão 200 TSI - como um fator que contribuiu para o resultado positivo do modelo.
Além do resultado positivo nos testes do Latin NCAP, a Volkswagen tem outro motivo para comemorar com o T-Cross.
O SUV compacto é atualmente o modelo mais emplacado da sua categoria no mercado brasileiro. Entre janeiro e agosto, foram 46.821 emplacamentos, ante as 43.774 unidades do vice-líder e concorrente direto Hyundai Creta.
Na mesma bateria de testes do T-Cross, o Latin NCAP avaliou o desempenho do Chevrolet Groove, um SUV compacto chinês menor que o Chevrolet Tracker e vendido em alguns mercados latinos.
Diferentemente do T-Cross, o SUV feito pela joint venture SAIC-GM zerou no teste, com uma carroceria considerada instável. Pesaram contra o modelo a ausência dos airbags de cortina e também de um pacote ADAS.