Faróis interligados luminosamente: nova tendência?

Já reparou que muitos dos mais recentes lançamentos passaram a oferecer faróis ou lanternas interligados luminosamente?

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Faróis interligados luminosamente: nova tendência?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Vira e mexe o WM1 levanta discussões sobre tendências automotivas. Mais recentemente, lembramos das maçanetas embutidas. Hoje, vamos falar sobre faróis e lanternas interligados luminosamente.

Reparou que muitos, mas muitos dos mais recentes lançamentos usam esse recurso - mesmo no caso de carros que não faziam isso antes?

Para citar alguns exemplos, lembramos de Honda HR-V (não tinha e agora tem, na traseira); quase todos os modelos da Porsche (na traseira); Volkswagen Taos (na frente), novo Audi Q8 e-tron e vários carros da Lexus (nas lanternas), além de novos players como os BYD Song, Han e Tan.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Faróis unidos: veio para ficar

Conversamos informalmente nas últimas semanas com alguns designers automotivos para entender se essa moda é passageira ou se veio para ficar.

A resposta foi unânime: a tecnologia, quando positiva, é algo que chega para ficar e ser cada vez mais aplicada.

O Honda HR-V ganhou, nesta nova geração, o recurso de lanternas em LED e interligadas
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

E essa visão não é só em relação ao design, mas também na parte de engenharia e de segurança.

"Se você tem um farol ou uma lanterna mais forte ou ampla do que o habitual, que faz com que seu carro possa ser visto mais de longe ou muito antes, isso com certeza pode prevenir acidentes", revelou um dos designers - que preferiu ocultar seu nome, já que a fabricante para qual trabalha - ainda - não usa tal tecnologia.

Pode notar: de alguns anos para cá, uma série de carros passou a usar faróis ou lanternas interligados, que são em LED quase que em 100% dos carros - ou até a laser, dependendo da marca.

Isso significa que o filete completo de LED na parte frontal ou na traseira, em muitos casos, não está ali só para decoração, mas também para ajudar o motorista justamente pelo amplo espectro que pode atingir cada vez mais.

O Audi Q8 e-tron, revelado nas últimas semanas, tem LEDs na frente e atrás - unindo faróis e lanternas
Crédito: André Deliberato/Webmotors
toggle button

Na opinião dos entrevistados, é possível - para não dizer provável - que, nos próximos anos, o recurso seja ainda mais explorado, incluindo a possibilidade de que faróis e lanternas se estendam até as caixas de rodas ou mesmo para as laterais dos automóveis.

"É uma tecnologia que fica mais barata e mais permissiva a cada ano. Podemos esperar por mais, pois quanto mais o carro for visto, maior é a segurança. E mais bonito vai ficar", concluem.

E vale lembrar que lá atrás, nos anos 1990, alguns automóveis já exibiam lanternas interligadas. Mas, naquele tempo, as lentes eram apenas reflexivas, e não tinham lâmpadas. No universo automotivo, algumas modas surgem, somem e depois voltam - felizmente aprimoradas!

Comentários
Wid badge