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Faróis interligados luminosamente: nova tendência?

Já reparou que muitos dos mais recentes lançamentos passaram a oferecer faróis ou lanternas interligados luminosamente?

por André Deliberato

Vira e mexe o WM1 levanta discussões sobre tendências automotivas. Mais recentemente, lembramos das maçanetas embutidas. Hoje, vamos falar sobre faróis e lanternas interligados luminosamente.
Reparou que muitos, mas muitos dos mais recentes lançamentos usam esse recurso - mesmo no caso de carros que não faziam isso antes?
Para citar alguns exemplos, lembramos de Honda HR-V (não tinha e agora tem, na traseira); quase todos os modelos da Porsche (na traseira); Volkswagen Taos (na frente), novo Audi Q8 e-tron e vários carros da Lexus (nas lanternas), além de novos players como os BYD Song, Han e Tan.
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Faróis unidos: veio para ficar

Conversamos informalmente nas últimas semanas com alguns designers automotivos para entender se essa moda é passageira ou se veio para ficar.
A resposta foi unânime: a tecnologia, quando positiva, é algo que chega para ficar e ser cada vez mais aplicada.

E essa visão não é só em relação ao design, mas também na parte de engenharia e de segurança.
"Se você tem um farol ou uma lanterna mais forte ou ampla do que o habitual, que faz com que seu carro possa ser visto mais de longe ou muito antes, isso com certeza pode prevenir acidentes", revelou um dos designers - que preferiu ocultar seu nome, já que a fabricante para qual trabalha - ainda - não usa tal tecnologia.
Pode notar: de alguns anos para cá, uma série de carros passou a usar faróis ou lanternas interligados, que são em LED quase que em 100% dos carros - ou até a laser, dependendo da marca.
Isso significa que o filete completo de LED na parte frontal ou na traseira, em muitos casos, não está ali só para decoração, mas também para ajudar o motorista justamente pelo amplo espectro que pode atingir cada vez mais.

Na opinião dos entrevistados, é possível - para não dizer provável - que, nos próximos anos, o recurso seja ainda mais explorado, incluindo a possibilidade de que faróis e lanternas se estendam até as caixas de rodas ou mesmo para as laterais dos automóveis.
"É uma tecnologia que fica mais barata e mais permissiva a cada ano. Podemos esperar por mais, pois quanto mais o carro for visto, maior é a segurança. E mais bonito vai ficar", concluem.
E vale lembrar que lá atrás, nos anos 1990, alguns automóveis já exibiam lanternas interligadas. Mas, naquele tempo, as lentes eram apenas reflexivas, e não tinham lâmpadas. No universo automotivo, algumas modas surgem, somem e depois voltam - felizmente aprimoradas!

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