Se há uma categoria que está caindo no gosto do fã brasileiro de automobilismo em 2022, é a TCR South America. Além da ampla presença de compatriotas no grid e de disputas empolgantes nas pistas, o certame tem carros de nada menos que sete fabricantes!
Para se ter uma ideia do que isso significa, o Mundial da modalidade, o World Touring Car Cup (WTCC), teve, até o momento, apenas cinco marcas diferentes nesta temporada.
E em meio a tantos aspectos positivos, nesta matéria do WM1 vamos conhecer um pouco mais sobre os carros do campeonato sul-americano.
Antes de conferir as máquinas, é preciso entender o que é um TCR Touring Car (em português, "TCR Carro de Turismo").
Para se enquadrar nessa categoria, há um regulamento mundial que determina que os carros de passeio precisam, primordialmente, ter tração dianteira e quatro ou cinco portas. O motor é turbocomprimido, limitado a 2.000 cm³, a gasolina ou a diesel, com potência máxima na casa dos 350 cv.
Em termos de transmissão, os touring cars apresentam duas possibilidades de configuração. A primeira é um câmbio sequencial de seis velocidades, padronizado pela própria TCR International Series. Já a segunda é o famoso câmbio sequencial (com paddle shifters), desde que original da montadora.
Vale ressaltar que a escolha do câmbio interfere diretamente no peso mínimo dos carros. Aqueles com câmbio oriundo de fábrica devem ter um peso mínimo de 1.250 quilos já com o piloto a bordo, ou 35 quilos a menos que os bólidos com o câmbio de corrida.
Os freios também têm configuração diferenciada. Na dianteira é possível ter até seis pinças e um disco de freio de 380 mm, e na traseira são duas pinças – sendo permitido o ABS original de fábrica.
As suspensões também seguem essa linha. Se na traseira o componente é oriundo do design original do carro de rua, com alguns reforços para os desafios da competição, na dianteira seguem o layout de produção, porém com design livre – assim como acontece com a aerodinâmica e outras peças dos carros.
Até o momento, já foram realizadas cinco das 14 etapas da temporada 2022 da categoria: duas em Mogi Guaçu (SP), uma em Interlagos, na capital paulista, e outras duas em Goiânia (GO). Nada menos que 26 carros alinharam no grid dessas corridas, de um total de oito modelos. São eles:
• Alfa Romeo Giulietta TCR;
• Audi RS3 LMS TCR;
• Cupra León Competición TCR;
• Honda Civic Type R TCR (modelos FK7/FK8 e FK2);
• Hyundai Elantra N TCR;
• Lynk & Co 03 TCR;
• Peugeot 308.
A Alfa Romeo tem dois modelos Giulietta regulamentados para competições de touring cars: o RF e o Veloce, sendo o último usado na TCR South America, mais precisamente pela equipe KMW Motorsports with PropCar.
O Giulietta Veloce é equipado com um dos motores mais compactos da categoria: o Fiat 1750 TBi turbocomprimido de 1.7 litro, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas. No entanto, a capacidade cúbica mais modesta não o impede de ser um dos propulsores mais potentes do certame, com potência na casa dos 345 cv a 6.800 rpm.
A título de comparação, o mesmo motor em um Veloce de rua, de 2017, entrega “apenas” 240 cv - ou seja, 105 cv a menos que seu irmão das pistas.
O preço do Giulietta Veloce TCR é estimado em 128 mil euros (R$ 666,1 mil reais).
Em 2021, o bólido da fabricante alemã fez bonito nas pistas da TCR South America, conquistando dois vice-campeonatos: o de pilotos, com Rodrigo Baptista, e o de equipes, com a Cobra Racing.
O RS3 tem um propulsor Volkswagen EA888 2.0 R4 TSI I4 turbo 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, com potência máxima de 345 cv a 6.200 rpm. São nada menos que 31 cv a mais que o motor 2.0 TFSI da versão de passeio do sedã. Contudo, a adaptação mais marcante no RS3 de corrida é a tração dianteira, uma vez que o modelo de rua é originalmente um "all-wheel-drive" (tem tração integral).
De seu irmão mais comportado, o RS3 LMS TCR herdou o câmbio com paddle shifters DSG de seis velocidades.
O preço do RS3 LMS TCR não está divulgado - aparentemente não há mais unidades à venda.
Único estreante da temporada 2022 da TCR South America, o León Competición TCR chegou à categoria fazendo muito “barulho”. Das cinco corridas deste ano, o modelo usado pela equipe W2 ProGP conquistou a vitória em nada menos que três: uma com Raphael Reis, na primeira etapa em Mogi Guaçu (SP), e duas com Alceu Feldmann, em Goiânia (GO).
Assim, como o Audi RS3 LMS TCR, o carro da Cupra é equipado com o motor Volkswagen EA888 2.0 R4 TSI I4 turbo 2.0.
O modelo custa 129 mil euros (R$ 674,2 mil).
Esse foi o modelo de maior sucesso na temporada passada do TCR South America. Além do título de equipes, com a brasileira W2 ProGP, faturou o campeonato de pilotos, com o espanhol Pepe Oriola.
O carro é equipado com um motor Honda K20C1 i-VTEC DOHC turbo 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, que rende uma potência máxima de 345 cv a 6.200 rpm. São 35 cv a mais que no propulsor de sua versão de passeio.
Por conta de sua performance, o Type R leva 20 quilos de lastro em corridas “standard” e 10 quilos em corridas de endurance.
Vale destacar que, nesta temporada, uma versão anterior do FK7/FK8, a FK2, foi usada pelo argentino Javier Manta na etapa de Interlagos. O modelo tem a mesma motorização do seu sucessor, mas oriunda do Civic FB.
O valor do FK7/FK8 está na casa dos 135 mil euros (R$ 702,5 mil).
Lançado no ano passado, o Elantra N TCR nasceu com uma difícil missão: substituir o bem-sucedido Hyundai i30 N TCR, recordista de vitórias na história do World Touring Car Cup (WTCC). Na temporada de estreia, obteve duas vitórias em 14 provas.
Aqui, na TCR South America, o carro esteve presente em apenas quatro corridas no ano passado. E o melhor resultado foi um segundo lugar, com a dupla formada por Sérgio Jimenez e Beto Monteiro, em Curitiba.
O Elantra vem com um motor Hyundai Theta II G4KD de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, com uma potência máxima estimada em 355 cv a 6.600 rpm. Para se ter uma ideia, o Theta II K4KD do Elantra de passeio mais potente entrega “apenas” 280 cv a 6.000 rpm.
Outras características marcantes do Elantra N TCR são as suas amplas dimensões. É o carro com segundo maior comprimento (4,71 metros) e o maior entre-eixos (2,75 metros) da TCR South America.
O valor do bólido é de 130.250 euros (R$ 680,8 mil).
Entre os oito modelos da TCR sul-americana, esse é provavelmente o menos conhecido – até mesmo entre os fãs da competição. Mas já obteve bons resultados nas pistas desde seu début, em 2019. O modelo é o atual bicampeão de pilotos do WTCC, com o francês Yann Ehrlacher, e tricampeão de equipes, com a Cyan Racing.
Aliás, na temporada passada do TCR South America, o Lynk & Co 03 TCR venceu cinco de 14 corridas, e foi o quarto colocado na classificação de equipes, com a argentina PMO Motorsport.
O carro da subsidiária da chinesa Geely Motors tem motor Volvo JLH-4G20TD 2.0 turbocomprimido, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas. A potência máxima é de 355 cv, ou 93 cv a mais que a versão 2.0 do Lynk & Co 03 de passeio, a 6.500 rpm. Já a transmissão é a Xtrac sequencial de seis velocidades.
O 03 TCR é o modelo mais comprido da competição, com 4,74 metros, e o que leva mais lastro: 50 quilos em provas “standard” e 25 quilos em etapas de endurance. Logo, se torna o mais pesado da categoria, com 1.315 quilos.
O valor desse modelo é estimado em 130 mil euros (R$ 679,5 mil).
O modelo da marca do leão estreou na TCR South America apenas na penúltima rodada dupla de 2021. Contudo, neste ano, a sua participação saltou de um para até quatro carros por corrida, todos da equipe argentina PMO Racing.
O 308 TCR é equipado com um dos menores motores da categoria: o turbo PSA Prince EP6FDTR THP, de apenas 1.6 litro, cuja potência máxima é de 345 cv.
Por outro lado, o propulsor precisa empurrar um carro mais leve que um Audi RS3, por exemplo: 1.215 quilos em provas tradicionais e 1.205 quilos em provas de endurance, respectivamente 35 quilos e 45 quilos a menos que o adversário da fábrica alemã.
Vale destacar que o 308 TCR é um dos modelos com maior diferença de potência em relação a seus irmãos “de passeio”. Para se ter uma ideia, o motor do Peugeot 308 2.0 HDi FAP, de 2016, entrega no máximo 150 cv.
O preço do 308 TCR é de 109 mil euros (R$ 569,5 mil).