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TCR South America: conheça os carros da categoria

Lançado em 2021, campeonato bota em disputa na pista os modelos de sete montadoras diferentes. Confira seus detalhes

por Rafael Ligeiro

Se há uma categoria que está caindo no gosto do fã brasileiro de automobilismo em 2022, é a TCR South America. Além da ampla presença de compatriotas no grid e de disputas empolgantes nas pistas, o certame tem carros de nada menos que sete fabricantes!
Para se ter uma ideia do que isso significa, o Mundial da modalidade, o World Touring Car Cup (WTCC), teve, até o momento, apenas cinco marcas diferentes nesta temporada.
E em meio a tantos aspectos positivos, nesta matéria do WM1 vamos conhecer um pouco mais sobre os carros do campeonato sul-americano.

Mas, afinal, o que é um TCR Touring Car?

Antes de conferir as máquinas, é preciso entender o que é um TCR Touring Car (em português, "TCR Carro de Turismo").
Para se enquadrar nessa categoria, há um regulamento mundial que determina que os carros de passeio precisam, primordialmente, ter tração dianteira e quatro ou cinco portas. O motor é turbocomprimido, limitado a 2.000 cm³, a gasolina ou a diesel, com potência máxima na casa dos 350 cv.

Em termos de transmissão, os touring cars apresentam duas possibilidades de configuração. A primeira é um câmbio sequencial de seis velocidades, padronizado pela própria TCR International Series. Já a segunda é o famoso câmbio sequencial (com paddle shifters), desde que original da montadora.
Vale ressaltar que a escolha do câmbio interfere diretamente no peso mínimo dos carros. Aqueles com câmbio oriundo de fábrica devem ter um peso mínimo de 1.250 quilos já com o piloto a bordo, ou 35 quilos a menos que os bólidos com o câmbio de corrida.

Os freios também têm configuração diferenciada. Na dianteira é possível ter até seis pinças e um disco de freio de 380 mm, e na traseira são duas pinças – sendo permitido o ABS original de fábrica.
As suspensões também seguem essa linha. Se na traseira o componente é oriundo do design original do carro de rua, com alguns reforços para os desafios da competição, na dianteira seguem o layout de produção, porém com design livre – assim como acontece com a aerodinâmica e outras peças dos carros.

Quais são os carros da TCR South America?

Até o momento, já foram realizadas cinco das 14 etapas da temporada 2022 da categoria: duas em Mogi Guaçu (SP), uma em Interlagos, na capital paulista, e outras duas em Goiânia (GO). Nada menos que 26 carros alinharam no grid dessas corridas, de um total de oito modelos. São eles:
• Alfa Romeo Giulietta TCR; • Audi RS3 LMS TCR; • Cupra León Competición TCR; • Honda Civic Type R TCR (modelos FK7/FK8 e FK2); • Hyundai Elantra N TCR; • Lynk & Co 03 TCR; • Peugeot 308.

Alfa Romeo Giulietta Veloce TCR

A Alfa Romeo tem dois modelos Giulietta regulamentados para competições de touring cars: o RF e o Veloce, sendo o último usado na TCR South America, mais precisamente pela equipe KMW Motorsports with PropCar.
O Giulietta Veloce é equipado com um dos motores mais compactos da categoria: o Fiat 1750 TBi turbocomprimido de 1.7 litro, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas. No entanto, a capacidade cúbica mais modesta não o impede de ser um dos propulsores mais potentes do certame, com potência na casa dos 345 cv a 6.800 rpm.
A título de comparação, o mesmo motor em um Veloce de rua, de 2017, entrega “apenas” 240 cv - ou seja, 105 cv a menos que seu irmão das pistas.
O preço do Giulietta Veloce TCR é estimado em 128 mil euros (R$ 666,1 mil reais).

Audi RS3 LMS TCR

Em 2021, o bólido da fabricante alemã fez bonito nas pistas da TCR South America, conquistando dois vice-campeonatos: o de pilotos, com Rodrigo Baptista, e o de equipes, com a Cobra Racing.
O RS3 tem um propulsor Volkswagen EA888 2.0 R4 TSI I4 turbo 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, com potência máxima de 345 cv a 6.200 rpm. São nada menos que 31 cv a mais que o motor 2.0 TFSI da versão de passeio do sedã. Contudo, a adaptação mais marcante no RS3 de corrida é a tração dianteira, uma vez que o modelo de rua é originalmente um "all-wheel-drive" (tem tração integral).
De seu irmão mais comportado, o RS3 LMS TCR herdou o câmbio com paddle shifters DSG de seis velocidades.
O preço do RS3 LMS TCR não está divulgado - aparentemente não há mais unidades à venda.

Cupra León Competición TCR

Único estreante da temporada 2022 da TCR South America, o León Competición TCR chegou à categoria fazendo muito “barulho”. Das cinco corridas deste ano, o modelo usado pela equipe W2 ProGP conquistou a vitória em nada menos que três: uma com Raphael Reis, na primeira etapa em Mogi Guaçu (SP), e duas com Alceu Feldmann, em Goiânia (GO).
Assim, como o Audi RS3 LMS TCR, o carro da Cupra é equipado com o motor Volkswagen EA888 2.0 R4 TSI I4 turbo 2.0.
O modelo custa 129 mil euros (R$ 674,2 mil).

Honda Civic Type R FK7/FK8 TCR

Esse foi o modelo de maior sucesso na temporada passada do TCR South America. Além do título de equipes, com a brasileira W2 ProGP, faturou o campeonato de pilotos, com o espanhol Pepe Oriola.
O carro é equipado com um motor Honda K20C1 i-VTEC DOHC turbo 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, que rende uma potência máxima de 345 cv a 6.200 rpm. São 35 cv a mais que no propulsor de sua versão de passeio.
Por conta de sua performance, o Type R leva 20 quilos de lastro em corridas “standard” e 10 quilos em corridas de endurance.
Vale destacar que, nesta temporada, uma versão anterior do FK7/FK8, a FK2, foi usada pelo argentino Javier Manta na etapa de Interlagos. O modelo tem a mesma motorização do seu sucessor, mas oriunda do Civic FB.
O valor do FK7/FK8 está na casa dos 135 mil euros (R$ 702,5 mil).

Hyundai Elantra N TCR

Lançado no ano passado, o Elantra N TCR nasceu com uma difícil missão: substituir o bem-sucedido Hyundai i30 N TCR, recordista de vitórias na história do World Touring Car Cup (WTCC). Na temporada de estreia, obteve duas vitórias em 14 provas.
Aqui, na TCR South America, o carro esteve presente em apenas quatro corridas no ano passado. E o melhor resultado foi um segundo lugar, com a dupla formada por Sérgio Jimenez e Beto Monteiro, em Curitiba.
O Elantra vem com um motor Hyundai Theta II G4KD de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, com uma potência máxima estimada em 355 cv a 6.600 rpm. Para se ter uma ideia, o Theta II K4KD do Elantra de passeio mais potente entrega “apenas” 280 cv a 6.000 rpm.
Outras características marcantes do Elantra N TCR são as suas amplas dimensões. É o carro com segundo maior comprimento (4,71 metros) e o maior entre-eixos (2,75 metros) da TCR South America.
O valor do bólido é de 130.250 euros (R$ 680,8 mil).

Lynk & Co 03 TCR

Entre os oito modelos da TCR sul-americana, esse é provavelmente o menos conhecido – até mesmo entre os fãs da competição. Mas já obteve bons resultados nas pistas desde seu début, em 2019. O modelo é o atual bicampeão de pilotos do WTCC, com o francês Yann Ehrlacher, e tricampeão de equipes, com a Cyan Racing.
Aliás, na temporada passada do TCR South America, o Lynk & Co 03 TCR venceu cinco de 14 corridas, e foi o quarto colocado na classificação de equipes, com a argentina PMO Motorsport.
O carro da subsidiária da chinesa Geely Motors tem motor Volvo JLH-4G20TD 2.0 turbocomprimido, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas. A potência máxima é de 355 cv, ou 93 cv a mais que a versão 2.0 do Lynk & Co 03 de passeio, a 6.500 rpm. Já a transmissão é a Xtrac sequencial de seis velocidades.
O 03 TCR é o modelo mais comprido da competição, com 4,74 metros, e o que leva mais lastro: 50 quilos em provas “standard” e 25 quilos em etapas de endurance. Logo, se torna o mais pesado da categoria, com 1.315 quilos.
O valor desse modelo é estimado em 130 mil euros (R$ 679,5 mil).

Peugeot 308 TCR

O modelo da marca do leão estreou na TCR South America apenas na penúltima rodada dupla de 2021. Contudo, neste ano, a sua participação saltou de um para até quatro carros por corrida, todos da equipe argentina PMO Racing.
O 308 TCR é equipado com um dos menores motores da categoria: o turbo PSA Prince EP6FDTR THP, de apenas 1.6 litro, cuja potência máxima é de 345 cv.
Por outro lado, o propulsor precisa empurrar um carro mais leve que um Audi RS3, por exemplo: 1.215 quilos em provas tradicionais e 1.205 quilos em provas de endurance, respectivamente 35 quilos e 45 quilos a menos que o adversário da fábrica alemã.
Vale destacar que o 308 TCR é um dos modelos com maior diferença de potência em relação a seus irmãos “de passeio”. Para se ter uma ideia, o motor do Peugeot 308 2.0 HDi FAP, de 2016, entrega no máximo 150 cv.
O preço do 308 TCR é de 109 mil euros (R$ 569,5 mil).

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