Tecnologias semiautônomas dos carros brasileiros

Recursos geram condução mais segura e confortável, e são incorporados com cada vez mais frequência aos novos lançamentos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tecnologias semiautônomas dos carros brasileiros
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Recentemente circulou nas redes sociais um vídeo um tanto quanto curioso. Trata-se de um carro 100% autônomo de uma empresa de viagens por aplicativo nos EUA, que ao ser abordado pela polícia, avançou um cruzamento, e após a ação, parou novamente.

tecnologia semiautônoma
Carro autônomo da Cruise foi abordado por policial nos EUA, e pareceu fugir
Crédito: Divulgação
toggle button

A situação considerada cômica para quem presenciou a cena nada mais era do que um dos recursos de segurança do próprio veículo, que ao detectar a presença policial, procurou um local mais seguro para estacionar e ser avaliado pelo agente de trânsito.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No entanto, o exemplo citado já comprova que carros sem a necessidade de interferência humana já deixaram coisa de filme de ficção científica. Pelo contrário, são realidade e fazem parte do cotidiano de algumas pessoas.

A empresa do veículo autônomo em questão é a Cruise, que atua na cidade de San Francisco, na Califórnia, e oferece serviços de viagem por aplicativo.

Por aqui, a história ainda é um pouco diferente. Os modelos que não necessitam de ação humana ainda não fazem parte do cotidiano brasileiro. Porém, muitas tecnologias semiautônomas estão presentes nos carros atuais e são uma verdadeira ajuda no dia a dia.

Tecnologias semiautônomas dos carros brasileiros

Enquanto os carros autônomos não chegam por aqui, algumas tecnologias semiautônomas já disponíveis nos carros são de grande ajuda ao condutor.

Alerta de ponto cego

A primeira das tecnologias semiautônomas da nossa lista é o alerta de ponto cego. Através de sensores posicionados ao redor do veículo, o motorista é informado se há a presença de outro carro ou objeto que possa colidir com o veículo no momento de uma troca de faixa, ou qualquer outra manobra.

Alerta de ponto cego está presente em muitos carros brasileiros
Crédito: Divulgação
toggle button

Assistente de permanência em faixa

Outro bom recurso já disponível em carros vendidos no Brasil é o assistente de permanência em faixa. A tecnologia é mais usada em rodovias ou vias expressas, onde a possibilidade de o carro desviar da faixa em que está é maior. Caso isso aconteça, a tecnologia é capaz de ajustar a condução para que o veículo volte para a trajetória correta.

Piloto automático adaptativo

O piloto automático adaptativo também é um item que pode ajudar no trânsito. Com a tecnologia, o motorista pode selecionar a velocidade desejada e o veículo, por conta própria, irá mantê-la, além de controlar a distância com o carro da frente, sem a necessidade que o condutor freie ou acelere.

Frenagem automática de emergência

Essa é uma das tecnologias que você quer ter, mas prefere não ter que usar. Em uma possível colisão, caso o veículo perceba que não haverá ação do motorista para evitar o impacto, o carro por conta própria irá frear. A velocidade para que o mecanismo entre em ação é alterada de acordo com o veículo.

Assistente de estacionamento

Por fim, essa aqui foi pensada para facilitar a vida do motorista nos momentos de estacionar o carro em vagas apertadas ou em casos da temida baliza. Carros com esse recurso são capazes de identificar a vaga e realizar as manobras para concluir o estacionamento de forma autônoma.

 Assistente de estacionamento é outro recurso bastante procurado: carro manobra sozinho
3
Legenda: Assistente de estacionamento é outro recurso bastante procurado: carro manobra sozinho
Crédito: Divulgação
toggle button

Novas tecnologias em desenvolvimento

Dessa forma, é possível concluir que a automação veicular completa será realidade em um futuro não tão distante. Para isso, empresas investem no desenvolvimento de novas tecnologias capazes de popularizar e aumentar a autonomia dos veículos.

No início desse mês, por exemplo, a Wipro Limited, empresa global de tecnologia da informação, consultoria e serviços de processos de negócios, anunciou o lançamento da plataforma Cloud Car.

Trata-se de ecossistema em nuvem pioneiro na indústria automotiva, voltado a fornecer às montadoras uma solução de software integrada e nativa em cloud, equipada com um sistema de segurança de ponta a ponta que irá ajudá-las a desenvolver veículos definidos por software (SDVs) mais rapidamente e a um custo menor, o que fará com que esses carros sejam digitalmente relevantes por anos.

“Nosso objetivo é possibilitar que os fabricantes de automóveis desenvolvam veículos que melhorem a cada dia, gerando um melhor retorno sobre os investimentos para a indústria e próximas gerações de proprietários de veículos”, disse o CTO de Serviços de Engenharia e P&D da Wipro Limited, Thomas Mueller.

A plataforma Cloud Car da Wipro irá desacoplar software e hardware anteriormente integrados, e permitirá que os fabricantes validem e atualizem o software em uma escala digital incomparável.

“Esses carros irão se conectar em tempo real com o mundo ao seu redor por meio de inteligência artificial para coletar dados constantemente, fornecer informações e, eventualmente, tomar decisões autônomas. Desbloquear o verdadeiro potencial dos SDVs exigirá movê-los para a nuvem. Estamos avançando rapidamente para esse futuro, disponibilizando o ecossistema Cloud Car para todas as empresas automotivas do mundo hoje.”

Volvo quer eliminar colisões

A Volvo também é uma das marcas pioneiras no quesito de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a autonomia veicular.

Para sua próxima geração de carros, a Volvo Cars busca agora processar dados dos veículos dos clientes em tempo real.

De acordo com a marca, o uso de dados em tempo real faz parte da visão de longo prazo da Volvo Cars para um futuro em que as colisões simplesmente não aconteçam, quando os carros serão equipados com alguns dos melhores e mais avançados sensores disponíveis, o que irá melhorar continuamente a segurança e os sistemas de direção autônoma.

Volvo planeja usar dados em tempo real para aprimorar tecnologia e segurança veicular
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge