A Tesla afirmou, por meio de seu dono, Elon Musk, que seu caminhão elétrico poderá ter 1.000 km de autonomia. Em 2017, a empresa revelou que o alcance do modelo, que já pode ser reservado no site da marca, giraria entre 500 km e 800 km. No entanto, a nova célula da companhia seria capaz de melhorar esse número, segundo Musk, "com facilidade".
A célula 4.680 tem 46 mm de diâmetro e 80 mm de altura. Segundo a Tesla, ela oferece cinco vezes mais capacidade energética e 16% a mais de alcance aos veículos. A célula é dotada de um programa de gerenciamento térmico e conta com uma redução de cerca de 14% no custo de kWh.
A Tesla avalia usar as células 4680 e a bateria estrutural no Semi. Com isso, a melhoria de 25% na autonomia do caminhão (de 800 km para 1000 km) seria, de fato, viável. A produção em grande escala da 4680, porém, não deve começar antes de 2022.
Por ora, o caminhão da Tesla ainda tem sua autonomia mantida. Com alcance de 500 km, o Semi tem preço sugerido de 150 mil dólares (o equivalente a R$ 789 mil em conversão direta). Já com 800 km, o pesado passa a ser vendido por 180 mil dólares (R$ 946,8 mil). Ele pode ser reservado por clientes de Estados Unidos, Canadá, Noruega, Países Baixos e Reino Unido.
Detratores dos caminhões elétricos usualmente dizem que veículo feito especificamente para o transporte de cargas não pode ter capacidade reduzida por conta da bateria. Muitos também lembram que o tempo de recarga elevado pesa no bolso de quem tem esse tipo de produto na frota. Além disso, um carregamento rápido poderia comprometer a vida útil das baterias.
Bill Gates, por exemplo, é um dos críticos dos caminhões elétricos. Ao expor suas preocupações sobre o meio de transporte, incitou resposta nada amigável de Elon Musk. Via Twitter, o dono da Tesla disse que o cofundador da Microsoft não entende "absolutamente nada" de veículos deste tipo.
Vale lembrar que, recentemente, Musk ultrapassou Gates no ranking de pessoas mais ricas do mundo. Com a valorização das ações da Tesla no fim do último mês, a fortuna do magnata chegou aos 128 bilhões de dólares. Quem encabeça a lista dos mais abastados do planeta é Jeff Bezos. Estima-se que fundador da Amazon tenha nos cofres 182 bilhões de dólares.