A Tesla vai revelar nesta quinta-feira (16) o protótipo do primeiro veículo de carga da marca californiana de carros elétricos e, depois de divulgar dois teasers em foto do modelo, agora a companhia colocou nas redes sociais um vídeo do caminhão semirreboque em movimento.
Em seu post no Instagram, Elon Musk, o chefão da Tesla, fez graça dizendo que a novidade é capaz de se transformar em um robô, combater alienígenas e até fazer um cafezinho, fazendo, nos dois primeiros itens, uma alusão aos veículos da franquia "Transformers".
Obviamente, o caminhão elétrico da Tesla não vai fazer nada disso, mas, como os carros de passeio da empresa, será equipado com tecnologias de condução semiautônoma - rumores especulam que o veículo terá um "modo comboio", permitindo rodar automaticamente em fila, seguindo um caminhão "líder" em rodovias. Mas nada disso ainda é oficial.
De acordo com os analistas Toni Sacconaghi e David Vernon, da consultoria Bernstein, o caminhão será lançado comercialmente em 2019 e terá uma autonomia entre 300 e 450 milhas (de 483 a 724 km), acima das 300 milhas máximas que têm sido especuladas - o próprio Musk afirmou no Twitter que as especificações reais do veículo "são melhores do que qualquer coisa que foi reportada até agora".
Pelas imagens do vídeo, o que dá para adiantar é que o caminhão terá uma carroceria e compartimento de carga desenhados com ênfase na aerodinâmica, com para-lamas ressaltados e para-brisa envolvente, que avança pelas laterais, bem como câmeras no lugar de retrovisores convencionais, posicionadas logo acima do habitáculo.
Recentemente, o caminhão foi fotografado sem disfarces em uma pista de pouso desativada nos arredores da sede da Tesla, na Califórnia (EUA).