A Tesla só tem motivos para comemorar. Depois de ter vendido 1,8 milhão de unidades em 2023 e de ter anunciado previsões ambiciosas para 2024, a marca superou todos os seus recordes e afirmou, nesta semana, que atingiu 7 milhões de unidades produzidas ao redor do mundo.
Para se ter uma ideia do tamanho desse crescimento, vale dizer: a marca atingiu seu primeiro "milhão" no começo de 2020, após 16 anos de operação, e o registro de quatro milhões de unidades veio só em março do ano passado. Em um ano e meio, a marca quase dobrou o volume.
A maior responsável pelo crescimento gigantesco da Tesla foi a fábrica de Xangai, na China, que hoje fornece justamente para o mercado de automóveis local. Lá são feitos os Tesla 3 e Y. Para se ter uma ideia, a taxa de produção atingiu o surpreendente número de um carro a cada 40 segundos!
O SUV Model Y foi o carro elétrico mais vendido do mundo no ano passado - e também o mais emplacado pela empresa -, com 1,22 milhão de unidades em 2023. Aumento de 64% em relação a 2022.
Isso posto, fica o registro: a marca deve registrar um aumento de mais de 17% nos lucros neste último semestre, com receita de US$ 2,2 bilhões (cerca de R$ 13 bi). Briga de gigantes com a BYD.
O primeiro em escala crescente oferecido atualmente pelo site oficial da Tesla é o Model 3, sedã médio com visual muito próximo ao do Model S, mas de tamanho diferente. Confira os dados:
Porte: sedã médio
Motor: dois motores elétricos, um em cada eixo, e tração integral. Aproximadamente 350 cv
Aceleração: zero a 100 km/h em 3,2 segundos
Velocidade máxima: 260 km/h
Autonomia: 515 quilômetros
Diferencial: tem câmeras 360º, 12 sensores ultrassônicos para detectar outros carros e o piloto automático adaptativo semi-autônomo da marca, chamado de Autopilot
Visual: é uma espécie de versão em menor escala do Model S, sedã grande que é bastante conhecido por ter sido o primeiro veículo lançado pela fabricante
O segundo modelo exposto no site da Tesla, em ordem de tamanho, é o Model Y. Lá fora, custa quase o mesmo que um Volkswagen Tiguan, mas seu tamanho é quase igual ao de um Fiat 500X. Vamos aos dados:
Porte: crossover/SUV compacto
Motor: motor elétrico com tração traseira ou dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. Aproximadamente 350 cv
Aceleração: zero a 100 km/h em 3,5 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Autonomia: 368 quilômetros na versão standard e 507 quilômetros na configuração com dois motores.
Diferencial: pode ter sete lugares (opcional) e também oferece o Autopilot
Visual: parece uma versão menor do Model X, mas sem as portas traseiras que se abrem ao estilo "asas de gaivotas"
O sedã S foi o primeiro veículo lançado pela Tesla, há doze anos (junho de 2012). Curiosamente, sua primeira apresentação aconteceu em março de 2009, três anos antes. Vamos às suas configurações:
Porte: sedã grande esportivo
Motor: dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. Aproximadamente 800 cv
Aceleração: zero a 100 km/h em 2,3 segundos
Velocidade máxima: 260 km/h
Autonomia: 424 quilômetros
Diferencial: além de ser um sedã extremamente espaçoso e familiar, também é considerado o modelo mais esportivo da empresa e um dos carros mais rápidos do mundo na arrancada de zero a 100 km/h
Visual: é um dos modelos mais tradicionais da Tesla e um dos mais fáceis de se reconhecer
O SUV Model X foi revelado oficialmente em 2012 e só começou a ser vendido em setembro de 2015. Curiosamente, é um dos mais desejados por clientes da marca e celebridades norte-americanas. Os dados:
Porte: SUV médio-grande
Motor: dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. Aproximadamente 800 cv
Aceleração: zero a 100 km/h em 4 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Autonomia: 488 quilômetros
Diferencial: opção de sete lugares, Autopilot e portas traseiras que se abrem ao estilo "asas-de-gaivota"
Visual: é uma espécie de SUV do Model S, mas com mais estilo devido à abertura diferenciada das portas e ao porte de utilitário
A picape Cybertruck é a mais nova febre entre os fãs da marca. Com estilo futurista e ao mesmo tempo "quadrado", ela tenta conquistar justamente pelo visual totalmente fora do padrão. Também foi o lançamento mais recente da empresa. Estes são os dados:
Porte: picape grande
Motor: dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. Aproximadamente 600 cv
Aceleração: zero a 100 km/h em 4,1 segundos
Velocidade máxima: 209 km/h
Autonomia: 511 quilômetros
Diferencial: Autopilot e o visual totalmente diferente do que estamos costumados a ver
Visual: é uma espécie carro do futuro que agrega tecnologia e linhas retilíneas
Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.
Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. Clique aqui e crie seu anúncio com desconto!