Se alguém me desse um tapinha no ombro em 2012 e dissesse: “Este hot hatch com câmbio automatizado de dupla embreagem rivaliza com o Golf GTI”, eu provavelmente iria ofende-lo por sua desonestidade. Hoje, porém, isso é exatamente o que você tem no novo Volkswagen Polo GTI. Um carro excepcionalmente rápido, divertido de dirigir, com interior refinado e uma tecnologia de ponta na sua categoria.
Entre no Volkswagen Polo GTI, aperte o botão da ignição, troque as marchas atrás do volante, pise fundo no acelerador e sorria como um idiota. Pare e repita: a vida é boa!
Ok. Talvez seja importante contar com um pouco de compaixão mecânica (deixe o óleo do motor esquentar), mas a sensação de você se conectar a este turbilhão agressivo de sofisticação é deliciosa.
Aceleração? Mais potente que o 1,8 litro da geração anterior graças a um maior e mais encorpado motor 2.0 Turbo a gasolina (quatro cilindros e injeção direta de combustível). A potência máxima de 200 cv (entre 4.400 e 6.000 rpm) e torque de 32,6 kgf.m (entre 1.450 e 4.400 rpm) dão ao carro uma melhor agilidade em baixas e médias rotações do que antes, com uma aceleração surpreendentemente rápida.
Velocidade máxima? Um impressionante 237 km/h, quando permitido, e embora o Volkswagen Polo GTI tenha uma aceleração de 0 a 100 km/h em rápidos 6,7 segundos (exatamente a mesma de seu antecessor), ele transmite uma sensação de ser mais rápido – além disso, há mais do que suficiente disposição para fritar os pneus dianteiros, se você é um aficionado por isso.
A resposta do acelerador é nítida e, seja ele trocando as marchas automaticamente ou usando as aletas atrás do volante, o ‘bólido’ com transmissão de seis marchas passa rapidamente pelas engrenagens e você dificilmente notará que o câmbio manual foi aposentado.
Agora, eu amo câmbios manuais. Mais do que adoro transmissões automáticas, por isso é lamentável que o layout com três pedais se foi. A caixa automática de seis velocidades, porém, é tão habilidosa em ambas as extremidades do espectro de velocidade que não me desanima.
O VW Polo GTI está 15 milímetros mais perto do chão do que o Polo ‘normal’, e também tem uma suspensão mais rígida, uma viga de torção traseira mais grossa, amortecedores ajustáveis (firmes ou muito firmes) e rodas de liga leve maiores de 17 polegadas – ou 18 polegadas como opcionais – ‘calçadas’ com pneus mais largos (215/45). Todos esses atributos conspiram para tornar este veículo fácil de usar em estradas apertadas e sinuosas.
Sendo justo, eu acho que este carro de alta performance poderia ser mais rápido ponto-a-ponto do que um Volkswagen Golf GTI. É tão firme nas curvas e tem tanto equilíbrio que você pode continuar acelerando sem medo de reações inesperadas. Ele gera muita aderência, tem excelente entrada de curva e fica pleno no contorno, com pouca inclinação da carroceria.
Basta girar o volante, tocar o acelerador e você estará extrapolando a velocidade de contorno, sorrindo de orelha a orelha. Ele muda de direção com entusiasmo, o que não é surpresa, dado seu peso relativamente leve (1.285 kg), e há bastante aderência gerada pela suspensão que até mesmo buracos medianos na estrada não atrapalham sua trajetória.
Os freios são fortes – um pouco sensíveis – e embora a direção não telegrafe tudo que as rodas dianteiras estão fazendo, é afiada e direta.
O conforto de condução, no entanto, é melhor descrito como médio, apenas. No modo normal, o amortecimento às vezes é muito rígido em pequenos solavancos e rachaduras, mas se comporta melhor com buracos maiores.
Em algumas estradas seriamente malconservadas e esburacadas, faz um bom trabalho, mas, a menos que você tenha uma faixa de rodagem suave como uma mesa de bilhar, o modo esportivo é quase desnecessário tamanha é sua rigidez.
Como o Volkswagen Golf GTI, o valente Polo GTI se adapta muito bem a velocidades normais, assim como um veículo dirigido diariamente, como também quando se está subindo rapidamente as colinas em Northern New South Sales, na Austrália, em uma terça-feira ensolarada. Eu acho que é improvável que o Polo GTI seja superado por qualquer um de seus rivais, como Ford Fiesta ST ou Suzuki Swift Sport. Ok, talvez o novo Fiesta ST provavelmente vai dobrar rápido na pista de corrida? Não sei. Veremos…
É um carro eficiente quando dirigido levemente, com uma classificação de consumo de combustível de 16,3 km/l (gasolina). Com um tanque de combustível de 40 litros, deve ter autonomia de aproximadamente 600 km, se conduzido com cuidado.
O Volkswagen Polo GTI é fácil de estacionar, com uma câmera de ré muito bem ajustas que o permite não colocar o pé no lugar errado. Os únicos problemas estão na falta de um de câmbio manual e o barulho projetado pelo escapamento. Ele até explode nas mudanças de marchas, mas eu estava esperando por lago mais intenso.
Baseado na mesma plataforma MQB que o muito elogiado Volkswagen Golf, o novo Polo e a versão GTI agora são maiores, mais bem equipadas e mais inteligentes.
Assim como o Volkswagen Polo ‘normal’, a variante GTI oferece bom banco dianteiro, com apoio de braço central, sistema de entretenimento compatível com Apple CarPlay e Android Auto e bom nível de porta-trecos – embora os dois porta-copos centrais sejam muito pequenos e não sejam emborrachados.
A melhor coisa sobre os assentos, além de suas abas que abraçam o corpo, é o acabamento xadrez. Eu não sei porque eu gosto tanto, mas funciona. Não é tão macio e confortável como o estofamento de microfibra, que é opcional, mas quem se importa quando o visual é tão legal!
O espaço do banco traseiro também é razoavelmente bom. Eu não tive nenhum problema sentado atrás. O Polo GTI vai facilmente transportar quatro adultos, e há espaço para garrafas em todas as portas. Sem aberturas de ventilação traseiras ou portas USB, mas existem dois pontos de fixação ISOFIX e três pontos de fixação superiores para cadeiras de criança.
Os níveis de equipamento são impressionantes, mesmo no carro básico, com suspensão adaptável e sistema de condução do carro, que seleciona o som do escape e a resposta da caixa de velocidades, rodas de liga leve de 17 polegadas, um volante revestido em couro com controles de áudio e piloto automático, bloqueio do diferencial dianteiro, kit de carroçaria desportivo, luzes de condução dianteiras em LED, luzes de freios em LED, entre outros.
Acesso de carro com smart key, partida por botão são incluídos como equipamento padrão, assim como luzes internas em LED, espelhos retrovisores externos rebatíveis, câmera de ré, sensores crepuscular (acendimento automático dos faróis) e de chuva, ar-condicionado de duas zonas e uma tela de 8 polegadas sensível ao toque, duas portas USB, sistema de som com seis alto-falante com streaming Bluetooth e um nível decente de tecnologia de segurança.
Pense em frenagem de emergência autônoma em alta e baixa velocidade (AEB), sensor de aviso de baixa pressão nos pneus, alarme, imobilizador, controle eletrônico de estabilidade e seis airbags.
Tudo dito, o Volkswagen Polo GTI é um excelente lugar para passar o tempo e eu não me importo com os detalhes de acabamento na cor vermelha. É confortável, bem equipado e espaçoso para um carro compacto.
É claro, você pode adicionar vários pacotes opcionais, como o kit de assistência ao motorista, que adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de ponto cego com alerta de tráfego traseiro, sistema de proteção proativa aos ocupantes. Pessoalmente, acho que este é o menos interessante dos três pacotes – o controle de cruzeiro adaptativo é bom, mas não é necessário.
O pacote de som e visão recebe meu voto. É o mesmo que o Audi Virtual Cockpit – possivelmente melhor – com um painel de instrumentos com tela de 20,2 polegadas totalmente digitalizada e personalizável. É sexy e útil, e este pacote também adiciona navegação por GPD e um sistema de áudio de 300W da Beats, a empresa que o Dr. Dre vendeu à Apple por vários bilhões de dólares.
Finalmente, há o pacote de luxo que é legal por conta das rodas de liga leve de 18 polegadas mais esportivas e o carregamento de celulares sem fio. Os assentos de microfibra de veludo de arte não têm o apelo retrô do pano de tartã (xadrez), embora sejam aquecidos. Você também recebe faróis de LED, que são impressionantes, e um teto solar elétrico panorâmico de vidro e vidros traseiros coloridos.
Alguns dos itens que os compradores podem querer de um carro alemão, mas não podem ter no VW Polo GTI incluem assentos de couro com ajustes elétricos, assistente de permanência de faixa (leia: direção automática para motoristas com ossos preguiçosos) e um freio de estacionamento eletrônico. A alavanca do freio de mão engole espaço que poderia ser usado para armazenar objetos. No entanto, é útil para travessuras em estacionamento de cascalho.
Os aspectos positivos deste carro superam os negativos, que incluem uma garantia de três anos (menos que a média do mercado), custos de serviços caros, nenhuma opção de câmbio manual, uma roda sobressalente que economiza espaço e alguns outros pontos, como comportamento firme da suspensão no modo de esportes.
O Polo GTI é o tipo de carro que, independente do alto desempenho, faz você se sentir bem. É absurdamente divertido dirigi-lo em uma estrada desafiadora. Eu acho que em alguns cenários, eu realmente fui mais rápido no Polo GTI do que no Golf GTI, por ser mais leve e ágil.
Então, se alguém realmente fornecesse uma máquina do tempo que me levasse de volta a 2012 e oferecesse um carro tão firme, tão prazeroso e tão bem construído, eu estaria rodando com ele por todos os lugares. Simplificando, o novo Volkswagen Polo GTI é autêntico demais para ser ignorado.
Avaliação realizada pelo Motoring, site australiano parceiro do WM1