Motivos que fazem o Tiggo 7 Sport o SUV do momento

Levantamos as razões que fazem do SUV da Caoa Chery um dos carros mais pesquisados do Brasil em 2024

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Motivos que fazem o Tiggo 7 Sport o SUV do momento
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançado em fevereiro deste ano, o Caoa Chery Tiggo 7 Sport se tornou um dos SUVs de maior destaque no mercado brasileiro, conquistando rapidamente um espaço entre os carros mais procurados da Webmotors.

Seu sucesso foi tão estrondoso e imediato que, da noite para o dia, muitos clientes de utilitários esportivos apalavrados com outras marcas cancelaram seus pedidos para entrar na fila de espera do modelo. E olha que essa fila era bem longa...

De acordo com apuração exclusiva realizada pelo WM1, em abril a Caoa Chery estava demorando aproximadamente 150 dias para entregar um Tiggo 7 Sport após o proprietário pagar o sinal de R$ 10 mil. Recentemente, as concessionárias informaram que este prazo havia caído para cerca de 90 dias.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Veja também:

A espera, no entanto, parece não incomodar quem realmente quer colocar um exemplar do utilitário esportivo fabricado em Anápolis (GO) na garagem. Então, diante deste pequeno fenômeno de mercado, nós do WM1 levantamos a seguinte questão: por que o Caoa Chery Tiggo 7 Sport é tão desejado?

Bom, para sermos sinceros, a resposta é formada por quatro argumentos relativamente óbvios. Vamos a eles:

Caoa Chery Tiggo 7 Sport
Caoa Chery Tiggo 7 Sport chegou com preço extremamente arrojado
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

4 motivos que fazem do Caoa Chery Tiggo 7 Sport o SUV do momento

1 – Preço de SUV pequeno

O Tiggo 7 Sport é um SUV de porte médio que chegou com preço de SUV pequeno. Estamos falando de um valor de R$ 134.990. Detalhe: este preço continua sendo praticado até o momento, apesar de algumas concessionárias da marca afirmarem que um reajuste de R$ 5 mil está para acontecer a qualquer momento.

Para se ter uma ideia, o Tiggo 7 Sport é apenas R$ 600 mais caro que o Volkswagen Nivus Comfortline (R$ 134.390), R$ 500 mais barato que o Fiat Pulse Impetus (R$ 135.490) e R$ 1.000 mais em conta que o Nissan Kicks Advance (R$ 135.990).

Quando comparado com as configurações de entrada dos SUVs médios, que seriam seus concorrentes naturais, o Tiggo 7 Sport dá um verdadeiro show. O Jeep Compass Sport, por exemplo, parte de R$ 179.990. Já o Toyota Corolla Cross XRE não sai por menos de R$ 178.590, e o Volkswagen Taos Comfortline tem preço inicial de R$ 186.990.

Tiggo Sport 7 (19)
Caoa Chery Tiggo 7 Sport tem painel de instrumentos de 12,3 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

2 – Boa lista de equipamentos de série

Não existe mágica. Para chegar a este preço, a Caoa Chery precisou fazer cortes. A lista de equipamentos de série, claro, acabou sofrendo um pouco. No entanto, o Tiggo 7 Sport ainda oferece uma lista de itens de fábrica muito interessante. Veja os principais:

  • Direção com assistência elétrica
  • Volante multifuncional
  • Ajustes de altura e profundidade da coluna de direção
  • Piloto automático (controlador de velocidade)
  • Painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas
  • Central multimídia com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque
  • Pareamento com Android Auto e Apple CarPlay
  • Câmera de ré
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Sistema Auto-Hold
  • Chave presencial
  • Assistente de partida em rampa
  • Assistente de descida
  • Carregamento do celular por indução (wireless charger)
  • Seis airbags
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Sensor de chuva
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Faróis e lanternas de LED
  • Rodas de liga leve de 18 polegadas
  • Ar-condicionado
  • 3 – Conjunto mecânico na média (nada demais)

    Com relação ao conjunto mecânico, o Tiggo 7 Sport está na média, mas poderia ser melhor. Especialmente o motor, que já sente o peso da idade de um projeto mais antigo.

    O Caoa Chery é equipado com propulsor 1.5 turbo, flex, de quatro cilindros (injeção multiponto), que desenvolve 150 cv de potência máxima e 21,4 kgf.m de torque. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável) que simula 9 marchas, e há dois modos de condução: Sport e ECO.

    Fazendo algumas comparações, o Compass Sport tem motor 1.3 turbo de quatro cilindros, flex (injeção direta), que entrega potência de 185 cv e torque de 27,5 kgf.m. O Corolla Cross XRE tem bloco 2.0 aspirado de quatro cilindros, bicombustível, de 175 cv e 20,8 kgf.m. O Taos, por sua vez, ataca com o conhecido 1.4 turbo de quatro cilindros, flex, de 150 cv e 25,5 kgf.m.

    Caoa Chery Tiggo 7 Sport
    Caoa Chery Tiggo 7 Sport é equipado com motor 1.5 turbo, flex, de 150 cv de potência
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
    toggle button

    De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO, os números de consumo do Tiggo 7 Sport estão alinhados com os demais SUVs médios 100% a combustão.

    Na cidade e na estrada, com etanol, o Caoa Chery crava 8,1 km/l e 8,5 km/l, respectivamente. Com gasolina os números sobem para 11,1 km/l (perímetro urbano) e 11,2 km/h (perímetro rodoviário). Nada de extraordinária, mas também não são números ruins.

    Vale destacar ainda que os freios são a disco nas quatro rodas, a suspensão dianteira é independente tipo McPherson e a traseira é independente tipo Multilink.

    4 – Porte de SUV médio

    Ao lado do preço, o porte é um argumento que faz do Tiggo 7 Sport um SUV fora da curva dentro do mercado brasileiro. Apenas lembrando: seu preço é de SUV pequeno (R$ 134.990), mas muitas de suas medidas são superior aos dos SUVs médios.

    São 4,50 metros de comprimento, 2,67 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas leva até 525 litros. O peso é de 1.466 kg.

    Porta-malas do Caoa Chery Tiggo 7 Sport é o maior frente Compas, Corolla Cross e Taos
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Em relação aos rivais Compass, Corolla Cross e Taos, o Caoa Chery é maior, mais largo e mais alto que todos, e também tem o porta-malas com maios capacidade. Perde apenas no entre-eixos para o Volkswagen, e ainda assim por apenas 1 cm.

    Caso queira comparar Caoa Chery Tiggo 7 Sport com Jeep Compass Sport, Corolla Cross XRE e Volkswagen Taos Comfortline, basta acessar o Comparador Webmotors.

    Vídeo relacionado

     

    Comentários