Lançado em fevereiro deste ano, o Caoa Chery Tiggo 7 Sport se tornou um dos SUVs de maior destaque no mercado brasileiro, conquistando rapidamente um espaço entre os carros mais procurados da Webmotors.
Seu sucesso foi tão estrondoso e imediato que, da noite para o dia, muitos clientes de utilitários esportivos apalavrados com outras marcas cancelaram seus pedidos para entrar na fila de espera do modelo. E olha que essa fila era bem longa...
De acordo com apuração exclusiva realizada pelo WM1, em abril a Caoa Chery estava demorando aproximadamente 150 dias para entregar um Tiggo 7 Sport após o proprietário pagar o sinal de R$ 10 mil. Recentemente, as concessionárias informaram que este prazo havia caído para cerca de 90 dias.
A espera, no entanto, parece não incomodar quem realmente quer colocar um exemplar do utilitário esportivo fabricado em Anápolis (GO) na garagem. Então, diante deste pequeno fenômeno de mercado, nós do WM1 levantamos a seguinte questão: por que o Caoa Chery Tiggo 7 Sport é tão desejado?
Bom, para sermos sinceros, a resposta é formada por quatro argumentos relativamente óbvios. Vamos a eles:
O Tiggo 7 Sport é um SUV de porte médio que chegou com preço de SUV pequeno. Estamos falando de um valor de R$ 134.990. Detalhe: este preço continua sendo praticado até o momento, apesar de algumas concessionárias da marca afirmarem que um reajuste de R$ 5 mil está para acontecer a qualquer momento.
Para se ter uma ideia, o Tiggo 7 Sport é apenas R$ 600 mais caro que o Volkswagen Nivus Comfortline (R$ 134.390), R$ 500 mais barato que o Fiat Pulse Impetus (R$ 135.490) e R$ 1.000 mais em conta que o Nissan Kicks Advance (R$ 135.990).
Quando comparado com as configurações de entrada dos SUVs médios, que seriam seus concorrentes naturais, o Tiggo 7 Sport dá um verdadeiro show. O Jeep Compass Sport, por exemplo, parte de R$ 179.990. Já o Toyota Corolla Cross XRE não sai por menos de R$ 178.590, e o Volkswagen Taos Comfortline tem preço inicial de R$ 186.990.
Não existe mágica. Para chegar a este preço, a Caoa Chery precisou fazer cortes. A lista de equipamentos de série, claro, acabou sofrendo um pouco. No entanto, o Tiggo 7 Sport ainda oferece uma lista de itens de fábrica muito interessante. Veja os principais:
Com relação ao conjunto mecânico, o Tiggo 7 Sport está na média, mas poderia ser melhor. Especialmente o motor, que já sente o peso da idade de um projeto mais antigo.
O Caoa Chery é equipado com propulsor 1.5 turbo, flex, de quatro cilindros (injeção multiponto), que desenvolve 150 cv de potência máxima e 21,4 kgf.m de torque. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável) que simula 9 marchas, e há dois modos de condução: Sport e ECO.
Fazendo algumas comparações, o Compass Sport tem motor 1.3 turbo de quatro cilindros, flex (injeção direta), que entrega potência de 185 cv e torque de 27,5 kgf.m. O Corolla Cross XRE tem bloco 2.0 aspirado de quatro cilindros, bicombustível, de 175 cv e 20,8 kgf.m. O Taos, por sua vez, ataca com o conhecido 1.4 turbo de quatro cilindros, flex, de 150 cv e 25,5 kgf.m.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO, os números de consumo do Tiggo 7 Sport estão alinhados com os demais SUVs médios 100% a combustão.
Na cidade e na estrada, com etanol, o Caoa Chery crava 8,1 km/l e 8,5 km/l, respectivamente. Com gasolina os números sobem para 11,1 km/l (perímetro urbano) e 11,2 km/h (perímetro rodoviário). Nada de extraordinária, mas também não são números ruins.
Vale destacar ainda que os freios são a disco nas quatro rodas, a suspensão dianteira é independente tipo McPherson e a traseira é independente tipo Multilink.
Ao lado do preço, o porte é um argumento que faz do Tiggo 7 Sport um SUV fora da curva dentro do mercado brasileiro. Apenas lembrando: seu preço é de SUV pequeno (R$ 134.990), mas muitas de suas medidas são superior aos dos SUVs médios.
São 4,50 metros de comprimento, 2,67 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas leva até 525 litros. O peso é de 1.466 kg.
Em relação aos rivais Compass, Corolla Cross e Taos, o Caoa Chery é maior, mais largo e mais alto que todos, e também tem o porta-malas com maios capacidade. Perde apenas no entre-eixos para o Volkswagen, e ainda assim por apenas 1 cm.
Caso queira comparar Caoa Chery Tiggo 7 Sport com Jeep Compass Sport, Corolla Cross XRE e Volkswagen Taos Comfortline, basta acessar o Comparador Webmotors.