Conforme antecipamos aqui no WM1, o Volkswagen Tiguan está de volta ao mercado brasileiro. Chega em versão única, a R-Line, por R$ 278.990, e já pode inclusive ser reservado nas concessionárias da marca.
Presente há 15 anos no país e com mais de 60 mil unidades vendidas, o Tiguan chega com algumas novidades no design e muito mais em equipamentos e recursos a bordo.
Do lado de fora, a dianteira agora exibe linhas mais esportivas, com tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED, que se estende por toda grade exclusiva cromada com o embleminha da linha "R".
Na traseira, a parte inferior do para-choque ganhou novas ponteiras de escape, detalhes em preto brilhante que seguem o padrão da dianteira e novas lanternas em LED. Para completar, as rodas também são novas, têm 19 polegadas e exibem detalhes diamantado de 19”. Os pneus têm medida 235/50.
Na parte de segurança, o Tiguan Allspace é equipado com controles de tração e estabilidade, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial.
A novidade, mesmo, é o Travel Assist - o primeiro sistema semiautônomo (nível 2) no modelo. Combina os sistema de permanência em faixa (Lane Assist) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go.
Assim, é capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estradas, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa.
O modelo também tem, de série, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de ponto cego e assistente de trafego cruzado - em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.
E não acabou: o carro também tem sistema de auxílio a estacionamento (Park Assist) para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o dispositivo atuará, auxiliando a manobra do veículo.
O motor, por sua vez, é um velho conhecido: o EA888, de quatro cilindros e 2.0 litros, que rende 186 cv de potência e e 30 kgf.m de torque. A transmissão é automática de oito marchas.
No interior, o Volkswagen tem bancos em couro perfurados, climatizados, elétricos, com memória para o motorista e a sigla "R" nos encostos. Além disso, o novo volante tem botões touch, aquecimento e aletas para trocas de marchas manuais (shift-paddles).
O acabamento em couro também aparece no painel e nas portas, cujos porta-objetos são revestidos em carpete.
À frente do motorista, o painel é o Active InfoDisplay de 10,25 polegadas totalmente configurável. Já a central multimídia Discovery Media tem tela de oito polegadas, conectividade sem fio para smartphone com Apple CarPlay e Android Auto, navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo.
Entre estes ajustes, está o seletor de modos de condução - que são quatro: Eco, Normal, Sport e Individual. Também é possível ajustar a luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
Outros recursos a bordo são o ar-condicionado Climatronic Touch de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro, o porta-objetos no console com carregador de celular por indução, o freio de estacionamento eletrônico, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e ainda a tampa traseira elétrica com função Easy Open, que facilita a abertura quando as mãos estão ocupadas.
O único opcional para o Tiguan Allspace é o teto teto solar panorâmico. O carro será vendido com cinco opções de cores - a sólida Branco Puro; as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic; e a perolizada Preto Mystic.