Você acompanhou aqui no WM1 os lançamentos previstos para o ano que acaba de começar. Selecionamos os utilitários esportivos, picapes, hatchbacks, sedãs e elétricos. Agora, separamos por fabricante todos os carros que serão lançados em 2022.
A lista é variada e extensa. Os SUVs e picapes dominam as estreias agendadas para a temporada. Mas os hatches continuam em busca de um lugar ao sol, assim como os sedãs. Sem falar na boa safra de elétricos entre todos os carros que serão lançados em 2022. Só não incluímos as marcas premium nesta seleção.
O Han será o segundo modelo de passeio da BYD entre os carros que serão lançados em 2022. Trata-se de um sedã elétrico com perfil bastante esportivo e estilo parecido com o de um Porsche Panamera. Segundo a BYD, o motor gera 487 cv e 69,3 kgf.m e consegue fazer pelo menos 550 km com uma carga de bateria. O preço deve ficar por volta de R$ 450 mil.
Daqui a pouco começa a reserva do SUV elétrico de luxo Tan (chamado de Tang na China, porém pronuncia-se “Tã” mesmo), com as primeiras entregas previstas para março - e nós já dirigimos o carro. O crossover usa dois motores elétricos com potência combinada de 516 cv, torque de 67 kgf.m, tração integral e 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
A marca continuará a renovação de sua linha de SUVs. O próximo é o Tiggo 5x, que será remodelado, ganhará grade “tridimensional” e novos para-choques. Na cabine, volante e painel do Tiggo 8 e novos equipamentos. Também vai adotar o câmbio CVT de nove marchas simuladas, que já é usado nos Arrizo 5 e Arrizo 6 e no Tiggo 3x. O motor continua o 1.5 16V turboflex de 150/147 cv.
Entre os carros que serão lançados em 2022 tem estreia atrasada. O novo Chevrolet Bolt chegou a ter pré-venda pelo valor de R$ 317 mil. Porém, problemas na produção nos EUA fizeram a fabricante nacional suspender as reservas. A segunda geração do elétrico chegará, inclusive, com uma inédita variante SUV, chamada "EUV".
Importado do México, o SUV médio já foi flagrado em testes e a previsão é que o Equinox 2023 seja apresentado no primeiro semestre com a grade redesenhada, além de mais recheado em itens de série. O utilitário esportivo só será vendido no Brasil na versão mais completa, a Premier. Permanece o motor turbo 1.5 de 172 cv e 28 kgf.m, com câmbio automático de seis marchas e tração 4x4.
A terceira geração da picape que será apresentada no finzinho do ano ficará maior para ser mais uma a chamar a Toro para a briga. Produzida sobre a mesma plataforma do Tracker, compartilhará com o SUV o motor 1.2 turboflex de 133/132 cv e 21,4/19,4 kgf.m. Apesar de ser prevista somente para o fim do ano, a picape Montana já foi flagrada em testes aqui no Brasil, com bastante camuflagem.
Um dos carros que serão lançados em 2022 é a terceira geração do C3. Altinho, o compacto está cotado para ser apresentado em março. Fruto de uma versão simplificada da plataforma CPM (do Peugeot 208), vai ter motores 1.0 6V Firefly aspirado e 1.6 16V dos tempos de PSA. Um crossover a partir desta base está previsto para 2023, o Projeto CC24, que deverá resgatar o nome Aircross.
A francesa voltará a ter um modelo de luxo. Será o C5X, SUV médio-grande que será apresentado no mercado em meados deste ano. O crossover, contudo, só será importado em opção única híbrida plug-in e poderá vir em sua variante Aircross - com jeitão mais aventureiro. A potência combinada fica em 225 cv e a autonomia em modo puramente elétrico é de 50 km.
O Argo e o Cronos terão muitas novidades para contar neste início de ano. As versões mais caras do hatch e do sedã passarão a ser equipadas com o motor 1.0 GSE turbo de 130/125 cv - do SUV Pulse - no lugar do 1.8 aspirado e ganharão a nova caixa automática CVT com sete marchas simuladas. O Argo recebe o conjunto ainda no início do ano. O Cronos, só lá para novembro.
O SUV baseado no Projeto 376 é um dos mais aguardados carros que serão lançados em 2022. O compacto inspirado no carro-conceito Fastback de 2018, já foi flagrado em fase derradeira de testes no Brasil, bastante camuflado, porém manterá o estilo “acupezado”. O modelo só será negociado com motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgf.m, e câmbio automático de seis marchas.
Desejo antigo da Ford no Brasil, a F-150 será, finalmente, uma das picapes que serão lançadas em 2022. Para brigar com os exemplares da RAM, será trazida dos EUA com motorzão V8 de 400 cv e 55,2 kgf.m, câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4.
O WM1 já teve um primeiro contato com a Maverick, que será importada do México em versão única topo de linha Lauriat FX4. Desta forma, a Maverick usará o mesmo conjunto mecânico do Bronco Sport: motor 2.0 turbo a gasolina de 248 cv e 38 kgf.m com câmbio automático de oito marchas e tração integral. Até o fim de 2022, a linha deve estrear sua variante híbrida no Brasil.
Com nome de cupê esportivo, o SUV elétrico Mustang Mach-e está entre os carros que serão lançados em 2022 e tem previsão de estreia para o segundo semestre. Será uma espécie de vitrine tecnológica da marca estadunidense por aqui, com preços acima dos R$ 450 mil e em sua versão topo de linha, com motor de 294 cv e tração integral.
A Great Wall vai ter SUV também em 2022, inicialmente importado. O primeiro crossover da Haval, a divisão de sport-utilities do grupo chinês, será o H6, modelo de porte médio e com variante acupezada para disputar mercado com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
A Poer é a divisão de comerciais leves da Great Wall e o fabricante começa sua ofensiva no Brasil pela linha de picapes para brigar com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e cia. Inicialmente, a Poer será importada, terá duas versões, uma com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv, e outra com o 2.0 turbodiesel de 163 cv e tração 4x4. O câmbio será o automático de oito marchas.
Baseado na terceira geração do sedã - lançado no fim do ano passado -, o novo compacto terá a difícil missão de atender aos órfãos do consagrado Fit. Para tal, trará a mesma cabine versátil do monovolume, com o sistema de bancos Magic Seat. Serão quatro versões, sempre com o motor do sedã, o 1.5 aspirado com injeção direta e 126/124 cv, aliado ao câmbio do tipo CVT com sete marchas.
O famoso modelo deixou de ser produzido no Brasil no fim do ano passado, mas sua nova geração - já vendida lá fora - será um dos sedãs que serão lançados em 2022 em versão híbrida. O Civic será importado em opção única e:HEV, que usa a mesma lógica de conjunto a combustão/elétrico do Accord mostrado no ano passado.
A nova geração do HR-V é um dos mais aguardados carros que serão lançados em 2022. O modelo vai usar o motor 1.5 aspirado com injeção direta que estreou no novo City para enfrentar as versões topos de linha de SUVs compactos, e o 1.5 turbo, que vai passar a beber também etanol, para encarar as configurações de entrada dos médios.
Entre os carros que serão lançados em 2022, tem outro que vai adotar motor turbo. O aventureiro da Hyundai usará o 1.0 de 120 cv que estreou na gama HB20 (hatch e sedã) e recentemente foi incorporado à linha do SUV Creta. Com isso, o atual 1.6 16V sai de cena.
O Tucson foi bastante remodelado no ano passado, ganhou desenho exótico e futurista e estreou três versões híbridas. Por aqui, o SUV médio produzido pelo Grupo Caoa em Goiás deve seguir as mudanças e ganhar mais equipamentos. O motor será o mesmo 1.6 turbo de 177 cv e 27 kgf.m, que atua com a caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
Mais um híbrido entre os carros que serão lançados em 2022. Esta nova versão do segundo utilitário esportivo mais vendido do Brasil, o Compass híbrido chegará no segundo semestre, importado e com conjunto plug-in. O motor a combustão é o 1.3 turbo e a potência combinada é de 240 cv, com torque de 27,5 kgf.m.
A robusta picape Jeep Gladiator chegará em 2022 para ser um produto de nicho. Derivada do jipão Wrangler, será vendida em versão solitária Rubicon o mesmo motor 3.6 V6 a gasolina de 289 cv e 35,9 kgf.m de torque, com caixa automática de oito marchas, tração 4x4, reduzida e bloqueio do diferencial.
O Renegade com novo conjunto mecânico será um dos primeiros carros que serão lançados em 2022. A Jeep revelou recentemente novas imagens do SUV compacto. O utilitário esportivo mais vendido do país vai trocar os atuais motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel pelo novo 1.3 turboflex da linha GSE - que já equipa o Compass e a Fiat Toro, com 185/180 cv. O WM1 já dirigiu o Renegade turboflex.
A Kia é outra marca que pretende vender um carro 100% elétrico e o modelo mais cotado é o EV6, um utilitário com estilo abusado e que consegue rodar até 510 km com uma carga inteira de energia. São dois pacotes de bateria, de 58 kWh ou 77,4 kWh. Na configuração com maior capacidade, que deve ser importada para cá, o carro pode render 229 cv ou 325 cv.
O Grupo Gandini, representante da empresa sul-coreana no Brasil, já confirmou o Niro entre os carros que serão lançados em 2022. O modelo é um pouco maior que o Stonic (que estreou no ano passado) e será comercializado por aqui em versão híbrida. O preço deve ficar acima dos R$ 180 mil.
O SUV da marca sul-coreana será lançado no Brasil em nova geração, O modelo médio ficou maior e mais tecnológico. O provável conjunto inclui o 1.6 turbo a gasolina de 180 cv e 27 kgf.m com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Mas o novo Sportage pode vir em versão híbrida.
A nova Frontier seguirá basicamente a remodelação da Titan, vendida nos EUA. A linha 2023 da picape média passará a ser equipada com o Nissan Intelligent Safety Shield, pacote de itens de auxílio ao motorista: alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360° e sensor de ponto cego. O motor é o mesmo 2.3 turbodiesel da gama atual.
O novo Sentra continua nos planos para o Brasil. No ano passado, inclusive, a Nissan Mercosul confirmou a venda do sedã médio por aqui, que ganhou nova geração em 2019. A luta é com o dólar nas estratosferas. Por isso, talvez o modelo só venha do México em versão híbrida para ser um produto de nicho e vitrine tecnológica da empresa no mercado brasileiro.
O 208 está entre os carros que serão lançados em 2022 porque ganhará o motor turbo de origem FCA. Trata-se do mesmo 1.0 GSE três-cilindros que estreou no Pulse e que equipará versões mais caras do Argo, com 130/125 cv de potência. Atualmente, a linha do compacto é negociada apenas com o 1.6 16V de 118/115 cv.
A picape média que a Peugeot prepara para brigar com a Toyota Hilux já está pronta e prestes a desembarcar no Brasil. Feita no Uruguai, a Landtrek será vendida em versão única com motor 2.0 BlueHDI de 180 cv e 40,8 kgf.m, câmbio automático de seis marchas, tração integral e capacidade de carga de mais de uma tonelada.
A picape médio-compacta tentará dias melhores com uma reestilização - conforme flagras que o WM1 já mostrou. O mais aguardado, porém, é o motor 1.3 turboflex que estreou no Captur, de 170/162 cv e 27,5 kgf.m. O SUV com quem compartilha a base também estreará o novo propulsor para ser um os carros que serão lançados em 2022.
A linha 2023 do carro mais barato do país vai beber na fonte do original indiano, com faróis principais finos, grade com filetes horizontais e novo para-choque. Na cabine, deve ganhar quadro de instrumentos eletrônico - a Renault acaba de divulgar a primeira imagem oficial do novo Kwid. O motor 1.0 três-cilindros vai receber comando variável, como nas linhas Sandero e Logan.
Além disso, o subcompacto ganhará uma opção 100% elétrica. O Kwid ZE é vendido na Europa pela Dacia, onde se chama Spring. Usa motor de 44 cv alimentado por uma bateria de 27,4 kW/h. Tem mais: consegue ser recarregado rapidamente - menos de 1 hora em wallbox de carga rápida, como as de shoppings - ou em até 7 horas em tomadas convencionais de 220V.
Os irmãos ID.3 e ID.4 que conhecemos ao longo de 2021, devem começar a ser vendidos este ano. O ID.3 é um hatch, menor, mais barato e concorre diretamente do Chevrolet Bolt. Já o ID.4 é um SUV do tamanho de um Taos. Ambos os modelos elétricos da Volkswagen compartilham o conjunto mecânico, composto por um motor de 204 cv e 31,6 kgf.m.
A dupla figura entre os carros que serão lançados em 2023 para marcar a renovação da gama compacta da Volks. A linha 2023 seguirá o face-lift do hatch adotado no mercado europeu no ano passado.
O Polo estreará uma nova versão de entrada, chamada Track, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, e a função de ocupar o buraco deixado pelo Fox e se aproximar do Gol. O Virtus seguirá as mudanças visuais, mas tanto sedã como hatch devem perder as configurações com motor 1.6 16V aspirado.
A marca alemã vai dar uma sobrevida a sua picape compacta. A linha 2023 da Saveiro passará por uma leve maquiagem e será lançada no segundo trimestre do ano. Maquiagem mesmo, já que só terá grade e para-choque redesenhados. O motor será apenas o 1.6 16V MSI de 120/110 cv. Tudo para segurar as pontas até a chegada de uma nova geração, prevista para 2024.
Outro que já passou pelo face-lift de meia vida e desembarca por aqui em 2022 é o Tiguan. Também só virá em opção única R-Line, para ficar acima do novato Taos. Em configuração sete lugares, o motor é o 2.0 TSI turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 kgf.m, que trabalha com tração integral e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.