Veja os SUVs que deverão ser lançados em 2025

Fizemos uma lista com os possíveis novos utilitários esportivos que prometem chegar ao nosso mercado ao longo desse ano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veja os SUVs que deverão ser lançados em 2025
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano de 2025 promete pegar fogo no mercado automotivo brasileiro. Diversos novos modelos serão lançados, entre eles SUVs inéditos, picapes e modelos de outros segmentos. Nesta reportagem, vamos destacar os maiores lançamentos da categoria de SUVs, uma das mais desejadas do mundo há alguns anos.

Abaixo, escalamos - em ordem alfabética, de acordo com o nome das marcas - tudo o que deve ser lançado no Brasil ao longo deste ano na categoria. Se por acaso sua marca preferida não aparecer na nossa lista, é bem possível que ela não tenha algo tão grande planejado para este ano.

Novo SUV da Volks, o Tera deverá chegar no primeiro semestre e ser um dos candidatos a lançamento do ano
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Se por acaso você souber de algum outro lançamento não listado, é só deixar nos comentários!

Os SUVs que chegarão este ano

Audi

A marca deverá estrear por aqui este ano a nova geração do Q5 - antes SUV com carrocerias cupê e tradicional, agora um crossover mais esportivo, embora também chamado de Sportback. Ainda não é 100% elétrico como o "primo" Porsche Macan, mas deverá ser importado com opções térmicas e híbridas do tipo plug-in.

Outras novidades aguardadas são o Q4 e-tron e o Q6 e-tron Sportback. Veja: serão pelo menos três novos SUVs da marca das quatro argolas.

BMW

A marca da Bavária deverá ter pelo menos duas novidades no segmento de SUVs em 2025: o novo X3 e sua configuração 100% elétrica, que será chamada de iX3.

É possível que o ano da empresa alemã ainda tenha diversos outros lançamentos, de versões ou reestilizações de seus produtos. Mas estes dois novos modelos estão no radar.

O novo BMW X3 deverá chegar ao longo de 2025 ao lado de sua versão 100% elétrica, a iX3
Crédito: Divulgação
toggle button

BYD

Outra marca que deverá seguir investindo forte no Brasil ao longo de 2025 é a BYD. A chinesa viu, em 2023 e 2024, seu market share explodir por aqui, com mais de 327% de crescimento no ano passado.

A BYD começará o ano "atualizando" sua lista de modelos - alguns passarão a ser feitos no Brasil. O SUV Song Pro, por exemplo, passará a ser feito em Camaçari, na Bahia, e será vendido com motor flex.

Outra novidade deverá ser a chegada do Sea Lion 07, um SUV acupezado que já foi visto em testes no Brasil. O Sea Lion ("Leão Marinho") chegaria para fazer parte da família Ocean - a mesma de Dolphin, Dolphin Mini e Seal. Aliás, é possível classificar o Sea Lion 07 como SUV do Seal. Ele ficaria logo abaixo do Tan e acima do Song Plus Premium.

Ainda que vendidos pela BYD, os carros das divisões de luxo da marca na China - Denza, YangWang e FangChengBao -, deverão chegar em 2025 sob insígnia da Denza. São eles os SUVs Bao 5 e Bao 8 (da FangChengBao) e U8 (da YangWang).

Recapitule conosco: Song Pro flex nacional, Sea Lion 07, Denza Bao 5, Denza Bao 8 e Denza U8. São mais cinco novas opções de SUVs.

Caoa Chery

A marca deverá estrear por aqui em 2025 a variante híbrida plug-in do Tiggo 7 (com sobrenome PHEV), feita em Anápolis (GO). E ainda passará a vender o Tiggo 9, SUV de luxo que promete revolucionar o segmento de carros de luxo com sete lugares "acessíveis" por aqui.

O Tiggo 9 chegaria, portanto, para ser rival direto do Jeep Commander, outro SUV de sete lugares feito no Brasil. Que, por sua vez, é virtuoso em espaço interno, luxo e capacidade off-road.

Chevrolet

A gigante norte-americana prepara o lançamento de uma série de produtos para 2025, o ano em que celebra seu centenário. O maior deles será um SUV compacto, menor que o Tracker, que será derivado do Onix - ainda sem nome definido, embora lá fora essa opção seja conhecida como "Groove".

Além deste - que promete ser uma das maiores novidades do ano -, a Chevrolet deverá lançar, ao longo deste ano, uma versão híbrida-leve do próprio Tracker, já reestilizado (e a novidade eletrificada ainda deverá se espalhar para outros modelos, como Onix e Onix Plus, graças a um sistema MHEV).

Tirando a ofensiva - que também inclui várias outras novidades na linha de picapes da marca -, a GM também deverá estrear em 2025 alguns modelos da marca Wuling no Brasil, como os SUVs Starlight S, médio; e o Yep Plus, compacto. Apesar disso, é possível que estes modelos elétricos sejam vendidos por aqui com o logotipo da Chevrolet.

São quatro "novos" SUVs só da Chevrolet, portanto.

O Chevrolet Equinox foi o último lançamento da Chevrolet em 2024
Crédito: Divulgação
toggle button

Citroën

A marca que se reformulou totalmente em 2024 não deve ter um grande lançamento este ano. Ainda mais depois de ter aposentado a linha C4, no final do ano passado.

No entanto, os dois utilitários da família C-Cubed (Aircross e Basalt) deverão receber o conjunto T200 Bio-Hybrid que estreou no Pulse e no Fastback, os SUV da Fiat, em algumas versões ao longo do ano.

O foco da marca em 2025, portanto, deverá ser reforçar a imagem dessa "nova" linha de produtos.

Fiat

A marca que mais vende carros no Brasil (em grande parte, é verdade, pelo sucesso das picapes Toro e Strada) tem apenas dois SUVs no plantel: Pulse e Fastback.

E apesar de ambos terem ganhado versão MHEV (híbrida-leve) agora no final de 2024, há novidades prontas para 2025: atualizações nos motores T200 e T270 (para atender ao Proconve L8) no começo do ano e uma sutil reestilização (para a dupla) prevista para o segundo semestre, já como linha 2026.

Ford

Agora importadora e lucrativa, a Ford prometeu no final do ano passado dez lançamentos para o país em 2025. Entre os SUVs, as novidades devem ser o Territory reestilizado, o Bronco Sport, que passará por um facelift; e o Everest, SUV de sete lugares feito sobre a plataforma da Ranger - que chegaria para ser rival de Toyota SW4, Mitsubishi Pajero e Chevrolet Trailblazer.

GAC

A GAC é mais uma gigante chinesa que já anunciou planos para o Brasil. Recentemente, inclusive, ela declarou estratégia de investimento e como fará para criar núcleos de pesquisa e desenvolvimento por aqui.

Neste primeiro ano, serão cinco novos produtos, sendo dois SUVs: os modelos GS3, compacto; e GS4, médio. É sempre importante lembrar que a GAC é uma das maiores fabricantes de carros da China.

Geely

A Geely, dona de Volvo, Zeekr, Smart e Lotus, é outra que tem planos de operação própria no Brasil - e planeja aplicar esse seu retorno depois de uma tentativa frustrada na década passada, em 2025.

O carro em questão cotado para cá é o EX5, um SUV elétrico de porte médio e tração dianteira, 217 cv de potência, 32,6 kgf.m de torque e aceleração de zero a 100 km/h em 6,9 segundos.

O Geely EX5 deve ser a aposta da gigante chinesa para conquistar o público brasileiro em 2025
Crédito: Divulgação
toggle button

GWM

A marca chinesa prepara um ano cheio de novidades, em diversas categorias. Mas a maior delas está entre os SUVs. A Great Wall Motors deverá lançar por aqui dois SUVs ao longo do ano, ambos mostrados no Festival Interlagos Carros de 2024: o Tank 300, agora no primeiro trimestre; e o Wey 07.

São mais dois SUVs certos para o mercado brasileiro. Para conhecê-los e obter mais informações a respeito da dupla, é só clicar aqui. Não perca as contas: já estamos em 28 novidades do começo da lista até aqui.

Honda

A Honda deverá promover o retorno do WR-V ao Brasil em 2025 - e este deve ser o maior lançamento da marca do país este ano (obviamente se considerarmos somente o segmento automotivo, já que a Honda também atua, com liderança absoluta, no mercado de motocicletas).

Além do WR-V, o HR-V também deverá ter algumas modificações - mais leves, como um discreto facelift e incrementos na lista de equipamentos.

O novo WR-V é grande e tem o porte de HR-V, mas ficará posicionado abaixo, embora acima do City
Crédito: Reprodução
toggle button

Hyundai

A marca sul-coreana também prepara uma série de lançamentos - vários dentro do segmento de SUVs. Entre eles estão o novo Santa Fe, o Tucson PHEV, o Kona EV e o Kona HEV (híbrido).

Já são quatro. Os outros dois ainda não são conhecidos, mas muitos indícios apontam para um outro SUV - menor que o Creta, e nacional. Se isso se confirmar, é possível que até o final do ano a empresa lance por aqui a nova geração do Venue - para ocupar o lugar do HB20S, diga-se.

O Venue é um SUV subcompacto que chegaria para disputar mercado com o futuro Volkswagen Tera, contra Honda WR-V, Fiat Pulse e também contra o futuro SUV do Onix, que poderia se chamar Groove. O Venue tem 4,03 metros de comprimento, 1,56 m de altura, 1,77 m de largura e 2,51 m de entre-eixos, e custaria na faixa dos R$ 120 mil.

Jeep

A marca de SUVs do Grupo Stellantis quer um 2025 agitado. A empresa promete novos lançamentos e ainda a renovação de seu principal produto.

Entre as novidades estão os utilitários Wagoneer S e Recon, SUVs híbrido e elétrico, respectivamente. O Commander também deverá receber o novo motor 2.2 turbodiesel do grupo, já presente na Rampage.

A nova geração do Compass, por sua vez, também deverá aparecer esse ano, mas calma! Seu lançamento por aqui deverá acontecer somente a partir de 2026. O Avenger, por sua vez, só deverá pintar por aqui entre 2026 e 2027.

Kia

A Kia concentrará seus esforços em novos produtos eletrificados, no sedã K4 e na picape Tasman. Mas também temos de lembrar que o Sportage renovado e com o design inspirado no do EV5, híbrido, também deverá desembarcar por aqui durante a temporada.

Outros que deverão ser lançados esse ano - um deles já mostrado no Brasil - são o SUV EV9, que é um utilitário de sete lugares de porte grande que chegaria para rivalizar com Volvo EX90, Audi e-tron e BMW iX; e o Sorento, também de sete lugares, embora este com motorização a diesel.

Leapmotor

A marca chinesa de carros elétricos do Grupo Stellantis chegará em 2025 inicialmente com dois carros, mas apenas um SUV. Falamos do hatch T03 (falaremos sobre isso em outra reportagem) e do SUV C10, que tem nome de picape antiga da Chevrolet, mas é um utilitário médio com foco no espaço e no luxo.

A Leapmotor já enviou o primeiro lote de veículos elétricos para a Europa; o Brasil receberá este ano
Crédito: Divulgação
toggle button

Mercedes-Benz

A marca de luxo alemã deverá trazer uma série de novidades para o Brasil em 2025, mas no segmento de SUVs apenas dois modelos estão, por ora, cotados: o Classe G com visual atualizado e sua versão 100% elétrica, conhecida como EQG (ou G580 EQ).

Mini

A marca de carrinhos simpáticos do Grupo BMW deverá ter dois importantes lançamentos no segmento em 2025: o Countryman S, a combustão; e o Aceman, um SUV compacto 100% elétrico que ficará entre o Cooper e o Countryman em termos de tamanho.

O Mini Aceman é o carro elétrico da marca britânica que tentará conquistar pelo apelo simpático
Crédito: Divulgação
toggle button

Mitsubishi

Depois de algum tempo com carros "no forno" e de um final de 2024 agitado por conta do lançamento da picape Triton, a marca japonesa - que há alguns anos pertence à aliança Renault-Nissan - terá um ano de 2025 agitado.

A empresa deverá lançar por aqui o híbrido plug-in Outlander PHEV. Também existe a chance de a Mit voltar a se aventurar no segmento de compactos se o SUV Xforce for lançado nesta temporada - chegaria para o ocupar a lacuna que está aberta desde a aposentadoria do ASX, que em seu final de vida passou a se chamar Outlander Sport.

Nissan

A Nissan deverá ter uma série de novidades para 2025 - a marca precisa de uma oxigenação no Brasil e no mundo. No segmento de SUVs, são três previstas para este ano, incluindo um Kicks e... outro Kicks.

Enquanto o atual passará por uma bela remodelação, com ajuste estético e mecânico, e até batismo inédito (que poderá ser Kicks Play), um novo, feito sobre uma nova plataforma - portanto, uma nova geração -, será lançado até meados do ano.

Além da dupla de Kicks, a Nissan também poderá passar a vender o SUV X-Trail no Brasil em 2025.

O novo Nissan Kicks será feito em Resende (RJ), ao lado da antiga geração - que será rebatizada
Crédito: Divulgação
toggle button

Omoda | Jaecoo

As marcas especiais do Grupo Chery deverão finalmente fazer sua estreia por aqui em 2025, depois de mais de um ano de reajustes e adequação de seus produtos. A promessa é de quatro modelos ao longo do ano: Omoda 5, Omoda 7, Jaecoo 7 e Jaecoo 8.

A Omoda | Jaecoo já disse que planeja investir R$ 200 milhões no Brasil e quer vender ao menos 30 mil unidades por ano - o mesmo patamar que a própria Chery e que Peugeot  e Citroën. Futuramente, a ideia é lançar também modelos menores, como o Omoda 3 e o Jaecoo 5.

Nas contas totais, já estamos em 55 novidades.

Peugeot

A Peugeot renovou toda sua linha em 2024 e deverá apenas incrementar e ajustar seus produtos atuais ao longo de 2025, sem grandes novidades. É o caso do SUV 2008, que poderá ganhar uma versão híbrida-leve (MHEV), já que usa o mesmo conjunto T200 que seus "primos" da Fiat.

A marca ainda poderá trazer para cá os novos 3008 e 5008, embora estes estejam cotados apenas nas versões 100% elétricas da nova geração - chamadas de e3008 e e5008. São três novidades esperadas, portanto.

Renault

A Renault promete um grande ano para 2025. A marca deverá atualizar o SUV Duster e trazer também o Grand Koleos, um SUV médio que tem origem chinesa, mas é feito na Coreia do Sul - híbrido, seria mais um concorrente para Toyota Corolla Cross e BYD Song Pro.

Também é possível que em 2025 surja o novo projeto nacional da empresa, um SUV feito com base no Duster, mas com visual acupezado. O modelo promete estrear a tecnologia híbrida-flex que vem sendo desenvolvida pela marca.

E para quem considera o Kwid um SUV, a nova versão 100% elétrica do modelo, a E-Tech, também deverá chegar ao longo da temporada.

Toyota

A Toyota vem se preparando há anos para lançar o Yaris Cross, que está perto de nascer: sua estreia acontecerá no final do primeiro semestre. Ao lado do Volkswagen Tera, que você verá a seguir, o Yaris Cross é, desde já, um dos grandes candidatos a maior lançamento do ano.

O Yaris Cross será um SUV compacto nacional com tecnologia híbrida-flex e chegará para substituir a linha Yaris, que já começa a preparar seu adeus. Feito sobre a base DNGA, uma simplificação da TNGA de Corolla e Corolla Cross, o SUV terá versões com motor 1.5 flex de até 110 cv de potência e com o conjunto 1.5 híbrido flex, que promete entregar 115 cv.

O Yaris Cross usará baterias de íons de lítio (em vez de níquel-cádmio, como a que é usada pela linha Corolla) com 0,7 kWh e terá o seguinte tamanho: 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Seus rivais serão os SUVs compactos da faixa entre R$ 120 mil e R$ 170 mil.

O Toyota Yaris Cross deverá chegar ao Brasil no final do primeiro semestre de 2025
Crédito: Divulgação
toggle button

Volkswagen

O ano de 2025 também promete ser nervoso na Volks, que conseguiu terminar 2024 com o registro de ter o Polo como carro de passeio mais emplacado do país.

O principal lançamento da empresa será o SUV Tera, um modelo subcompacto que terá porte entre o do Polo e o do Nivus, e preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Será rival de Honda WR-V, Fiat Pulse e Renault Kardian.

Além dele, a marca já avisou que vai lançar o Nivus GTS. O Taos remodelado, com cara de ID.4, é outro no radar. São mais três novidades, portanto: Tera, Nivus GTS e Taos.

O Volkswagen Nivus GTS será uma das primeiras estreias da marca, já neste início de ano
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Volvo

A Volvo deverá finalmente promover o lançamento do SUV EX90, um modelo grande e de sete lugares que é considerado a versão 100% elétrica do XC90. Além disso, o próprio XC90 deverá ser atualizado durante esse ano.

Zeekr

Por fim a Zeekr - marca de luxo do Grupo Geely, que também comanda a Volvo - deverá lançar por aqui o 7X, um SUV médio para cinco pessoas com 645 cv de potência e porta-malas gigante, de 610 litros. O carro tem 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e 2,92 m de entre-eixos.

Fez as contas? Nós fizemos: são 69 novidades praticamente certas para o nosso mercado apenas no segmento de utilitários - sem considerar picapes, hatches, sedãs e demais categorias. Seja bem-vindo, 2025!

O Zeekr X foi o segundo lançamento da marca no Brasil, após a perua 001; o próximo deve ser o SUV 7X
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button
Comentários