O canal de notícias da Webmotors

Toro turboflex x S10: quem vence na arrancada?

A websérie Arrancada Webmotors colocou as picapes da Fiat e da Chevrolet frente a frente na pista de um quarto de milha

por Guilherme Silva

Após levar para a pista a histórica rivalidade entre o Camaro e o Mustang - com direito a um tira-teima com um clássico Camaro 1968 - a Arrancada Webmotors levou para a São Paulo International Dragway uma disputa um tanto inusitada.

Desta vez, os pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri colocam a Fiat Toro Volcano T270 e a Chevrolet S10 High Country numa disputa de diferentes escolas de picapes. Qual delas vai se sair melhor? Neste episódio da websérie, patrocinada por Texaco e Santander Auto, ainda tem a participação de um “modelo surpresa” que promete fazer bonito na pista. Vem acelerar com a gente! Dá o play!

Monobloco x chassi

Fiat Toro e Chevrolet S10 são picapes de diferentes propostas e concepções. Enquanto a primeira tem uma pegada mais urbana e construção do tipo monobloco, a última segue a tradicional receita de carroceria montada sobre um chassi de longarinas.

A Fiat Toro é feita em Goiana (PE), na mesma fábrica onde são produzidos os Jeep Renegade, Compass e Commander, com os quais compartilha parte da estrutura, diversos componentes e motorizações. O modelo que a Arrancada Webmotors levou para a pista é da versão intermediária Volcano T270 (parte de R$ 163.290), equipada com o motor 1.3 turboflex de até 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque. Esse propulsor é combinado ao câmbio automático de seis marchas, sempre com tração dianteira.
A picape compacta-média da Fiat também pode ser configurada com a motorização 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgf.m, conectada com a caixa automática de nove marchas e tração nas quatro rodas sob demanda.

A Chevrolet S10 High Country (R$ 297.130), por sua vez, é a versão topo de linha da picape média fabricada pela GM em São José dos Campos (SP). A grandalhona de mais de duas toneladas é movida pelo motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgf.m, também atrelado a um câmbio automático de seis marchas. O seu sistema de tração 4x4, no entanto, tem acionamento eletrônico temporário com reduzida.

Como é a Arrancada Webmotors?

Patrocinada pela Texaco e Santander Auto, a atração comandada pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri irá proporcionar muita adrenalina aos fãs de velocidade. No primeiro pega desse capítulo, a Fiat Toro levou a melhor sobre a Chevrolet S10, como você pôde ver no vídeo acima. O modelo da Fiat cumpriu o quarto de milha em 16,67 segundos, enquanto a picape da Chevrolet fez o tempo de 17,04 segundos.
Com isso, o modelo da marca italiana, conquistou o direito de disputar um pega contra uma Volkswagen Amarok V6 com motor preparado para entregar cerca de 350 cv!

Como são as provas de arrancada?

As competições de arrancada são disputadas entre dois veículos (carros, motocicletas, etc) em uma pista reta, geralmente com extensão de um quarto de milha (402 metros). As provas de automóveis são divididas por categorias, de acordo com o tipo de motor (aspirado ou sobrealimentado), nível de potência e tipo de tração (dianteira, traseira ou integral).

Comentários

Carregar mais