Torque declarado da Hummer EV gera polêmica

Picape elétrica da General Motors, que ressuscitou nome da marca de origem militar, impressiona pelos 1.590 kgf.m

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Guilherme Silva
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Há alguns dias, a General Motors chamou a atenção do mundo ao revelar a sua primeira picape elétrica. Além de ressuscitar o nome da marca de origem militar, a Hummer EV impressionou pelo absurdo torque declarado de 1.590 kgf.m.

Para se ter uma ideia, essa força equivale a quase cinco vezes o torque gerado pelo enorme motor V8 turbodiesel de 770 cv do Scania 770S, o caminhão extrapesado mais potente do mundo.

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Mas será que é possível um veículo elétrico gerar tanto torque assim? Segundo a revista norte-americana Motor Trend, tudo isso não passa de uma estratégia de marketing da GM. Fontes ligadas à fabricante disseram que o número divulgado corresponde ao torque de cada um dos três motores multiplicado pelas relações das transmissões dianteira e traseira.

GMC Hummer EV é a primeira picape elétrica da General Motors
Crédito: Divulgação
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Os números oficiais de torque dos propulsores ainda não foram divulgados, mas o engenheiro-chefe do projeto, Al Oppenheiser, revelou que cada motor entrega entre 52,3 kgf.m e 55,3 kgf.m. A potência combinada é de 1.014 cv.

Considerando que cada um dos motores seja capaz de entregar 52,3 kgf.m, o torque real da Hummer EV seria de 156,9 kgf.m, número mais condizente para uma picape elétrica (e ainda assim mais que o triplo de força do motor 2.8 turbodiesel de 200 cv da Chevrolet S10 brasileira).

Como o torque é gerado?

Já explicamos recentemente aqui no WM1 o que é torque, mas podemos dizer que se trata da quantidade de força de rotação gerada pelo motor. Nos carros a combustão, essa força vem da pressão dos gases resultantes da queima da mistura ar-combustível no interior dos cilindros para movimentar os pistões. O movimento de sobe e desce desses componentes faz girar o virabrequim, um eixo ligado às rodas do veículo.

Os motores elétricos dependem do conceito do eletromagnetismo. Um elemento rotativo e outro estacionário, entre outros componentes, ficam instalados em uma carcaça. Quando a corrente elétrica das baterias passa pelo motor, esses dois elementos, que possuem diferentes campos magnéticos, se repelem e provocam o movimento do rotor gerando o torque enviado para as rodas do carro.

No Brasil, o torque dos motores é medido em quilograma-força metros (kgf.m), mas na maioria dos países é mais comum se usar Newton metros (Nm). Já nos Estados Unidos a medição é feita por libra-força pé (lb-ft).

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