O canal de notícias da Webmotors

Toyota Corolla Cross é seguro, moderno e espaçoso

No Dia dos Pais, peguei um Corolla Cross emprestado para levar meu pai a um lugar nostálgico. Só que fomos de híbrido!

por Informe Publicitário

Imagine misturar o passado com o futuro. Reviver momentos e lembranças de um lugar que fez parte da sua vida, só que com uma nova visão do mundo, do planeta, hoje cheio de tecnologia. Foi isso que a Toyota me proporcionou ao me emprestar um Corolla Cross XRX.
Tudo começou quando decidi fazer uma surpresa ao meu pai, que completa 70 anos agora em 2022, e levá-lo a um lugar especial: um sítio em Boituva (SP) que foi dele até o começo dos anos 2000. A chave já estava comigo desde antes.
Escolhi um Toyota Corolla Cross XRX híbrido justamente para poder mostrar a ele como os automóveis evoluíram ao longo destes meus quase 15 anos de carreira. Imaginem poder fazer uma viagem de 120 km com um SUV que tem o consumo de um carro 1.0 de 15 anos atrás?
Retirei o SUV e fui buscar meu pai - que até aquele momento sabia somente que faria parte da nossa reportagem, mas não para onde íamos.

Toyota Corolla Cross: espaçoso, seguro e econômico

Antes de falar sobre os momentos que tivemos dentro do carro durante a viagem, reservo aqui alguns parágrafos para falar sobre o SUV, que também é um dos personagens dessa história.
Completo, ele ofereceu tudo que precisávamos ter para a viagem: segurança, bom espaço interno e ótimo consumo de combustível. Segundo dados oficiais, o Corolla Cross híbrido consegue fazer até 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina e 11,8 km/l e 9,7 km/l, respectivamente, com etanol. Quando comecei a trabalhar nessa área, em 2007, esses números eram de carros populares.
Durante nosso trajeto, fiz uma média de 15 km/l de acordo o computador de bordo. E aí decidimos parar para almoçar em um posto da Rodovia Castelo Branco, na altura do km 49. Talvez pelo trajeto ele já suspeitasse para onde íamos...
Seguimos adiante e depois de muita conversa, sugeri ao meu pai que fizesse uma espécie de resenha com o SUV. Há mais de uma década trabalho nessa área, guio diferentes carros toda semana e ele sempre teve certo receio de dirigir veículos de teste justamente pela preocupação de talvez ter que enfrentar alguma situação, sabendo que é meu nome que assina os contratos de empréstimo.
Mas dessa vez teria que ser diferente. É Dia dos Pais. É uma viagem especial, com um cara especial. Parei no posto do quilômetro 73 da Castelo, comprei um café e pedi que ele se acomodasse para dirigir. A essa altura, ele já devia saber que íamos para Boituva.

Ele assumiu o volante!

Daqui em diante conto a história do banco do carona, já que ele assumiu o volante e se surpreendeu com o torque do carro - o Corolla Cross XRX tem 122 cv e 14,5 kgf.m de torque - e com "a velocidade das trocas do câmbio", ainda que o SUV tenha uma caixa do tipo CVT sem emulação de marchas...
Ele também se impressionou com a tecnologia do ACC que a versão mais cara do Corolla Cross dispõe, apesar de não ter tido coragem de tirar o pé do freio ou deixar que o carro se movimentasse por conta, como fiz durante meu turno, mas entendeu como o sistema funciona quando expliquei que os sensores agem de acordo com o carro à frente.
Garantiu na breve resenha que fez durante a gravação que as ultrapassagens foram realizadas com tranquilidade e segurança. E ainda se espantou quando viu que pegamos o acesso do quilômetro 109 da estrada com o computador de bordo apontando consumo de 17 km/l - fato é que o pé dele é bem mais leve do que o meu.
Percorremos a estradinha de cascalho até o sítio e aí meu pai se emocionou. "Poxa, que coisa legal, que incrível poder voltar para cá depois de tantos anos. Aqui vivemos grandes momentos, nos divertimos muito... Compramos esse sítio nos anos 1980 por causa dessa árvore, que segue aqui até hoje", revelou.
Detalhe: até hoje eu não sabia disso.

Com o Corolla Cross estacionado na parte de cima, perto da piscina, passeamos e relembramos dos momentos em que vínhamos com amigos para dias de churrasco, piscina e futebol.
"Como é curioso notar que um carro pode nos trazer de volta a lugares onde vivemos tantos daqueles momentos. E o mais impressionante é ver como a tecnologia desses modelos evoluíram com o passar do tempo. Hoje temos carros híbridos que consomem o mesmo que um modelo 1.0 de antigamente", resenha meu pai, sem notar que eu o observava.
Também levei o velho para sentar no banco de trás para dar uma conferida no espaço interno e na série de mimos que o SUV oferece para quem vai posicionado no espaço traseiro - afinal o Corolla Cross é um legítimo carro de família. Ele amou e quase quis voltar sentado ali, como se eu me transformasse em um motorista de aplicativo de carona. De luxo.
Passadas as impressões e alguns papos sobre minha história na Webmotors, que completou três anos em julho com mais de 100 carros testados, gravamos na parte de cima da chácara os Reels, Stories e Tiktoks que vocês podem conferir nas redes sociais da Webmotors (@webmotors).
O Corolla Cross hoje custa a partir de R$ 157.690 nas versões com motor 2.0 aspirado - mas na mais cara e equipada, como esta da viagem, sai por R$ 206.890. Seguro, confortável, moderno e completo. É um dos carros da Toyota que mostra como poderá ser o futuro da mobilidade. E meu pai adorou.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas