A Toyota do Brasil anunciou nesta semana a chegada da Toyota Corolla Cross XRX com motor 2.0 flex - antes, essa configuração era oferecida somente para a variante com motor 1.8 híbrido, no topo da gama.
Segundo a marca, a nova configuração chega para complementar a linha do SUV, que agora tem seis versões. Confira os preços atualizados:
Desde seu lançamento no Brasil, em março de 2021, o Corolla Cross vem ganhando participação em vendas - mas ainda passa longe de chegar perto do Jeep Compass, o SUV médio mais emplacado do Brasil desde que foi lançado, em 2016.
De acordo com a Toyota, de janeiro a novembro deste ano, o Corolla Cross teve 37.685 licenciamentos - atualmente, ele é o segundo SUV médio mais emplacado do mercado brasileiro, com participação de 31,6%.
Segundo a marca japonesa, o desempenho comercial do modelo no varejo é destaque: nesta modalidade (vendas em concessionárias), o SUV é "líder absoluto no mercado brasileiro", com 41% de participação. Atualmente o Corolla Cross é responsável por 48,2% do volume total produzido em Sorocaba (SP). O carro também é exportado para mais de 20 países na América Latina.
Desde a versão de entrada XR, de entrada, o Corolla Cross tem ar-condicionado digital automático com saída na traseira, banco do motorista com regulagem e direção com assistência elétrica progressiva, entre outros recursos. A nova versão traz os mesmos itens já conhecidos da versão topo híbrida flex.
Na parte de dentro, tem bancos de couro com ajuste eletrônico de altura para o motorista, quadro de instrumentos com tela de TFT de sete polegadas, central multimídia de nove polegadas com espelhamento via CarPlay e Android Auto, volante com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado com duas zonas de resfriamento e teto-solar.
Por fora, tem rodas de 18 polegadas diamantadas, com acabamento na cor preta e calçadas com pneus 225/50, faróis de LED e retrovisores elétricos e pintados na cor do veículo.
Na parte de segurança, vale dizer que desde a versão XR o modelo vem com sete airbags, câmera de ré com projeção na multimídia, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, faróis de neblina em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme e sistema Isofix com ancoragem de três pontos.
Além dos itens de segurança passiva, o SUV médio traz recursos de segurança ativa, já que nas versões mais sofisticadas vem com o Toyota Safety Sense (TSS). O pacote tem sistema de pré-colisão frontal, assistência de permanência de faixa e alerta de mudança de faixa, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
As (agora) quatro versões iniciais do Corolla Cross são equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force, flex, de quatro cilindros em linha, 16V, comando variável inteligente (VVT-iE) e sistema de injeção direta e indireta de combustível.
Com taxa de compressão mais alta (13:1), curso longo e pistões de baixo atrito, entrega 177 cv de potência com etanol (169 cv a gasolina) e 21,4 kgf.m de torque. O câmbio é o bom conjunto CVT, que simula dez marchas,
São seis as cores disponíveis para o Corolla Cross 2024: branca Polar (sólido) e branca Lunar (perolizado), além da preta Infinito, prata Lua Nova, cinza Granito, vermelha Granada e azul Netuno - todas estas metálicas.