Toyota Hilux Gazoo Racing foca no piso off-road

Primeira série da divisão esportiva da marca, que desembarcará no Brasil ano que vem, vai bem mesmo é no fora de estrada

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota Hilux Gazoo Racing foca no piso off-road
Rodrigo Ferreira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano era o de 2007 e um grupo de engenheiros da Toyota do Japão, por conta própria, resolveu preparar dois carros para disputar as 24 horas de Nürburgring, a prova de enduro mais difícil do mundo. Nascia ali a base da Gazoo Racing, que em 2015 se tornou uma divisão oficial da fabricante japonesa de carros de competição. O lema é simples: usar as competições para fazer carros de rua ainda melhores.

O primeiro fruto desta filosofia já tem nome e data para chegar ao Brasil. E, por mais estranho que possa parecer, será sob a carroceria da picape Hilux, que ganhou o sobrenome GR Sport (de Gazoo Racing Sport). A série especial, que poderá ser conferida até domingo no Salão do Automóvel de São Paulo, já está em pré-venda nas concessionárias da marca e desembarca no país a partir de janeiro.

 Série especial de 420 unidades começará a ser vendida em janeiro
Toyota Hilux GR Sport
Legenda: Série especial de 420 unidades começará a ser vendida em janeiro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A versão baseada no topo de linha SRX ainda não teve preço revelado, mas deverá ficar em torno de 10% mais cara em relação a sua variação base. Algo em torno de salgados R$ 220 mil. A princípio serão apenas 420 unidades destinadas ao público brasileiro, todas elas numeradas.

Na última semana, o WM1 esteve em Buenos Aires, na Argentina, para um primeiro contato com a novidade. O local marcado foi o autódromo internacional Juan & Oscar Gálvez, que recebeu provas da Fórmula 1 nas décadas de 1950 e 1990.

Todas as unidades da série especial serão numeradas
Crédito: Divulgação
toggle button

O endereço não poderia ser mais simbólico para apresentar uma divisão de competição, mas como a novidade foi feita para o 4X4 a pista de asfalto deu lugar a um traçado preparado de terra com pouco mais de dois quilômetros de extensão e algumas erosões, pedriscos, “costelas de vaca” e até espaço para uns saltos.

As maiores mudanças da Hilux GR Sport foram no visual. A grade frontal deixou de lado o emblema da marca para receber a inscrição "TOYOTA" sob um fundo preto brilhante estilo colmeia. Os faróis são de LED, assim como os faróis auxiliares. As rodas aro 17 foram escurecidas e receberam pneus todo terreno (265/65). Além disso, a picape ganhou estribos laterais com alumínio antiderrapagem e adesivos cinzas e vermelhos nas portas e lateral da caçamba. Serão oferecidas três cores de carroceria: preto, branco e vinho.

Na parte mecânica, as mudanças foram focadas na suspensão. As molas helicoidais dianteiras foram endurecidas e houve a troca de amortecedores de tubo duplo por monotubos.

Suspensão ganhou novos amortecedores e molas
Crédito: Divulgação
toggle button

As alterações deixaram a Hilux mais estável em pisos de off-road. A marca disponibilizou uma versão SRX para base de comparação no trajeto montado para os jornalistas. A GR Sport ficou mais estável e firme quando levada ao limite se comparada com as demais versões. A caçamba, por exemplo, mesmo vazia pula menos que as suas irmãs.

Não houve alteração na motorização, que continua a ser o 2.8 Diesel de 177 cv a 3.400 rpm e 45,9 kgfm de toque, com transmissão automática de seis velocidades e tração 4x4. Já os freios têm ABS e distribuição da força de frenagem, controle de tração e estabilidade, controle de balanceamento de reboques, assistente de partida em rampas, luzes de freio de emergência, duplo airbag frontal, de cortina e laterais, além de bolsas infláveis para o joelho do motorista - no total são sete. Sistema ISOFIX para fixar cadeirinhas de crianças também é de série.

 Detalhes no acabamento são exclusivos da versão especial
Toyota Hilux GR Sport
Legenda: Detalhes no acabamento são exclusivos da versão especial
Crédito: Divulgação
toggle button

A Toyota vez uma estreia da divisão Gazoo Racing tímida, mas boa com a Hilux. Porém o grande desafio ainda está por vir. Quem sabe com versões esportivas de Corolla, Yaris e família Etios.

Viagem feita a convite da Toyota

Comentários
Wid badge