A Toyota vai investir R$ 1,7 bilhão para produzir no Brasil um novo modelo híbrido flex. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio Bandeirantes (SP), ao lado de autoridades do governo de São Paulo.
O novo modelo híbrido flex será produzido na fábrica da Toyota de Sorocaba (SP). Deverá ser o híbrido mais barato da marca no país, abaixo do Corolla Cross, e, provavelmente, será uma versão nacionalizada do Yaris Cross, um SUV derivado do Yaris - que já existe por aqui nas cnfigurações sedã e hatch.
A previsão é que o novo automóvel chegue ao mercado em meados de 2024. O carro deverá ter motorização híbrida flex, mas também uma versão com motor a combustão tradicional. Ou seja, a Toyota vai entrar de forma agressiva no segmento dos SUVs compactos.
A eventual chegada do Yaris Cross seria o ponto de partida do uso da plataforma GA-B no país. Depois, seria aproveitada também na produção local da próxima geração do Yaris sedã e hatch - algo previsto lá para 2025.
Lá fora o Yaris Cross tem 4,18 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. Assim, é menor que alguns SUVs do mesmo porte já vendidos no Brasil. O motor será fornecido pela fábrica da Toyota de Porto Feliz (SP) e poderá até mesmo ser o 1.8 híbrido usado em versões do sedã Corolla - isso reduziria custos de produção.
A iniciativa tem o apoio do Programa ProVeículo Verde do estado de São Paulo, que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio da liberação de crédito acumulado de ICMS. A marca terá isenção fiscal durante quatro anos, fornecida em créditos do imposto, em valor que pode chegar a R$ 1 bilhão.
O investimento da Toyota terá basicamente dois destinos: a produção do novo veículo compacto híbrido flex, com o investimento de R$ 1,63 bilhão; e a atualização de outro modelo híbrido flex (Corolla Cross ou Corolla sedã), com aporte de R$ 61,8 milhões. É o maior valor de investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022.
Vale lembrar que a Toyota foi a primeira montadora a oferecer híbridos e híbridos flex fabricados no Brasil e que, hoje, é a única montadora com toda sua operação fabril localizada no Estado de São Paulo - tem unidades em Sorocaba, Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo). A marca tem 6.000 funcionários e o investimento deverá gerar cerca de 700 novos empregos.