O novo Toyota RAV4 Plug-in Hybrid foi lançado oficialmente no Brasil nesta quinta-feira (4/4). Com esse lançamento, o SUV da marca japonesa passa a ser oferecido, pela primeira vez, na configuração híbrida plug-in (XSE Plug-in Hybrid), a mais potente já desenvolvida: entrega 306 cv de potência! Segundo a Toyota, o modelo tem autonomia de até 55 quilômetros no modo totalmente elétrico.
Vale destacar também outras novidades do Toyota RAV4 XSE Plug-in Hybrid. Caso do cluster do painel de instrumentos com tela TFT de 12,3 polegadas, da nova central multimídia com tela de 10,5 polegadas e do head-up display com informações sobre trajeto, velocidade e piloto automático.
O novo RAV4 Plug-in Hybrid tem um sistema híbrido, que une um motor a combustão de 2.5 litros, 185 cv e 22,9 kgf.m, a dois motores elétricos - o dianteiro entrega 182 cv e 27,5 kgf.m e o traseiro, 54 cv e 12,3 kgf.m.
A Toyota não divulga o torque total combinado do modelo. Este conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e, aliado à transmissão CVT, permite que o RAV4 acelere de zero a 100 km/h em seis segundos.
A Toyota divulga ainda que o novo RAV4 híbrido plug-in tem um consumo médio de combustível de 35 km/l em ambientes urbanos e de 30 km/l em estradas.
O SUV tem ainda quatro modos de condução diferentes: Normal, ECO, EV (elétrico) e Sport. O modelo é equipado com um carregador portátil convencional de 2,3kW e um wallbox de 7,4kW, que permite a recarga das baterias em duas horas e meia.
Dentre os itens de conforto e conveniência, o novo Toyota RAV4 Plug-in Hybrid tem ar-condicionado digital de duas zonas e acionamento remoto, e abertura e fechamento da tampa do porta-malas também remoto. Nesta versão híbrida plug-in, o RAV4 ainda tem espelhos retrovisores externos autorretráteis, com ajustes elétricos, indicadores de direção e aquecimento (desembaçador) foot light.
O carro tem também assistência de permanência de faixa e alerta de oscilação (LTA, LDA e SWS), projetados para monitorar as marcações da estrada e ajustar automaticamente a direção e ajudar o motorista a permanecer na faixa.
Além disso, o sistema LTA é equipado com câmera de reconhecimento frontal, radar e sensor de monitoramento de ponto cego (BSM). O SUV tem ainda assistência de farol alto automático (AHB) e aviso de saída de faixa com opção de som e/ou vibração do volante.
O sistema de segurança Toyota Safety Sense (TSS) inclui o sistema de pré-colisão frontal (PCS), que também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) foi melhorado e agora pode ser ajustado em todas as velocidades. Para completar, tem reconhecimento de placas de trânsito e redução de velocidade em curvas.
A lista de itens de segurança do veículo inclui ainda sete airbags - dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão presentes controles de estabilidade (VSC) e de tração (TRC), assistente de partida em rampa (HAC), freios ABS com EBD, assistência à frenagem de emergência (BAS), luzes de freio de emergência (EBS) e duas ancoragens Isofix, com dois pontos de amarração superior.
O Toyota RAV4 Plug-in Hybrid na versão XSE estará disponível em concessionárias selecionadas da Toyota a partir deste mês de abril por R$ 399.990. O carro tem cinco anos de garantia, com o acréscimo de três anos de garantia ou 100 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro) para o sistema híbrido/elétrico. As opções de cores são Branco Lunar, Prata Metálico, Cinza, Azul Topázio e Vermelho Emoção, sempre com o teto preto.
A versão SX Connect Hybrid do SUV continua disponível no Brasil, com preço sugerido inicial de R$ 349.290.