Embora a Toyota não pareça uma marca que investe forte em veículos totalmente elétricos, a montadora japonesa está trabalhando, a portas fechadas, em uma série de tecnologias movidas a bateria.
A marca aproveitou o Japan Mobility Show para mostrar algumas novidades tecnológicas nessa área. Exibiu, por exemplo, um conceito totalmente elétrico do Land Cruiser, chamado oficialmente de Land Cruiser SE.
Ao contrário do recentemente revelado Land Cruiser Prado 2024 e do Land Cruiser Série 70, que são baseados em chassis tradicionais, o Land Cruiser SE é baseado num chassis monocoque moderno. A modernidade reflete-se no design, que ganha um exterior arredondado, futurista e com forte inclinação na coluna "C".
A postura geral do Toyota Land Cruiser totalmente elétrico é muito mais esportiva do que a convencional alta e quadrada do modelo movido a combustão. Evidentemente, o novo Land Cruiser SE está focado na eficiência aerodinâmica, que é definida por sugestões visuais que o alinham com a linguagem de design da nova era da Toyota.
Outros destaques são o capô angular e os painéis laterais bastante esculpidos. Bem diferente visualmente o que costumamos ver na linha Land Cruiser a combustão - quase sempre modelos parrudos e mais quadradões. O conceito também exibe barras de luz envolventes e estreitas, câmeras retrovisoras e pneus de perfil baixo, que sugerem uma experiência mais "premium" e menos off-road.
O Land Cruiser SE mede 5,15 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,70 m de altura, com uma distância entre-eixos de 3,05 m. Isso o torna comparável ao Land Cruiser a combustão.
Por enquanto a Toyota não revelou nada sobre seu trem de força, embora afirme que o Land Cruiser totalmente elétrico será capaz de “enfrentar terrenos acidentados”. Isto significa, essencialmente, o fornecimento de uma configuração de tração integral com uma possível configuração de motor duplo.
A fabricante japonesa ainda não compartilhou nada relacionado sobre uma possível versão de produção, mas os rumores da imprensa mundial sugerem que a nova geração de veículos elétricos da Toyota começará a chegar aos mercados internacionais a partir de 2026.
Além do SUV elétrico, a Toyota aproveita o evento japonês para revelar outras coisas. É o caso desse novo volante futurista da imagem acima. Chamado pela marca de NEO Steer, tem um aspecto bastante peculiar, diferente do redondo tradicional e muito parecido com um joystick de videogame ou manche de avião.
Instalado em um novo Land Cruiser Prado atual, o NEO Steer se inspira no guidão das motocicletas ao integrar os controles de aceleração e frenagem ao volante, o que também elimina a necessidade de pedais. Esta direção tipo manche facilita a condução manual, o que significa que um SUV com este volante também poderia ser conduzido por motoristas com deficiências nos membros inferiores.
No manche, os controles são montados no lado direito. Eles substituem os pedais de aceleração e freio, permitindo assim que os motoristas entrem e saiam do veículo com facilidade.
Esta não é a primeira vez que a Toyota equipa um veículo de fábrica com uma configuração semelhante a um manche. A Lexus, marca de luxo da Toyota, introduziu a tecnologia "steer by wire" no RZ EV SUV, que é essencialmente uma versão Lexus do popular Toyota bZ4X SUV. A tecnologia steer by wire do Lexus RZ é oferecida como uma alternativa ao volante tradicional, e também é semelhante a um manche.
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!
VÍDEO RELACIONADO: