A Toyota não pretende ver a concorrência ganhando escala nos segmentos de picapes em que ainda não atua - falamos aqui principalmente de Fiat, como a Toro, e de Chevrolet, com a Montana.
Sendo assim, conforme adiantado pelo WM1 em meados de 2023, a marca japonesa terá uma picape intermediária no mercado brasileiro, justamente para roubar compradores dessas rivais.
Depois dos boatos repercutidos no ano passado, neste começo de ano a confirmação veio pelo site Auto Segredos e depois complementada pela Agência Autodata, com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. É lá que a nova picape deverá ser produzida, provavelmente até 2027.
Os planos contemplam a produção de uma picape intermediária, que deverá usar a mesma plataforma TNGA de modelos como Corolla e Corolla Cross. Por conta disso, ela seria monobloco - e não com chassi e carroceria separados.
Falando no Corolla Cross, o site Auto Segredos diz que o SUV compartilharia uma série componentes com a nova picape, incluindo portas e para-lamas dianteiros, laterais e capô, entre outros.
A picape também deve estrear um motor híbrido plug-in e flex, cujo desenvolvimento estaria incluído nos investimentos planejados pela Toyota justamente para os próximos cinco anos.
Seria um híbrido como o usado no Corolla e no Corolla Cross, porém com bateria mais forte e aliado a um propulsor térmico de 2.5 litros com dois motores elétricos - um em cada eixo -, que entregariam mais de 200 cv de potência combinada. E plug-in, diferentemente do que acontece com a dupla de Corollas.
A nova picape deverá ser baseada no conceito EPU, que foi exibido no último Salão de Tóquio e cujas imagens mostramos nessa reportagem.