O utilitário compacto que a Toyota pretende vender no mercado brasileiro em 2025 não será baseado no indiano Hyrider, como vinha se especulando. O Hyrider é vendido na Índia com a marca Toyota, mas na prática é fruto de uma parceria com a também japonesa Maruti, marca que pertence à Suzuki - e, no fim das contas, é um Vitara com o logo da Toyota.
Segundo o prestigioso e sempre certeiro site autossegredos.com.br, o SUV que será vendido por aqui pela Toyota será baseado em um projeto da conterrânea Daihatsu, que por enquanto é chamado de Projeto D90B ou Next B. Para quem não lembra - ou não é daquele tempo -, a Daihatsu já esteve no Brasil, onde vendeu modelos como o compacto Charade, o utilitário Terios, a minivan Gran Move, o jipinho Feroza e o subcompacto Cuore entre 1994 e 1999.
O novo SUV usará a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), mas em versão simplificada rebatizada de Daihatsu New Global Architecture (DNGA). Destinada a países emergentes, essa arquitetura tem processo de produção bem menos complexo. Ao mesmo tempo, o carro terá alguma inspiração visual no Yaris Cross vendido na Europa, e suas dimensões serão similares - o Yaris Cross tem 4,18 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura.
Depois de concluído, o projeto vai virar modelo de produção e será fabricado em Sorocaba (SP). A motorização ainda é mistério, mas fala-se em um novo propulsor de três cilindros flex com 1.5 litro e uma variação híbrida, com esse mesmo 1.5 e mais um motor elétrico.