Veículos com tração nas quatro rodas são aqueles dotados de um sistema que distribui a força do motor às rodas dianteiras e traseiras com o objetivo de aumentar a aderência em pisos escorregadios e melhorar a capacidade de transposição de terrenos acidentados.
É comum as pessoas confundirem tração integral com tração 4x4. Embora esses conceitos tenham a mesma finalidade, existem diferenças no modo como tracionam o veículo em condições adversas, como uma estrada coberta de neve ou um lamaçal, por exemplo.
Tração é a força que o motor envia às rodas motrizes do veículo. A maioria dos carros são dotados de tração dianteira, ou seja, são movidos apenas pelas rodas da frente. Atualmente, somente modelos esportivos tracionam as rodas traseiras por questões dinâmicas e de dirigibilidade.
Vamos supor que você tenha de subir uma ladeira em dia de chuva com o seu carro de tração dianteira. As rodas do eixo da frente são responsáveis por mover o veículo, enquanto as traseiras serão apenas puxadas. É provável que, na arrancada, os pneus dianteiros percam a aderência e até derrapem durante a aceleração.
No caso de um veículo com tração nas quatro rodas isso não acontece, pois a força do motor é transferida para todas as rodas ao mesmo tempo. Com isso, o veículo tem um desempenho superior e mais seguro em superfícies escorregadias.
A tração nas quatro rodas pode ser temporária ou permanente. A primeira, comumente chamada de 4x4, é mais utilizada em jipes e picapes, uma vez que eles rodam a maior parte do tempo com tração traseira e só enviam a força do motor ao eixo dianteiro com o acionamento de uma caixa de transferência.
Existe também a tração 4x4 sob demanda, como o utilizado na Fiat Toro turbodiesel, por exemplo. A picape é movida pelas rodas dianteiras, mas um diferencial de acoplamento viscoso passa a tracionar as rodas traseiras quando o sistema detecta a necessidade de maior aderência na condução do veículo.
Vale lembrar que não é indicado o uso da tração 4x4 no asfalto. Uma vez acionado, o sistema passa a girar as quatro rodas na mesma velocidade, o que eleva o desgaste de componentes e pneus – sem contar o risco de quebra e o aumento no consumo de combustível.
Na tração permanente, ou integral, as quatro rodas tracionam o veículo o tempo todo. No entanto, um diferencial central compensa as diferenças de rotação entre os eixos para repartir o torque do motor entre eles. Esse sistema gerencia automaticamente a distribuição de força entre todas as rodas de acordo com a necessidade.
Enquanto nos SUVs e utilitários leves a tração integral tem a função de melhorar as capacidades off-road, nos esportivos esse sistema utiliza um diferencial de acoplamento viscoso para aumentar a estabilidade em curvas e proporcionar maior tração em pisos de baixa aderência.