Alguém aí lembra do Honda Prelude? É um cupê esportivo da marca japonesa, que teve várias gerações e que chegou a ser vendido no mercado brasileiro no início dos anos 1990.
Era lindo e modernoso, e ainda hoje um modelo cobiçado - não só pelo desempenho, mas também por ser colecionável. Pois o Prelude vai ganhar uma sexta geração, e a Honda diz que chegará ao mercado americano no final do ano que vem.
Moderníssima, será a primeira na história do carro com motorização híbrida. Provavelmente será uma evolução da atual motorização e:Hev, presente em alguns modelos atuais.
No Prelude, o conjunto será composto por um motor a combustão e dois elétricos. Um dos motores elétricos traciona o carro - e o outro gera energia para esse primeiro. O térmico gera energia para os dois e eventualmente traciona, em momentos de extrema demanda.
Além desse sistema complexo, o carro estreará a transmissão Honda S+ Shift, criada para aprimorar a experiência de dirigir e do qual já falamos detalhadamente aqui. Sim, será um carro híbrido com um "câmbio simulador de marchas".
Quer mais? O carro também terá um recurso chamado de Active Sound Control, para simular um ronco de motor bem grave e proporcionar mais diversão ao motorista. Para fazer isso, terá sensores que vão ler a velocidade e a intensidade da aceleração.
O novo Prelude será uma evolução do Prelude Concept que fez sua primeira aparição no Japan Mobility Show de 2023. Depois disso, ele foi exibido no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2023 - os Estados Unidos são o principal mercado do mundo para o modelo.
O Honda Prelude foi apresentado pela primeira vez em novembro de 1978. De lá pra cá, ganhou cinco gerações e muitas versões. As que foram vendidas no Brasil foram a Si e a Si e Coupé S 2.2. Muitos ainda estão por aí - confira essas lindezas aqui no estoque Webmotors.
Aliás, os três primeiros modelos Honda na década de 1970 foram justamente Civic, Accord e Prelude, todos bem conhecidos por aqui. Mas, claro, na época eram muito diferentes - simples, menores e com design conservador.
Ao longo de sua história, o cupê esportivo introduziu novas tecnologias inovadoras na linha Honda. Caso da tração integral 4WS e do sistema de transferência de torque ativo e vetorização de torque ATTS.
A Honda estabeleceu uma meta global para atingir a neutralidade de carbono para todos os seus produtos e atividades corporativas até 2050.
Para atingir essa meta, a visão da empresa é fazer com que os veículos elétricos a bateria e a célula de combustível representem 100% de suas vendas de veículos até 2040.
A marca considera a introdução progressiva de modelos híbridos um passo importante para atingir esse objetivo. Atualmente, os híbridos representam mais de 50% das vendas do Accord e do CR-V - e espera-se que a versão híbrida represente cerca de 40% das vendas do novo Civic.
O primeiro modelo híbrido da Honda foi o Insight, lançado nos Estados Unidos em dezembro de 1999. E este ano a marca lançou o Prologue, seu primeiro SUV totalmente elétrico.
Pouca gente sabe, mas a Honda produz veículos na terra do Tio Sam há mais de 40 anos, e atualmente tem por lá 18 fábricas. Em 2023, mais de 99% de todos os veículos da Honda vendidos por lá foram feitos localmente.