O Polo foi o carro escolhido pela Volkswagen para celebrar o Rock in Rio nesta edição de 2024 - que, aliás, comemora 40 anos. Baseada na versão Polo Track, a série especial aposta no visual exclusivo e na lista de equipamentos mais incrementada para fazer o mesmo sucesso do festival de música.
Convivi durante uma semana com a versão do hatch, que é equipada com motor 1.0 MPI, tem câmbio manual de cinco marchas e custa R$ 93.590 - exatos R$ 3 mil a mais que o valor pedido pela configuração de entrada do dois volumes.
Nesse período, tive tempo para identificar alguns motivos que podem fazer um potencial comprador querer o hatch, ante as demais versões e concorrentes. Aliás, a configuração já pode ser encontrada nos estoques da Webmotors. Confira aqui!
A versão dedicada ao tradicional festival de música, que neste ano comemora 40 anos, ganhou uma série de mudanças estéticas. As mais interessantes são a faixa preta entre as lanternas traseiras, os retrovisores e maçanetas em preto brilhante, além do teto também na cor preta.
Apesar de não ser a intenção da versão, a escolha parece deixar o carro esteticamente mais ousado. Os adesivos alusivos ao Rock in Rio também agradam pela escolha de posição e o contraste com a pintura da carroceria.
Na cabine, os bancos dianteiros afastam aquela impressão de carro básico. Assim como o acabamento em black piano no painel e puxadores de porta.
O Polo Rock in Rio vem equipado com a melhor multimídia na Volkswagen. É o sistema VW Play, que tem tela de 10 polegadas com ótima resolução e fluidez.
O equipamento vai associado a um maior número de alto-falantes, o que amplia a qualidade de som na cabine - são seis, contra quatro nas outras versões. Algo que as demais opções da linha Polo não têm nem como opcional. O volante também é multifuncional na série especial. Um conjunto que certamente pode fazer você optar pela versão.
Equipado com motor 1.0 MPI e transmissão manual de cinco marchas, o Polo Rock in Rio tem baixo consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o modelo faz 9,4 km/l e 13,7 km/l (etanol e gasolina) no ciclo urbano, e 10,8 km/l e 15,2 km/l (etanol e gasolina) na estrada.
Outro aspecto positivo do modelo não é necessariamente um mérito da versão: a dinâmica. Bem ajustado, o hatch tem ótimo comportamento de suspensão e direção. A calibragem do conjunto resulta em uma experiência de condução sempre confiável e agradável. Dito isso, dá para dizer que o Polo Rock in Rio roda como uma boa música.