Atrás do Creta, outros dois SUVs fecharam o pódio varejista do mês passado: Chevrolet Tracker, com 4.280 licenciamentos (foram outros 1.136 para clientes do tipo CNPJ); e Honda HR-V, que teve 3.959 unidades vendidas no varejo e 314 licenciadas como venda direta.
O Creta foi o carro mais vendido no varejo em 2024 em todo o Brasil, segundo a Fenabrave. Fabricado em Piracicaba, interior de São Paulo, registrou 56.081 emplacamentos neste formato de venda ao longo de 2024. Na segunda colocação do ano passado ficou o Chevrolet Onix, com 51.251 unidades. A terceira na temporada passada foi a Fiat Strada, com 50.453 picapes comercializadas.
Hyundai Creta e os SUVs
Chevrolet Tracker e Honda HR-V, que subiram ao pódio em janeiro, foram o quarto e quinto colocados nessa modalidade durante todo o ano de 2024, de acordo com os números do relatório.Dois SUVs deixaram um dos carros de passeio e o comercial leve mais emplacados do Brasil para trás. Isso mostra que, de fato, a preferência e o gosto do consumidor por SUVs continua em alta crescente.
O Hyundai Creta é bicampeão nessa modalidade - em 2023, ele também havia levado o título. A diferença é que em 2024 a disputa foi mais tranquila, com diferença de 4.830 unidades para o segundo colocado.
Como é o novo Hyundai Creta
O Creta mudou no segundo semestre do ano passado, quando estreou o mesmo visual do carro lançado na Índia, no início do ano. Além da dianteira, ganhou traseira redesenhada - com lanternas, para-choque e tampa do porta-malas novos - e novas opções de rodas de 17 e 18 polegadas.O "tapa" no visual veio acompanhado de um novo painel, com linhas mais atuais e instrumentação digital formando um conjunto integrado com a tela da central multimídia. Outra novidade está no banco traseiro, que ganhou descanso de braço central. De resto, o carro permaneceu o mesmo.
Versões e equipamentos
O Novo Creta, que é como a Hyundai se refere ao SUV reestilizado em outubro, estreou em cinco versões:- Comfort 1.0: R$ 147.390 (era R$ 141.890 no lançamento)
- Limited 1.0: R$ 162.490 (era 156.490 no lançamento)
- Platinum 1.0: R$ 178.990 (era R$ 172.690 no lançamento)
- N Line 1.0: R$ 187.590 (era R$ 182.090 no lançamento)
- Ultimate 1.6: R$ 196.990 (era R$ 189.990 no lançamento)
Essa versão é a única com motor 1.6 turboflex com injeção direta, casado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. É o mesmo conjunto usado há alguns anos no Tucson, mas com calibragem específica. Mais potente que no SUV médio - que era acertado só para gasolina -, rende 193 cv de potência e 27 kgf.m de torque.
Com o motor 1.6, o Hyundai Creta acelera de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge os 210 km/h de velocidade máxima. O consumo é de 11,9 km/l (cidade) e 13,5 km/o (estrada).
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