Triumph Rocket 3 GT é lançada no Brasil

Nova configuração vem se juntar à já existente R, que na linha 2023 ganhou nova opção de cor. Preço bate em R$ 130 mil

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Roberto Dutra
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A nova geração da Triumph Rocket 3 já é conhecida no mercado brasileiro. Foi lançada lá fora em 2019 e chegou por aqui no ano passado. Agora, tem novidade legal na área: a marca inglesa lança no país uma segunda versão da moto, a GT.

A GT vem se juntar à R, até agora a única opção que era vendida por aqui. Que, aliás, ganhou a inédita opção de cor Matt Silver Ice (cinza)na linha 2023. Até agora, apenas a cor Korosi Red (vermelha) estava disponível. Que, aliás, é bem mais bonita...

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A Triumph Rocket 3 tem o maior motor de moto feita em série no mundo: são 2.500 cm³!
Crédito: Divulgação
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Falando em cores, a Rocket 3 GT será vendida inicialmente apenas na cor Saphire Black (preta). O que não chega a ser um aspecto muito entusiasmante - embora a cor preta sempre tenha boa aceitação no mercado brasileiro, a Triumph oferece opções bem mais charmosas e interessantes lá na Inglaterra. Vamos torcer para virem, mais adiante.

Aliás, vale destacar que, no material de divulgação fornecido pela Triumph brasleira, as imagens mostram a moto em uma cor diferente da Sapphire Black. Vai entender...

A Triumph diz que as vendas começam este mês, mas na prática - como sempre acontece no caso de motos muito exclusivas - o primeiro lote já foi todo encomendado e agora é preciso entrar na fila. E espere sentado: o próximo lote só chegará no início de 2023.

A principal diferença da nova GT para a R é o estilo mais voltado para o conforto, que a caracteriza como uma motocicleta de turismo, indicada para longas viagens. A R tem posição de pilotagem mais esportiva e é mais adequada a trajetos curtos.

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O encosto para garupa é um dos diferenciais na Rocket 3 GT - a versão R não tem o acessório
Crédito: Divulgação
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A GT tem guidão mais largo, banco mais baixo - 75 cm do solo, contra 77,3 cm da R -, banco do garupa com encosto em alumínio escovado, manoplas com aquecimento e duas regulagens (nela são de série, e na R são opcionais) e espelhos retrovisores nas pontas dos punhos.

Aliás, o visual impressionante da moto é reforçado por detalhes bacanas como a tira do tanque em aço inoxidável escovado, a tampa do tanque em alumínio e do tipo Monza, e as tampas da caixa de ar e do óleo em alumínio escovado. As luzes de rodagem diurnas (DRLs) e o farol duplo com LEDs e o triângulo invertido da Triumph estilizado dão mais sofisticação ao conjunto.

E aquele motorzaço!

As duas versões têm o mesmo motor - que ainda é o maior do mundo para motocicletas de produção em série. Tricilíndrico, posicionado longitudinalmente, injetado e obviamente refrigerado a água, tem 2.500 cm³ com 167 cv de potência a 6.000 rpm e 22,1 kgf.m de torque a 4.000 rpm.

Outras especificações importantes da moto são a embreagem hidráulica, o câmbio de seis marchas com secundária por eixo cardã e as rodas de alumínio com pneus Avon Cobra Chrome desenvolvidos especialmente para o modelo - na traseira, a medida é de larguíssimos 240 mm.

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Aqui vemos a transmissão secundária feita pelo enorme eixo cardã e a lateral esquerda do motor, diferente da lateral direita
Crédito: Divulgação
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Com chassi de alumínio, a Rocket 3 GT também tem suspensão traseira Showa monochoque totalmente ajustável (retorno, compressão e pré-carga ajustável) e com reservatórios de gás "piggyback". Na dianteira, vão garfos dianteiros também da Showa, ajustáveis no retorno e na compressão. Os freios, por sua vez, são Brembo Stylema otimizados para atuação em curvas

A eletrônica a bordo, claro, é de altíssimo nível: além do óbvio acelerador eletrônico, a moto tem controle de tração também otimizado para curvas e quatro modos de pilotagem - road, rain, sport e rider -, que interferem na resposta do acelerador e nas configurações do controle de tração.

Outros recursos eletrônivcos importantes são o controle hill hold, que impede que a moto deslize para trás numa subida (o sistema aplica o freio traseiro até sentir que o piloto está começando a acelerar e é ativado usando o manete do freio dianteiro) e o controle de velocidade (o popular "piloto automático").

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O painel da Rocket 3 é uma telinha redonda de TFT, colorida e customizável
Crédito: Divulgação
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O painel de instrumentos é uma atração à parte. Com tela de TFT colorida, é customizável e tem ajuste de ângulo de inclinação, para que o piloto o posicione como achar melhor.

Quer mais mimos? A Rocker 3 GT vem com chave presencial e tomada USB de 5 Volts sob o assento. Com tudo isso, a nova versão GT é um pouco mais cara que a R: custa R$ 129.990, contra R$ 123.490 da R.

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Um dos charmes da moto é o farol duplo com DRL, LEDs e o triângulo da marca inserido na parte interna
Crédito: Divulgação
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E quem quiser gastar mais ainda pode encomendar os opcionais: monitoramento da pressão dos pneus, quickshifter bidirecional, sistema de controle GoPro integrado (que permite a operação da câmera por Bluetooth no painel deTFT), sistema de navegação com tecnologia Google acionado também por Bluetooth via aplicativo "My Triumph" - que pode ser usado em smartphones iOS e Android e, claro, operação integrada para telefone e música.

Tudo começou há 18 anos

Para quem não lembra, a primeira Triumph Rocket 3 foi lançada mundialmente em 2004. Já naquela época seu tamanho e imponência impressionavam. Era nada menos que a moto de produção com maior motor no mundo - o motor tinha 2.3 litros de capacidade volumétrica. O visual era mais custom que o da geração atual, mas seu sucesso foi instantâneo. E isso garantiu a longevidade do modelo.

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