Mais uma vez, a Troller, marca cearense que pertence à Ford, terá um estande exclusivo no Salão do Automóvel de São Paulo, realizado de 8 a 18 de novembro na capital paulista. Em 2018, a marca terá como atração o conceito TX4, que antecipa uma futura série especial do utilitário T4, hoje o único modelo produzido pela Troller em Horizonte (CE). Além disso, haverá uma projeção em holograma em tamanho real do que seria o "T4 do futuro", acompanhada de uma pesquisa com os visitantes para saber o que eles esperam de uma próxima geração do utilitário 4x4.
O TX4 nada mais é que uma versão mais equipada do T4, trazendo pneus todo-terreno e pintura verde metálica com detalhes em azul, presentes na dianteira, nos para-choques, no capô, nos estribos laterais, no teto e no "skorkel", que eleva a admissão de ar do motor ao nível do teto, para encarar zonas alagadas. Além disso, os para-choques dianteiros são exclusivos, permitido ângulos de entrada mais agressivos, e o conceito também conta com encaixe para macacos "high lift", que permitem levantar o carro para reparos em uma trilha, por exemplo.
"Vamos usar o conceito para testar a receptividade do público no Salão. Os planos são de transformar o TX4 em uma nova série especial, disponível ao público nas concessionárias", explica Demetrio Fleck, gerente de marketing, vendas e serviço ao cliente da Troller.
Mas a atração que mais deve chamar a atenção no evento será mesmo o conceito virtual em holograma do "Troller do futuro", em escala 1:1, cuja aparência ainda é mantida sob sigilo pela Troller - e pela Ford, a controladora da marca cearense. O executivo Fleck dá uma pista do que vem aí: "Tem muito cliente que considera comprar o T4, mas acaba levando uma picape 4x4, por exemplo, por conta do maior espaço interno. Hoje o segmento 4x4 não cresce em vendas e, para crescermos, precisamos sair desse nicho e entrar em outros segmentos", sinaliza o gerente. No estande, haverá uma espécie de sala de cinema onde haverá a projeção, com um equipamento importado.
Pouco antes de ser adquirida pela Ford, em 2007, a Troller chegou a lançar a picape Pantanal, derivada do T4 de primeira geração, mas o veículo apresentou sérios problemas de estabilidade e segurança e as cerca de 80 unidades foram recompradas pela Ford, tiradas das ruas e destruídas. Nossa aposta é que o holograma a ser revelado no Salão será de uma versão com entre-eixo alongado do T4, possivelmente com quatro portas, e não uma picape. Seria uma abordagem semelhante à adotada pela Jeep com o Wrangler, que tem uma versão curta, de duas portas, e outra mais longa (Unlimited), com quatro.
Ainda de acordo com Demetrio Fleck, após a exibição do holograma os visitantes serão convidados a participar de uma pesquisa para receber sugestões do que eles gostariam de ver nos próximos veículos da marca.
Na prévia do Salão do Automóvel para a imprensa especializada, a Troller também apresentou a linha 2019 da geração atual do T4, lançada em 2014. As novidades são discretas: no lugar do som da Kenwood oferecido anteriormente entra uma central multimídia da JBL, equipada com tela tátil de 6,5 polegadas e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o T4 passa a contar com as novas cores cinza Moscou e vermelho Toscana, totalizando nove opções de pintura da carroceria. Já disponível nas concessionárias, a linha 2019 tem preço sugerido de R$ 133.706, valor que sobe a R$ 134.546 com pintura metálica.
Da linha de acessórios disponível, o T4 também vai incorporar a opção de câmera de ré, conectada à nova central multimídia, cujo valor ainda não foi definido pela Troller.
De resto, o T4 segue sem alterações. Dentre outras coisas, isso significa que o utilitário ainda é vendido sem airbag duplo, item que não é obrigatório para veículos "off-road" no país - vem apenas com freios ABS. A Troller sinaliza que o airbag duplo, obrigatório em todos os carros de passeio novos vendidos desde 2014 no Brasil, poderá ser implementado futuramente - para isso, o T4 terá de passar por testes de impacto para homologação, um processo demorado e caro.
O Troller T4 mantém o motor 3.2 de cinco cilindros turbodiesel, capaz de render 200 cv e 48 kgfm, gerenciado pela transmissão manual de seis marchas, com tração 4x4, reduzida e bloqueio do diferencial traseiro - conjunto mecânico emprestado da Ranger. A picape média também empresta componentes da cabine, cujo painel de instrumentos, botões e até o ar-condicionado digital de duas zonas são do modelo antigo da Ranger. A carroceria é formada por compósito de fibra de vidro.
A lista de itens de série traz teto solar duplo fixo (que não abre), estribos laterais, preparação para snorkel, faróis de neblina, local para instalação de guincho, bagageiro de teto com barras transversais ajustáveis, pontos de ancoragem dianteiros, vidros, travas e retrovisores elétricos, central multimídia, ar-condicionado bizona e rodas de liga leve de 17 polegadas, calçando pneus de uso misto. Os freios são a disco nas quatro rodas.