A Ford pode vender definitivamente a Troller ainda no mês de junho. É o que disse Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará. Em entrevista à rádio CBN, ele disse que o governo trabalha como mediador entre Ford e grupo de investidores que pretende comprar a marca off-road e, por conseguinte, sua fábrica localizada em Horizonte (CE).
Ainda de acordo com Maia Júnior, a marca do oval azul tem pressa para vender a Troller. "Eram quatro interessados na compra da Troller, que manifestaram e assinaram acordo de diligência para negociar com a Ford. Tenho sido informado de que dois desses estão avançando nas diligências", disse o secretário à rádio CBN.
Em janeiro deste ano, WM1 revelou, com exclusividade, que os chineses estavam de olho no espólio da Ford no Brasil. Great Wall, Changan, GAC Motor e Geely já demonstravam interesse na fábrica da Troller em Horizonte, e também na planta de Camaçari (BA). Além disso, a reportagem também antecipou que o Grupo Caoa negocia com as empresas no intuito de formar uma sociedade nos moldes que estabeleceu com a Chery - em 2017, a empresa brasileira comprou 50% as operações da chinesa por aqui.
Fontes de mercado disseram ainda ao WM1 que a Great Wall estaria "na liderança" da corrida pelo espólio da Ford. Um dos principais fabricantes de automóveis da China, a gigante asiática "namora" há bastante tempo o Brasil e teria mais agilidade e recursos para iniciar uma produção em solo brasileiro até 2022.
Em nosso país, a Great Wall produziria SUVs da família Haval. Além disso, a montadora chinesa também atacaria na seara das picapes médias com a sua divisão GWM. Sua linha Pao já tem até registro no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).