A Hyundai confirmou o lançamento do SUV Palisade nesta quinta-feira (15) e ainda anunciou que vai apresentar nas próximas semanas a estratégia de vendas para o Ioniq 5, um crossover 100% elétrico.
Mas, afinal, o que é exatamente o Ioniq 5? Com cara de hatch e altura de SUV, ele é um modelo feito sobre a plataforma global de veículos elétricos da Hyundai, a E-GMP - e que, por aqui, terá o desafio de peitar modelos compactos movidos a bateria, como o BYD Dolphin e seus principais concorrentes.
Ao lado do SUV Palisade, o Ioniq 5 é um dos carros que serão importados diretamente pela Hyundai Motor Brasil. Isso porque desde o ano passado a fabricante e o Grupo Caoa chegaram a um acordo que permitiu à HMB eletrificar sua linha com produtos globais e vindos de fora.
A Hyundai já confirmou que o Ioniq 5 terá sistema de carregamento ultrarrápido e que ainda poderá servir, por exemplo, como gerador para outros dispositivos de uso doméstico, desde com a mesma voltagem residencial (110v ou 220v).
Sucesso de vendas em muitos mercados europeus e também nos Estados Unidos, o Ioniq 5 tem jeito de hatch, mas será vendido como SUV - ele tem 4,63 metros de comprimento, 3,00 metros de entre-eixos e altura elevada em relação ao solo.
Por dentro, é cheio de tecnologia. Para os mostradores principais, ele é mais um que une o quadro de instrumentos e a central multimídia em duas telas digitais interligadas por um mesmo display, como tem virado costume.
Na cabine, aliás, o carro combina tons mais claros e naturais, com revestimentos que são feitos com materiais reciclados e/ou de origem vegetal.
A Hyundai ainda não confirmou qual será a motorização da versão importada, mas nós apostamos na versão topo de gama, que tem bateria de 72,6 kWh que alimenta dois motores elétricos - um em cada eixo -, capazes de entregar 305 cv e 61,7 kgf.m de torque.
Lá fora, a autonomia no ciclo WLTP europeu é de 500 quilômetros. No padrão do PBEV do Inmetro, ela deve ficar na casa dos 410 km.
Além do Ioniq 5, vale lembrar que a Hyundai também pensa em trazer a nova geração do Kona para o Brasil. Segundo fontes, a ideia é importar o SUV compacto também nas variantes híbridas.