A convite da Toyota, tivemos o prazer de participar do Toyota Gazoo Racing Day, no Autódromo Velocittá, localizado na cidade de Mogi Guaçu, no interior do estado de São Paulo.
O Toyota Gazoo Racing Day é um evento realizado pela divisão de automobilismo da fabricante japonesa. Voltado para imprensa e convidados, dá a chance de conhecer mais de perto alguns modelos e, inclusive, rodar na pista, pilotando ou como passageiro.
A experiência do WM1 começou da melhor forma: uma volta rápida na pista dentro de um Toyota Corolla da Stock Car, infelizmente apenas como passageiro. Mesmo assim a adrenalina já aumenta e a emoção realmente toma conta. O ronco ensurdecedor do motor, o cheiro de gasolina, a agressividade do carro nas curvas, a aceleração nas retas e as retomadas são realmente impressionantes. O carro tem um motor V8, preparado nos Estados Unidos, com mais de 500 cv de potência.
Depois de sair do Corolla da Stock, com sorriso de orelha a orelha, foi a vez de dar uma volta rápida, também como passageiro, com o impressionante Toyota GR Supra. Infelizmente o carro não é vendido no Brasil e não existe nenhuma previsão para o lançamento do modelo por aqui. O motor com seis cilindros em linha e 3.0 litros entrega até 340 cv de potência e 51 kgf.m de torque.
A terceira volta rápida no Autódromo Velocittá durante o Toyota Gazoo Racing Day foi como passageiro no hatch Toyota GR Yaris e, ao volante, Dudu Barrichello. O pequeno "hot hatch" é de fato um brinquedo de gente grande, que proporciona muita diversão na pista - algo reforçado pela tração integral. O modelo tem ainda câmbio manual de seis velocidade e motor turbo 1.6 litro de três cilindros, que rende 261 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque.
Depois de experimentar a emoção de andar em carros mais voltados para a pista, tive a chance de rodar com os modelos Toyota Corolla GR-Sport e Corolla Cross GR-Sport no Autódromo Velocittá. Sim, foi divertido, principalmente por estar ao volante. Mas estas experiências não chegaram aos pés das anteriores, mesmo indo apenas no banco do passageiro.
Tanto o sedã como o SUV são equipados com o conhecido motor 2.0 16V com comando duplo variável, que rende 177 cv de potência e 21,4 kgf.m de torque, e transmissão CVT de 10 velocidades. Os amortecedores e molas, os defletores aerodinâmicos no assoalho e os elementos estruturais são da Toyota Gazoo Racing.
A parte mais legal com os carros de rua com toques da Toyota Gazoo Racing vendidos no Brasil foi poder participar de uma competição ProSolo com os dois. O ProSolo nada mais é que uma corrida para testar as habilidades ao volante - os motoristas devem fazer o menor tempo em um circuito de cones conduzindo o automóvel. Cada cone derrubado na pista acrescenta segundos no tempo final do participante.
E teve mais diversão: pudemos experimentar outro carro que seria muito interessante para o mercado brasileiro, o Toyota GR86, uma evolução do GT86. Porém, assim como o Supra, não existe previsão do lançamento no Brasil. Depois de uma volta rápida com um piloto de testes da Toyota, pude experimentar o carro na pista.
Como tem tração traseira, a experiência no Autódromo Velocittá com o cupê da Toyota foi completamente diferente da sentida com o Corolla GR-S e o Corolla Cross GS-S. Tudo muda, principalmente os ataques e as saídas das curvas.
Infelizmente não foi possível dar uma volta completa, já que era preciso retornar aos boxes antes de poder acelerar pra valer na reta principal da pista. O Toyota GR-86 pilotado tinha câmbio automático e motor boxer naturalmente aspirado de quatro cilindros e 2.4 litros, capaz de entregar 235 cv de potência a 7.000 rpm e 25,4 kgf.m a 3.700 giros. De acordo com a marca, o carro pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,3 segundos.
Para finalizar a experiência do Toyota Gazoo Racing Day, tivemos um breve contato com a nova Toyota Hilux GR-Sport, a versão esportiva da picape feita pela marca japonesa. A Toyota preparou um pequeno trajeto off-road para termos um gostinho de como a picape anda, ao volante e como passageiro, com a piloto Amanda Vasconcellos no comando. A picape mostrou bravura, supeando os vários obstáculos com maestria, vigor e até certo conforto. Em muitos momentos nem parecia que estávamos em um percurso esburacado e a bordo de uma caminhonete.
A picape atualizada, que é produzida na Argentina, chegou em abril às concessionárias brasileiras da marca, com preço sugerido inicial de R$ 367.390 (frete incluso). As modificações na Hilux GR-Sport 2023 foram feitas em conjunto pelas equipes da Toyota da América Latina, Austrália, Tailândia e Japão. A lista de novidades começa pela bitola mais larga (155 mm a mais na traseira e 140 mm a mais na frente), e pelos novos freios (com discos na traseira).
A suspensão também foi recalibrada, e ficou 2 cm mais alta e com amortecedores do tipo monotubo no lugar dos amortecedores duplos da linha 2022. Mudanças que, segundo a Toyota, garantem mais aderência e controle dentro e fora do asfalto.
O visual da Hilux GR-Sport é bem diferente do viso nas versões normais. A picape ganhou molduras nas caixas de roda, que com a grade frontal atualizada a deixaram com aspecto bem mais robusto do que na linha 2022.
O conjunto de motor e câmbio, porém, segue sem mudanças: é o mesmo 2.8 turbodiesel de 224 cv e 55 kgf.m, com câmbio automático de seis marchas e tração 4x4.
Além disso, a nova Toyota Hilux GR-Sport tem bancos dianteiros esportivos e com revestimento parcial em couro, faróis e lanternas de LED, multimídia com tela de nove polegadas, espelhamento sem fio e som JBL, chave presencial, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.
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