A moto mais badalada do momento é a Royal Enfield Himalayan 450. Recém-lançada e com vendas iniciadas ontem pelo site de reservas da marca, o modelo chegou prometendo virar do avesso o segmento das trail médias.
Isso porque é bem equipada, tem mecânica eficiente - e a anos-luz da antecessora Himalayan 411 - e, principalmente, um preço competitivo. Em resumo, um custo/benefício atraente, que certamente vai esquentar o segmento.
A Hima 450 tem iluminação full-LED, suspensões Showa com tubos dianteiros invertidos e monochoque inclinado traseiro, acelerador eletrônico, freios com ABS (desligável na traseira), dois modos condução (econômico e desempenho), embreagem assistida e deslizante.
Além disso, vem com tanque para 17 litros, banco com ajuste de altura e um belíssimo painel de TFT redondo de quatro polegadas com Tripper (GPS curva a curva) embutido, duas opções de exibição das informações e iluminação de fundo dia/noite, que são muitas.
O motor é novíssimo: um monocilíndrico refrigerado a água, que entrega 40 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 4 kgf.m a 5.500 rpm - a Hima 411 tinha 24,5 cv a 6.500 rpm e 3,2 kgf.m a 4.500 rpm. Quase o dobro da potência e um pouco mais de torque com menos peso: 181 quilos contra 191 quilos da Hima 411 (números a seco).
É o mesmo motor da naked Guerilla 450, que já foi lançada lá fora e que chegará ao Brasil entre o segundo semestre deste ano e o início de 2026 - e que já aceleramos: confira aqui!
A Himalayan 450 é vendida em três versões. Variam as cores e as rodas raiadas, que calçam pneus com câmara nas opções básica e intermediária, e sem câmara na variante topo de linha. Confira os preços - todos com frete:
Podemos afirmar que a Royal Enfield Himalayan 450 não tem concorrentes diretas. A Kawasaki Versys-X 300 poderia ser uma, já que tem a mesma pegada on/off. O motor bicilíndrico refrigerado a água tem quase a mesma potência, porpém menos torque (39 cv e 2,7 kgfm). Além disso, é bem menos equipada e o preço parte de R$ 33.990 (mais frete e seguro).
Já a ótima Honda XR 300L Tornado, que é até mais desinibida no off-road inclusive por ser mais leve - 143 quilos contra 181 quilos da Hima 450, ambos a seco - também tem motor refrigerado a ar mais fraco (24,8 cv e 2,7 kgfm), é menos equipada e custa quase a mesma coisa: R$ 30.240 (mais frete e seguro).
A "irmã de segundo grau" Honda XRE 300 Sahara vai na mesma receita on/off da Himalayan 450. Mas tem o mesmo motor mais fraco da Tornado, também não é tão completa e o preço é pouca coisa inferior: R$ 29.580 (mais frete e seguro).
Outra candidata a concorrente seria a Yamaha XTZ 250 Lander Connected. Mais uma vez, porém, vemos motor refrigerado a ar inferior (21 cv e 2,1 kgfm), menos recursos a bordo e preço encostado no da Hima 450: R$ 28.990 (mais frete e seguro).
E há mais: a Zontes T 350X tem motor tão forte quanto o da Himalayan 450 (41 cv e 3,3 kgfm) e é bem equipada, mas não exibe a mesma versatilidade para um off-road mais pesadinho. E é mais cara: R$ 34.850 (mais frete e seguro).
Já a Dafra NH 300 repete as limitações citadas em algumas rivais acima: motor refrigerado a água, porém mais fraco (24 cv e 2,2 kgfm), e menos equipamentos de série. O preço é bem inferior aos das rivais - R$ 25.990 - mas o modelo da Dafra, embora seja bom para uso urbano, também esbarra no limitadíssimo número de concessionárias da marca.
Outra que poderia encarar a Himalayan 450 é a Triumph Scrambler 400X. A anglo-indiada tem potência e torque similares (40 cv e 3,7 kgfm), mas também é menos equipada e é (um pouco) mais cara - custa R$ 33.990 (mais frete e seguro).
Por fim, a BMW G 310 GS oderia surgir no retrovisor da Hima 450. E até bem equipada, mas também tem motor mais fraco (34 cv e 2,8 kgfm) e custa absurdos R$ 40.500 (mais frete e seguro).
Conclusão: neste momento, com o melhor custo/benefício, a Royal Enfield Himalayan 450 é o modelo mais interessante do segmento das trail ou crossover de baixa/média cilindrada.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade