Na mesma semana em que o grupo Stellantis anunciou as estratégias para liderar as vendas globais de veículos elétricos e zerar as emissões de carbono até 2038, a Fiat (uma das principais marcas do grupo) apresenta o seu segundo modelo 100% elétrico. A van Fiat E-Ulysse estreia no mercado europeu em 28 configurações para fazer companhia ao compacto 500e no portfólio de veículos movidos a bateria da marca italiana.
Disponível em variantes de sete e oito lugares, o Fiat E-Ulysse é baseado na versão de carga E-Scudo, também derivado dos modelos Citroën e-Jumpy, Peugeot e-Expert e Opel Zafira-E. Todos os furgões são fabricados a partir da plataforma EMP2, originalmente desenvolvida pelo Grupo PSA.
O Fiat E-Ulysse é movido por um motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgf.m de torque, alimentado por baterias de 50 kWh ou 75 kWh. A autonomia pode chegar a 330 km, de acordo com a versão, seguindo as medições do padrão europeu WLTP.
De acordo com a Fiat, a van acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h, limitada eletronicamente para poupar a carga das baterias.
O Fiat E-Ulysse é equipada de série com os airbags frontais, freios com ABS e ar-condicionado, mas a versão topo de linha pode receber teto solar panorâmico, ar digital de três zonas, iluminação interna personalizada e portas laterais corrediças com acionamento elétrico.
A Fiat diz ainda que o E-Ulysse possui um dispositivo de higienização de ar que remove impurezas do interior do veículo.
Tanto a versão de sete quanto a de oito ocupantes podem ter os bancos das três fileiras traseiras removidos para transformar o veículo em uma van com volume para transportar até 4.900 litros de carga.
A Fiat ainda não divulgou os preços do E-Ulysse para o mercado europeu, mas estima-se que a van custará por volta de 40 mil euros (cerca de R$ 226 mil na cotação atual), de acordo com a versão.