Existem vários superesportivos e modelos de luxo que são vendidos em edições limitadas e/ou numeradas a pouquíssimas unidades. "Vários" que são poucos, justamente por serem conhecidos como os carros mais raros do mundo.
O WM1 traz agora para você uma lista com cinco exemplos de veículos extremamente excepcionais que, infelizmente, dificilmente poderemos ver de perto. Lembrou de algum outro carro com essa característica? Deixe no campo de comentários!
O super McLaren F1, desenvolvido por Gordon Murray no início dos anos 1990, foi um dos primeiros modelos da empresa a receber uma versão especial limitada chamada LM (de "Le Mans"). Já o último hiperesportivo da empresa que recebeu desenvolvimento especial, o Senna, foi outro carro a receber a nomenclatura.
Apenas 20 unidades do Senna LM foram produzidas - e hoje só restam 19, após um ex-piloto da F1 destruir uma delas. A base de chassi é inspirada na versão GTR, a mais esportiva - são 825 cv de potência no total. Visualmente, tem detalhes em laranja, rodas que remetem ao clássico McLaren F1 LM e quatro saídas de escape douradas. O preço? Algo estimado em R$ 10 milhões.
Outro superesportivo raríssimo dessa lista é o Lamborghini Veneno, apresentado no começo da década passada. O modelo foi construído para comemorar os 50 anos da empresa italiana, que aconteceu em 2013.
Foram apenas cinco unidades produzidas no total. Destas, duas ficaram com a própria marca e três foram vendidas para clientes exclusivíssimos e obviamente não revelados - a preços que até hoje também não foram divulgados. O supercarro tem motor 6.5 V12 de 750 cv e é baseado no Aventador, mas tem design exclusivo.
Entre modelos da Ferrari pensamos em colocar o LaFerrari ou o Enzo, dois hipercarros criados com edições limitadas, mas decidimos selecionar o 250 GTO por uma série de motivos. O principal deles é o fato de três unidades terem sido leiloadas em 2012, 2013 e 2018 pelas quantias de 35 milhões, 50 milhões e 57,4 milhões de euros (R$ 219,8 milhões, R$ 314 milhões e R$ 360 milhões), respectivamente.
Em toda sua história, foram feitos apenas 39 carros. Outra curiosidade emblemática: o Ferrari 250 GTO tem profunda inspiração no Jaguar XKE, modelo que Enzo Ferrari, fundador da marca, disse ser "o carro mais bonito do mundo". E não é que ele conseguiu criar um veículo ainda mais raro que sua real inspiração?
O DBR1 foi um carro inglês construído em 1956 que tinha como objetivo ganhar competições. Sua vitória mais eloquente aconteceu nas 24 Horas de Le Mans de 1959. Ele era equipado com motor de seis cilindros em linha de 2,5 litros e 250 cv.
Achou pouco? Pois saiba que a unidade número 1 foi vendida há pouco mais de quatro anos pela bagatela de 20,7 milhões de euros (quase R$ 130 milhões), até hoje o maior recorde entre carros britânicos. A raridade tem explicação: só foram fabricados cinco DBR1 em toda a história.
Imagine um carro único. Apenas um. Só uma unidade. Este é o caso do Maybach Exelero, fabricado em 2006 e comprado pelo rapper norte-americano Birdman, em 2012, por US$ 8 milhões (cerca de R$ 42,6 milhões). O modelo tem motor V12 biturbo, 6.0, de 700 cv e consegue chegar a 350 km/h mesmo com impressionantes 5,89 metros de comprimento e 2.660 kg de peso.
A Mercedes-Benz relançou a divisão de luxo Maybach nesse âmbito: criar carros raríssimos, funcionais e espetaculares. O Exelero fez sucesso e chegou a aparecer em uma das séries mais famosas da Alemanha, chamada Cobra 11.
Também foi usado em um videoclipe do também rapper Jay-Z. Curiosamente, hoje em dia há uma polêmica sobre seu paradeiro: não sabemos se ele ainda está na garagem de Birdman ou se foi parar nas mãos de outro colecionador.