Fala sério: Você é daqueles que treme quando precisa fazer uma baliza? Ou imagina que as vagas do prédio que você mora ou trabalha estão cada vez mais apertadas? Se sua resposta foi 'sim', não se preocupe. Assim como você, milhares de motoristas brasileiros sofrem com estes problemas. A tecnologia tenta ajudar com os sensores de estacionamento e até mesmo câmeras frontal e ré, mas mesmo assim o tamanho do carro é o principal empecilho. Levando isso em consideração, listamos os cinco menores carros vendidos no Brasil. Confira!
É isso mesmo. Para você ter uma ideia de como os carros desta lista são pequenos, o maior deles é o Renault Kwid. Chamado de 'SUV dos compactos' na época do seu lançamento, o modelo está mais para um 'SUV dos subcompactos', levando em consideração o seu segmento. Com 3,68 m de comprimento e posição de dirigir mais alta, o Kwid tem ótima visibilidade em manobras. A versão mais cara tem até câmera de ré para auxiliar no estacionamento. Custa a partir de R$38.790.
Pode até não parecer, mas o Jimny é menor que o Kwid. 4 centímetros mais curto, para ser mais exato (3,64 m). O simpático jipinho tem tração 4x4 e um excelente desempenho off-road justamente por conta do tamanho enxuto do seu entre-eixos. Com motor 1.3 de 85 cv e câmbio manual de cinco marchas, o Jimny é uma ótima opção para quem quer um carro diferente e descolado com possibilidade de fazer uma trilha no final de semana. Uma nova geração, um pouco maior, chega ainda neste ano. Custa a partir de R$ 74.990.
O Up! estreou o segmento de subcompactos no Brasil. A ideia de ter um carro exclusivamente urbano e com medidas enxutas para o trânsito das grandes cidades tinha tudo para dar certo, exceto por um detalhe: o preço. O Up! sempre custou caro, culpa do seu projeto europeu, que mesmo sendo adaptado para o país, ainda era caro. O subcompacto também foi o responsável por popularizar o motor turbo em carros "de entrada". A linha 2019 enxugou as versões e agora o modelo só tem três opções de acabamento. Com 3,60 m de comprimento, custa a partir de R$ 52.860.
Com 3,56 m de comprimento, o Fiat Mobi é do mesmo tamanho do primeiro colocado da lista. Ficou em segundo lugar por conta do seu preço mais alto. O modelo subcompacto da Fiat tinha a intenção de bater o Up!, mas foi ofuscado com o lançamento o Renault Kwid e nunca emplacou de verdade. O design adotado nunca fez sucesso com o público. Ainda assim, o preço joga a favor. Custa a partir de R$ 32.990.
Como já foi dito anteriormente, o QQ tem os mesmos 3,56 m do Fiat Mobi. Pesa a seu favor o fato de ser o carro zero-quilômetro mais barato do Brasil, com preço a partir de R$ 29.690 e com as duas primeiras revisões grátis. Antes tido como patinho feio, o QQ pode ser uma boa opção para quem busca um carro prático e urbano. O aporte do grupo CAOA a Chery passa mais confiabilidade para a marca. O modelo tem motor 1.0 de três cilindros que rende 75 cv e câmbio manual de cinco marchas.