Um dos itens mais requisitados por compradores de carros zero-quilômetro hoje em dia tem nome e sobrenome: central multimídia. A tal telinha de várias funções conquistou o mercado brasileiro e está presente em boa parte dos carros vendidos por aqui. Levando isso em consideração, listamos os seis melhores sistemas multimídia acessíveis vendidos no Brasil.
Se os carros mais baratos têm central multimídia hoje em dia, isso se deve à Chevrolet e o MyLink. O sistema foi o precursor em carros populares. Chegou equipando o Ônix e hoje está presente em todos os carros da Chevrolet. Seu trunfo é a intuitividade, bastante prática e fácil de utilizar.
A Ford demorou a lançar um bom sistema, mas isso enfim aconteceu com o Focus em 2017. O sistema também é bem intuitivo e tem o visual bastante agradável e personalizável. Também está presente em toda a linha de carros da Ford vendidos no Brasil.
O sistema da Renault é o mais eclético. Está em todos os carros da marca, com o mesmo visual e tamanho, diferenciando-se apenas por funcionalidades. Tem boa intuitividade, mas o design e aparência já está ficando ultrapassado e pede uma atualização.
Na Volkswagen, o sistema é menos democrático. As versões mais baratas utilizam o sistema Composition Touch, que é simplificado. Já as versões topo de linha têm o Discovery Media, um sistema bastante superior. Além do visual mais refinado e de mais funcionalidades, o sistema é integrado ao Active Info Display, o painel de instrumentos digital da marca.
Pouco lembrada, a central multimídia da Hyundai também tem seus méritos. Apesar dos diversos botões físicos que cercam a tela, esse é um dos principais elogios ao sistema. Segundo os consumidores, eles facilitam o manuseio. A tela é de sete polegadas e ainda há opção de comando de voz para controlar o sistema.
O UConnect é divido pela Fiat e a Jeep. Nos carros da Fiat, a tela é de 7 polegadas, enquanto na Jeep, as maiores telas são de 9 polegadas. A aparência diferenciada é um dos trunfos no sistema. Seu único pecado é não oferecer GPS em nenhuma versão de nenhum dos carros que equipa. Essa funcionalidade só fica disponível com um celular conectado na porta USB.