Os números de quais marcas venderam mais em 2019 são baseados nos emplacamentos no acumulado de do ano. Na parte de automóveis de passeio, que inclui hatches, sedãs, monovolumes, stations wagons e SUVs, a GM mais uma vez foi a primeira colocada.
O fabricante norte-americano 19% de participação, com a Volkswagen em segundo, com 15,4%. A liderança da Chevrolet foi embalada principalmente pela linha Onix - que ganhou nova geração em 2019.
Tabela: Participação de mercado em 2019 - Automóveis de passeio
O hatch se viu envolto em casos de incêndio e recall. Mesmo assim, foi novamente o carro mais vendido do país, com mais que o dobro de unidades comercializadas que o segundo colocado, o Ford Ka.
Primeiras impressões: veja como anda o novo Onix
Encolhimento
Por falar em Ford, entre os carros de passeio a marca caiu da terceira posição, em 2018, para um sexto lugar em 2019, com 8,68% de participação. Foi superada por Renault, que ficou com a terceira posição, com 9,61%, Hyundai (quarta colocada, com 9%) e Fiat, na quinta posição, com 8,90%.Reflexo direto do apequenamento da Ford no país. Seguindo as novas diretrizes globais da empresa, a montadora encerrou a produção das linhas Fiesta e Focus no Mercosul. Ou seja, basicamente só oferece Ka, EcoSport - que enfrenta rivais mais modernos - e Ranger.
Fatos de 2019: Ford fechada, lançamentos e recalls
Para o trabalho
Na parte de comerciais leves, a Fiat novamente reina absoluta e com folgas. Na parte do mercado que concentra picapes, furgões e vans, a Fiat se vale principalmente de seus dois grandes sucessos mercadológicos: Strada e Toro.Tabela: Participação de mercado em 2019 - Comerciais leves
As duas picapes mais vendidas do país ajudaram a Fiat a fechar 2019 com 41,4% de participação no mercado de comerciais leves. A Volks ficou em segundo, bem atrás: 16,3%. O pódio é completado pela GM, 11,2%. No ranking, a Toyota aparece em quarto, com 10,1%, motivada pelas vendas da Hilux.
Fiat Toro 2020 custa a partir de R$ 92.990
Comentários