O ano de 2025 promete pegar fogo no mercado automotivo brasileiro. Diversos novos modelos serão lançados, entre eles picapes inéditas, SUVs e modelos de outros segmentos. Nesta reportagem, vamos destacar os principais lançamentos na categoria de picapes, uma das mais queridas do Brasil - prova disso é que o carro mais emplacado do país em 2024 foi a Fiat Strada.
Abaixo, escalamos - em ordem alfabética, de acordo com o nome das marcas - tudo o que deve ser lançado no Brasil ao longo deste ano na categoria. Se por acaso sua marca preferida não aparecer na nossa lista, é bem possível que ela não tenha algo tão grande planejado para o segmento em 2025.
No ano de seu centenário, a Chevrolet deverá ter novidades na linha Silverado, que ganhará visual reestilizado - possivelmente no segundo semestre, quando estiver perto de completar dois anos de mercado. Mas não deverá ter alterações mecânicas. A picape é vendida na versão High Country e usa um motor V8 5.3 de 360 cv e câmbio automático de dez marchas.
Também pode acontecer de a marca lançar por aqui a versão 100% elétrica da picape, que lá fora é conhecida como Silverado EV. Fábio Rua, vice-presidente da GM, chegou a comentar sobre essa possibilidade durante o podcast CBN/Autoesporte.
A Fiat, que tem duas picapes de seu line-up frequentemente figurando entre os as mais vendidas - ambas são líderes de suas respectivas categorias -, deverá trazer novos motores para seus produtos.
Só que os modelos em questão não são Strada e Toro, mas sim Toro e Titano. A dupla deverá receber o novo motor 2.2 turbodiesel que já foi incorporado à picape Rampage, "prima" da Toro fabricada pela Ram. Esse propulsor tem 200 cv de potência e 45,9 kgf.m de torque.
A Ford terá várias novidades para o segmento de picapes - provavelmente, a marca que mais vai promover estreias na categoria ao longo de 2025. Vale lembrar que serão 10 novidades no total, entre todos os segmentos.
A primeira já foi até mostrada: a Ranger com cabine simples. Será um dos primeiros lançamentos da empresa, agora no trimestre inicial do ano.
Depois, outras duas importantes estreias são aguardadas: a reestilização da Maverick, possivelmente ainda no primeiro semestre; e a estreia de uma nova configuração da F-150. Especulações de fóruns especializados em carros da Ford afirmam que poderia até ser a F-150 Tremor.
E não será só isso: a picape grande ainda pode receber a versão Raptor - originalmente, vale lembrar, a F-150 Raptor nasceu antes da Ranger Raptor. E, ainda a configuração híbrida que já existe lá fora.
A marca chinesa finalmente deverá lançar no Brasil em 2025 sua divisão de picapes chamada Poer - as unidades de teste da empresa rodam pelo país desde 2023.
Fora do Brasil, Poer é o nome da linha de caminhonetes, assim como Haval é a nomenclatura dos SUVs. Por aqui, no entanto, é possível que uma única picape seja chamada de GWM Poer - caso a empresa decida, de fato, trazer somente um modelo. A picape seria híbrida, assim como a rival BYD Shark.
Importante destacar que poderá ser lançada, mas ainda não está oficialmente confirmada.
A marca sul-coreana é mais uma que pretende entrar no segmento de picapes para enfrentar Toyota Hilux, Ford Ranger e cia. Para isso, a empresa deverá montar a picape no Uruguai e revendê-la por aqui, com importação vinda de lá.
A Tasman é a primeira picape média da história da empresa. Tem um visual ousado - para não dizer polêmico, graças aos formatos mais "quadrados" -, com faróis de visual retangular, grade frontal gigante e para-lamas com cortes bem definidos. A Jeep Gladiator tem pegada parecida.
Por aqui, pode ser movida por um motor 2.2 turbodiesel de 210 cv de potência e 45 kgf.m de torque. A Tasman tem 5,41 m de comprimento, 1,89 m de altura, 1,93 m de largura e 3,27 de entre-eixos.
Vamos colocar a Triton nessa lista porque a picape, apresentada em novembro do ano passado, só vai chegar de fato às lojas em fevereiro - por enquanto, e empresa promoveu somente a fase de pré-venda.
A nova Triton - que perdeu o nome L200 - foi revelada no final do ano passado com preços entre R$ 249.990 e R$ 329.990 (dentro da média do segmento, portanto). Usa um motor 2.4 turbodiesel de 205 cv de potência e 47,9 kgf.m de torque. Pode ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
A marca de picapes do Grupo Stellantis não podia ficar de fora. Mas as novidades, ao que parece, serão discretas. De acordo com fontes ligadas à empresa, além de atualizações tradicionais de ano/modelo, a Ram deve se concentrar em 2025 somente para lançar a atualização visual da dupla 2500 e 3500, sem outras grandes movimentações.
Uma nova marca deverá pintar por aqui esse ano. Falamos da Riddara, marca de picapes da Geely. Um de seus modelos já foi flagrado rodando em testes no Brasil - a RD6.
A picape RD6 é 100% elétrica e vendida na China desde 2022. É mais uma picape com linhas retilíneas, que usa o recurso do design para transmitir robustez e estilo aventureiro e ao mesmo tempo urbano.
A RD6 tem 5,26 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,83 m de altura e 3,12 m de entre-eixos. Veja só: a picape já pode até ser reservada por meio de site oficial. Por enquanto, a fase é de cadastro de interessados. A Riddara RD6 tem 272 cv de potência e promete oferecer duas versões, Standard e Luxury, com autonomias de 385 e 517 quilômetros, respectivamente.