Para os apaixonados por carros, a franquia Velozes e Furisoso é um prato cheio. Desde o primeiro filme, lançado em 2001, alguns modelos acabaram se tornando objetos de desejo na condução de Dominic Toretto, personagem interpretado pelo ator Vin Diesel, Brian O'Conner, papel de Paul Walker (ator motor em um acidente automobilístico na Califórnia, Estados Unidos, em 2013), Han Lue (Sung Kang), Deckard Shaw (Jason Stathan), Letty MIchelle Rodriguez), entre outros.
Então, para relembrar algumas máquinas, montamos uma lista com 10 carros marcantes da saga Velozes e Furiosos. Claro que as máquinas dos primeiros filmes foram tratadas com carinho, mas não deixamos de apreciar os "petardos" dos últimos filmes da franquia, de 2023 (Velozes e Furiosos 10 - ...isso mesmo, 10!).
O Dojão americano é o carro preferido de Dominic Toretto. O modelo apareceu em diversas versões e variações ao longo dos filmes. Até mesmo a versão mais moderna do modelo foi usada. No quinto filme da série, passado no Rio de Janeiro, Toretto e sua equipe usam diversos Dodge Charger novinhos em folha para roubar o cofre de um político corrupto na Cidade Maravilhosa.
O Eclipse verde apareceu por pouco tempo no primeiro filme da série, mas ficou marcado por ser o primeiro carro do Brian O'Conner (Paul Walker) na franquia. O modelo terminou fuzilado, mas foi um ícones da fase tuning de personalização automotiva.
Marcante também no primeiro filme, o Supra laranja foi um dos personagens chaves da película. O tal "carro de 10 segundos", como ficou conhecido, foi feito do zero. O modelo chegou à oficina de Toretto completamente destruído, mas saiu pronto para vencer um racha contra uma Ferrari F355. Recentemente, o Toyota Supra do filme foi a leilão por uma pequena fortuna.
Carro preferido do personagem Brian O'Conner, interpretado pelo ator já falecido Paul Walker, o Skyline é outro que apareceu de diversas formas, cores e gerações. É, assim como o Charger, o carro que mais apareceu com um personagem principal na franquia.
Com motor rotativo, o Mazda RX-7 já é um destaque. Em Velozes e Furiosos, o modelo também ficou marcado por ser o único carro japonês que Toretto pilotou. Ele aparece logo no começo do longa-metragem de estreia, na primeira corrida noturna disputada pelos personagens.
Bastante utilizado no mundo dos carros personalizados, o Nissan 350Z também teve seu destaque no produção. Coincidência ou não, o modelo foi referência no filme que se passa no Japão e não tem a participação da maioria dos atores famosos. Dominic Toretto aparece apenas nos segundos finais do filme, que usa o drift como ação principal.
Assim como o 350Z, o Mustang ficou marcado pelo terceiro filme da franquia. O tradicional muscle car norte-americano ganha o trem de força de um Nissan Silvia destruído e vence a disputa com o 350Z no final da película, o que salva o protagonista de ser expulso do Japão pela máfia japonesa.
O Civic também tem lugar de destaque na lista. O modelo foi utilizado por Toretto e sua gangue nos assaltos a caminhões que o grupo promovia. Sempre pintados de preto e com neon verde, os modelos ganharam até algumas réplicas no Brasil, já que o sedã é um carro mais acessível.
No filme Velozes e Furiosos 7, o último que contou com a participação de Paul Walker (ator morreu durante as gravações e algumas cenas contaram com inteligência artificial), o Subaru Impreza WRX STI ganhou uma preparação toda off-road para encarar um ação por estradas acidentadas em altíssima velocidade. Detalhe: esse foi um dos carros que saltou do avião antes de iniciar a perseguição!
Sim, vamos puxar a sardinha para o nosso lado e terminar essa lista com o McLaren Senna que aparece no filme Velozes e Furiosos 10. E quem tem o prazer de pilotar essa supermáquina com motor 4.0 V8 biturbo de 800 cv de potência foi Shaw (Jason Stathan).