As quatro rodadas da Arrancada Webmotors tiveram duelos emocionantes de alguns dos mais desejados carros do Brasil. Muscle cars, esportivos, clássicos e até carro elétrico se enfrentaram nas corridas disputadas na São Paulo Dragway.
No último vídeo da websérie você verá algumas curiosidades dos bastidores das provas, que tiveram mais de 30 profissionais envolvidos, meses de preparação, 20 horas de gravação de imagens em dois dias de captação na pista de arrancadas localizada no interior paulista.
No total, foram utilizados 12 carros, conduzidos pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri, o TK. A seguir, vamos relembrar quais foram os três modelos mais rápidos da Arrancada Webmotors. Confira o ranking!
Logo na primeira rodada, a Arrancada Webmotors levou para a pista uma rivalidade que dura mais de 50 anos: Chevrolet Camaro SS 2020 e Ford Mustang Mach 1.
Por ter vencido a disputa, o Camaro SS 2020 teve o direito de enfrentar um Camaro SS 1968 preparado para provas de arrancada. No duelo de gerações do muscle car da Chevrolet, o modelo clássico levou a melhor.
Para enfrentar os 461 cv de potência e 62,9 kgf.m de torque do motor 6.2 V8 do Camaro SS 2020, o antigo cupê levou para a pista a força do seu propulsor V8 de 8.3 litros aspirado movido a etanol. Essa usina de força, preparada em uma oficina especializada, gera mais de 520 cv e absurdos 90 kgf.m.
O Camaro SS 1968 cruzou os 402 metros da pista da São Paulo Dragway em 11,39 segundos a 200,35 km/h, enquanto o Camaro SS 2020 precisou de 13,13s para passar pela linha de chegada a 179,85 km/h.
O resultado deu ao Camaro SS 1968 não só a vitória na primeira rodada de pegas do Arrancada Webmotors, como garantiu, como foi possível ver mais tarde, a "medalha de bronze" da websérie. Fez o terceiro melhor tempo entre todos os carros aceleraram nos 402 metros da São Paulo Dragway durante as quatro rodadas.
Da terceira rodada da Arrancada Webmotors saíram os dois primeiros colocados do ranking num duelo que envolveu muita potência e tecnologia. O sedã elétrico Tesla Model S lançou mão dos 772 cv de seus dois motores movidos a bateria para encarar o também tecnológico Porsche 911 Turbo S de 650 cv.
Apesar da maior potência do rival, o Porsche 911 Turbo S aproveitou o acerto primoroso do seu conjunto mecânico para percorrer a pista de 402 metros a 219,91 km/h e completar o percurso em 10,25 segundos, enquanto o Tesla levou 11,29 segundos para cruzar a linha de chegada a 188 km/h. Vitória do Porsche!
Na corrida contra o desafiante surpresa, o Porsche não tomou conhecimento do Chevrolet Opala equipado com motor turbo de 800 cv, preparado para disputar provas de arrancada de um oitavo de milha (201 metros) – metade da extensão da pista que serve de palco para a Arrancada Webmotors.
De acordo com as medições da Arrancada Webmotors, o 911 Turbo S levou meros 2,70 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e precisou de 10,25 segundos para passar pela linha de chegada a 220,91 km/h.
O Opalão, por sua vez, fez de 0 a 100 km/h em apenas 2,90 segundos, mas levou 11,60 segundos para percorrer o quarto de milha a 139,72 km/h. Ficou, portanto, abaixo do Tesla que havia sido eliminado pelo Porsche. Na classificação geral, o Opalão ficou na quarta colocação.
No pega entre picapes, que foi visto na segunda rodada do Arrancada Webmotors, a vencedora foi a Volkswagen Amarok V6 com motor preparado. O modelo da marca alemã entrou na pista contra a Fiat Toro Volcano T270, que na primeira disputa da rodada havia vencido a Chevrolet S10 High Contry. Para se garantir como melhor da rodada, a Amarok preparada percorreu a pista em 14,58 segundos, tempo que lhe deu, na classificação geral o sétimo lugar.
A quarta rodada do Arrancada Webmotors envolveu apenas clássicos. E o Chevrolet Opala cupê 4.1 com motor preparado para entregar 220 cv de potência levou a melhor sobre dois Volkswagen Gol GTi 2.0, um deles também com motor preparado que entregava 128 cv de potência. Para ficar à frente dos concorrentes, o Opala cravou 16,11 segundos na pista de 402 metros. O tempo deixou o Opala na oitava colocação do ranking geral.
Patrocinada pela Santander Auto e a Texaco, a atração apresentada pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri, o TK levou para a pistas os verdadeiros protagonistas da websérie: os carros mais desejados do Brasil nas categorias esportivo, picape, SUV e até mesmo clássicos.
Disputadas em uma pista de 402 metros (quarto de milha) de extensão, as provas de arrancada da websérie trouxeram muita emoção, velocidade e algumas surpresas para os milhões de espectadores nas redes sociais da Webmotors. Juntos, os carros que participam da websérie somam mais de 3.000 cv de potência.
A Arrancada Webmotors é veiculada no YouTube e no programa de televisão Webmotors TV, presente em 14 praças espalhadas pelo Brasil, além de conteúdos especiais nas redes sociais.
As competições de arrancada são disputadas entre dois veículos (carros, motocicletas, etc) em uma pista reta, geralmente com extensão de um quarto de milha (402 metros). As provas de automóveis são divididas por categorias, de acordo com o tipo de motor (aspirado ou sobrealimentado), nível de potência e tipo de tração (dianteira, traseira ou integral).