Os carros elétricos estão bombando. O Salão de Los Angeles, que acontece a partir desta sexta (19) e vai até o próximo dia 28, no Centro de Convenções de Los Angeles, na Califórnia (EUA), nos mostrou quatro novos modelos deste segmento, além de muitos outros que já haviam sido revelados em eventos anteriores.
Um dos nossos destaques é o Kia Concept EV9, um SUV com 483 quilômetros de autonomia que antecipa como será a próxima linha de veículos 100% elétricos da marca coreana. De acordo com a empresa, a capacidade de recarregamento rápido do carro, de 10% a 80%, pode ser feita de 20 a 30 minutos por meio de carregadores de 350 kW (800 V).
Como dissemos, o protótipo com jeitão de Kia Soul renovado mostra como será a linha de carros elétricos da Kia nos próximos anos. Parente do Hyundai Seven, outro conceito de carro 100% elétrico revelado no evento, o EV9 é feito sobre a plataforma modular elétrica E-GMP. Tem 4,90 metros de comprimento e incríveis 3,10 m de entre-eixos.
Com assoalho plano, teto panorâmico de vidro e telas ultrawide de 17 polegadas no painel, o carro promete 483 quilômetros de autonomia, carregamento rápido feito em até meia hora em tomadas de 800 V. Apesar disso, a marca não passou detalhes a respeito do motor do conceito.
O segundo carro elétrico de destaque do evento é "primo" do Kia EV9. Falamos do Hyundai Seven Concept, que também é feito sobre a plataforma modular elétrica E-GMP, promete autonomia de mais de 480 km e, surpreenda-se: pode recarregar as baterias até 80% em apenas 10 minutos.
Esteticamente, o protótipo tem portas deslizantes sem colunas, entre-eixos de 3,20 m, piso totalmente plano e acabamento feito de materiais sustentáveis - como reboco mineral e madeira de bambu. Se virar carro de produção, vale lembrar que o SUV se juntaria à gama de carros elétricos da marca, chamada Ioniq. A Hyundai quer ser neutra na emissão de carbono até 2045.
A vietnamita VinFast mostrou dois carros elétricos no evento, chamados e35 e e36, e prometeu vendê-los globalmente - por que não imaginá-los no Brasil? Por ora, no entanto, a empresa confirma que quer emplacá-los nos EUA, Canadá e Europa continental. Desenhados pela Pininfarina, eles são a visão da VinFast para "o futuro da mobilidade". Ambos têm direção autônoma de nível 3.
O e35 é um SUV de cinco lugares criado para ser rival do Tesla Model Y e promete autonomia de 400 quilômetros. Tem bateria de 90 kWh para um único motor elétrico, de 197 cv, ou um conjunto de dois motores que podem gerar 398 cv. Já o e36 é maior, tem sete lugares e capacidade da bateria aumentada para 106 kWh, que faz a autonomia crescer para mais de 480 km.
O Porsche Taycan e sua versão perua, a Taycan Cross Turismo, querem expandir ainda mais seus negócios. Agora, o modelo totalmente elétrico da marca de Stuttgart tem uma versão GTS com pegada esportiva - apresentada pela primeira vez no Salão de Los Angeles na configuração SW de carroceria, com o nome de Taycan Sport Turimo GTS.
Apesar disso, a nova variante também está disponível para a carroceria sedã. E a grande notícia é de que o modelo já está à venda no Brasil e pode ultrapassar a barreira dos 500 km de autonomia (são exatos 504 quilômetros de alcance máximo). O superesportivo tem 598 cv, faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e pode chegar a 250 km/h de velocidade máxima.
Quer um? A Porsche do Brasil também anunciou que a pré-venda do modelo já começou por aqui, em esquema de encomenda. Os valores começam em R$ 805 mil.