A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta quarta-feira (8/1) o balanço oficial de emplacamentos de 2024. No final das contas, quem levou o título de carro mais vendido no ano passado foi a Fiat Strada, que somou 144.684 unidades registradas.
A Volkswagen até tentou, mas o Polo fechou 2024 como o vice-campeão no ranking dos mais vendidos do Brasil. Como prêmio de consolação, as 140.177 unidades garantiram ao hatch compacto da marca alemã o título de carro de passeio mais emplacado no ano que passou.
E por falar em boas notícias, o mercado de carros zero-quilômetro fechou 2024 com o melhor resultado desde 2007. Considerando somente os carros de passeio e os comerciais leves, foram 2.483.740 emplacamentos. Crescimento de 14,02% na comparação com 2023, quando 2.179.292 veículos foram registrados no Brasil.
Confira a seguir quais foram os modelos mais emplacados em cada categoria em 2024.
O Volkswagen Polo travou um combate acirrado com a picape Strada para ver qual levava o título de carro mais vendido do Brasil em 2024. No final das contas, o modelo da Fiat levou a melhor.
Mas os números do hatch da Volks também foram muito expressivos. O Polo vendeu muito mais que os concorrentes Chevrolet Onix e Hyundai HB20, e foi o único carro de passeio a superar a marca dos 100 mil emplacamentos.
Pódio dos hatches em 2024:
O Chevrolet Onix Plus até perdeu algumas batalhas para o concorrente Fiat Cronos ao longo de 2024. Mas, no final das contas, quem levou a melhor mesmo foi o três volumes da marca da gravata.
E onde está o Cronos? O sedã da Fiat foi o vice-campeão do sedãs, mas nunca chegou a ameaçar o líder Onix Plus. Por outro lado, também não correu o risco de perder o segundo posto para o Toyota Corolla, o modelo que fechou o pódio de 2024.
Pódio dos sedãs em 2024:
No segmento mais aquecido do mercado brasileiro, o Volkswagen T-Cross levou porrada de todos os lados em 2024. Ganhou uma atualização visual no ano passado, conseguiu se segurar no topo e faturou o bicampeonato. Mais uma vez, sobre o concorrente Chevrolet Tracker.
Também reestilizado recentemente, o Hyundai Creta fechou o pódio dos SUVs. Mas faltou muito pouco para o SUV da marca sul-coreana abocanhar o vice-campeonato: exatas 315 unidades.
Pódio dos SUVs em 2024:
A Fiat Strada é um fenômeno de vendas. Basta ver o domínio da picape leve da marca italiana entre as caminhonetes.
A veterana Volkswagen Saveiro surpreendeu e cresceu em vendas em 2024. Até conseguiu faturar o vice-campeonato em 2024, mas fechou o ano passado bem distante de desafiar a Strada. E bota distante nisso!
Pódio das picapes em 2024:
Um Porsche 911 parte de R$ 868 mil na versão Carrera. Um carro para poucos, não é mesmo? Ainda assim, o esportivo alemão ficou muito próximo de somar (consideráveis) 1.500 emplacamentos em 2024.
O resultado é ainda mais impressionante se considerarmos que os dois modelos que fecham o pódio dos esportivos (o Porsche 718 Boxster e o Ford Mustang) venderam menos mesmo sendo máquinas mais acessíveis que o 911.
Pódio dos esportivos em 2024: