Quando o assunto é segurança automotiva, o Brasil ainda se mostra distante de alguns outros mercados, como Estados Unidos e Europa. Por aqui, tudo (ou quase tudo) costuma chegar anos depois, inclusive muitos itens de segurança do carro.
Em um mundo não muito distante, na década de 90, alguns modelos ainda eram comercializados com o retrovisor do lado direito como opcional. À época, ele era considerado artigo de luxo, até a lei passar a obrigar o uso dos três: um interno e os dois externos.
Exatamente por isso, fizemos uma lista com os principais equipamentos e acessórios que devem sair de fábrica ou concessionária atualmente e as características de cada um deles. Além disso, falaremos sobre quais são as novidades que os motoristas podem esperar para o setor nos próximos anos.
A iluminação do carro é fundamental para que ele seja visto pelos outros motoristas, claro. Por isso, são obrigatórias e extremamente necessárias todas as luzes, sejam elas as setas, de ré, de emergência ou de freio. E todas devem estar em pleno funcionamento sempre.
A obrigatoriedade não são os pneus, mas sim as boas condições deles. Sempre que houver desgaste, é necessário trocá-los. Mas como identificar essa necessidade?
Todos os pneus contam com o indicador TWI, que é uma marca de desgaste de rodagem. Quando atingida, chegou o momento de troca. Veja também dicas de como preservar os pneus.
Não só a presença do cinto de segurança, mas também o uso dele é de extrema importância para todos os ocupantes do veículo. Esse equipamento é básico para todos os assentos de qualquer veículo e necessário para garantir a segurança de todos.
Você quase não nota a importância do limpador de para-brisa até começar a chover. Indispensável para esses momentos, principalmente em chuvas fortes, este item de a função de tirar a água, sujeira e outros obstáculos do para-brisa para manter uma boa visão do motorista. É necessário sempre estar atento às condições dele.
Muitos motoristas nunca utilizaram, mas todo carro conta com um kit de ferramentas de segurança. Nele, devem constar os seguintes acessórios: macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. Em muitos modelos há também o estepe, enquanto outros contam com apenas o kit de reparos.
A buzina é, também, um item de segurança obrigatório do carro. O uso é necessário em situações de alerta de perigo — e não para quaisquer outras atividades. É preciso verificar sempre as condições dela para que esteja em perfeito quando necessário.
O freio de mão ou freio de estacionamento é mais um item de segurança do carro obrigatório. Necessário para quando o veículo está estacionado, principalmente em locais íngremes. Além dele, desde 2014 todos os carros fabricados no Brasil também contam com os Freios ABS, mais seguros que os freios a tambor e a disco.
Também desde 2014 todos os veículos fabricados e comercializados no Brasil saem de fábrica com dois airbags frontais. A principal função do item de segurança é proteger os ocupantes dianteiros em casos de colisão. Muitos carros oferecem mais segurança, com até sete airbags disponíveis.
Além destes equipamentos básicos, que todos os carros já possuem, outros itens de segurança do carro vão passar a equipar os modelos de fábrica nos próximos anos. Porém, muitos deles já são realidade em outros mercados, como mostraremos a seguir.
As luzes DRL (Daylight Running Lamp) ou apenas luzes diurnas são importantes para que os veículos fiquem mais visíveis durante o dia. Com a nova lei, elas irão acender ao dar partida no carro, porém faróis e lanternas permanecem desligados.
A obrigação passa a valer para projetos de novos veículos, o que inclui ônibus e caminhões, a partir de 2021. Já para todos os veículos fabricados e vendidos no Brasil, o equipamento passa a ser obrigatório após 2023. Na Europa as luzes DLR são obrigatórias desde 2011.
O sistema Isofix foi desenvolvido para fixar as cadeirinhas infantis sem deixar folgas, ou seja, de maneira mais segura. Alocada no encosto, ela é um gancho soldado que permite que a cadeirinha seja fixada sem a necessidade de usar o cinto de segurança.
Em vigor na Europa desde 2013 e no Estados Unidos desde 2003 com um sistema compatível, chamado Latch, o Isofix se tornou obrigatório no Brasil em 2018 para todos os novos veículos com mais de uma fileira de bancos. Já para os modelos que já estão no mercado, o prazo de adequação é até 2020.
Como falamos, o cinto de segurança entra na lista de equipamentos obrigatórios, mas a novidade aqui é outra. A obrigação do uso do cinto de três pontos já acontece para todos os carros novos fabricados em 2018. No entanto, para modelos que já estão no mercado, o tempo máximo para cumprir a regra é 2020.
O item de segurança obrigatório é fundamental para proteger o ocupante pelo tórax e se mostra muito mais eficaz que o cinto de dois pontos. Na Europa ele é de série em todos os veículos desde 2006 e nos Estados Unidos desde 2007.
O ESC, ESP ou controle de estabilidade é um sistema eletrônico desenvolvido para corrigir a trajetória do veículo quando ocorre uma perda de aderência nos pneus. Ele atua de forma independente no freio das rodas e é fundamental para caso de curvas bruscas. Ele também atua no controle de tração.
Obrigatório para todos os carros zero quilômetro comercializados a partir de 2022, já em 2020 ele passará a ser equipado em todos os novos modelos ou aqueles que passaram por grandes mudanças, como troca de geração. Na Europa o item de segurança veicular é obrigatório desde 2014 e nos Estados Unidos desde 2012.
Segurança é fundamental sempre, inclusive nos nossos veículos. Por isso, caso esteja procurando uma nova opção, confira os anúncios da Webmotors e filtre por modelos com o maior número de itens de segurança do carro.