Maior lançamento da Fiat no Brasil desde a estreia da nova geração da picape Strada, no ano passado, o Pulse, enfim, teve os seus preços revelados. O SUV compacto chega em cinco versões, com preços a partir de R$ 79.990. Confira os valores de cada uma das configurações abaixo:
Na versão de entrada Drive, o Pulse é equipado com o motor Firefly 1.3 flex aspirado de quatro cilindros, que entrega até 107 cv de potência e 13,7 kgf.m de torque. Esse propulsor é compartilhado com o hatch Argo, o sedã Cronos e a picape Strada. Com esse motor, o Pulse é oferecido com câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT.
A partir da configuração Drive T200, o SUV passa a ser movido pelo inédito motor Firefly 1.0 turbo flex de quatro cilindros com injeção direta e controle inteligente das válvulas de admissão. Disponível apenas com a transmissão automática CVT, esse propulsor gera 125 cv de potência com gasolina ou 130 cv quando abastecido com etanol. O torque máximo é de 20,4 kgf.m a 1.750 rpm, com qualquer um dos combustíveis.
Com o motor turbinado, o Pulse acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Já a média de consumo é de 13 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
Para efeito de comparação, o motor 1.0 turbo 200 TSI do Volkswagen Nivus gera 115 cv com gasolina e 128 cv com etanol. O torque de 20,4 kgf.m com ambos os combustíveis é idêntico ao do propulsor do Pulse.
Além do motor 1.0 turbo, o Pulse também será responsável por introduzir a primeira transmissão automática CVT (continuamente variável) na linha Fiat e no Grupo Stellantis no Brasil. O novo câmbio tem simulação de sete marchas com opção de trocas sequenciais na alavanca. As versões automáticas com motor turbo ainda trazem no volante o botão que aciona o modo esportivo. As borboletas para realizar mudanças de marchas (paddle shifters) estão presentes apenas nas variantes Audace e Impetus.
Construído a partir da plataforma MLA, o Pulse utiliza diversos componentes do hatch Argo. Segundo a Fiat, a estrutura do SUV passou por diversas melhorias para aumentar a rigidez torcional e a resistência em impactos.
O novato mede 4,10 metros de comprimento (10 cm mais comprido que o Argo), 1,58 m de altura, 1,78 m de largura e 2,53 m de distância entre-eixos (ganho de 1 cm). Já o porta-malas tem 370 litros de capacidade (70 litros a mais que o do hatch).
A Fiat diz que, para atingir a altura livre do solo de 22,4 cm, o Pulse recebeu um conjunto de suspensões exclusivo. Com isso, os ângulos de ataque e saída chegam a 20,5º e 31,4º, respectivamente.
Todas as versões do Fiat Pulse são equipadas de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, direção elétrica, vidros e travas com acionamento elétrico, chave do tipo canivete e central multimídia de 8,4” com conectividade sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e três portas USB (duas dianteiras e uma traseira).
A Drive 1.3 CVT adiciona o câmbio automático, console central com apoio de braço, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e o modo esportivo do câmbio automático acionado no volante. São dois pacotes de opcionais:
A Drive T200, por sua vez, adiciona o motor turbo. Também com dois pacotes de opcionais:
Na Audace, há o acréscimo de chave presencial, partida do motor por botão, carregador de celular sem fio, multimídia de 10,1”, rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado e borboletas para trocas de marchas no volante. Nessa versão, o SUV também recebe o pacote ADAS de tecnologias de auxílio ao motorista (frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, comutação automática do farol alto). Os pacotes de opcionais são:
Na topo de linha Impetus, o Fiat Pulse adiciona ao pacote da Audace bancos de couro, painel digital de 7", GPS integrado à multimídia, volante com regulagem de altura e profundidade, pintura bicolor da carroceria e rodas aro 17" com acabamento diamantado. Opcional: Pack Connect////Me (R$ 2.650).
O SUV compacto traz também a plataforma de serviços digitais da Fiat, a Connect////Me, já encontrada na Toro 2022. O sistema permite operar funcionalidades do veículo de forma remota, por meio de smartphone, smartwatch e assistente virtual. Desde ligar e desligar o carro, travar as portas e acessar informações de manutenção, realizar pagamentos e até buscar restaurantes e estacionamentos em sincronia com o GPS.
O sistema atualmente é compatível com a Alexa, assistente virtual da Amazon. A novidade é que no Fiat Pulse o Connect Me terá compatibilidade com o Google Assistant.
Confira vídeo do teste que fizemos com a versão topo de linha do Fiat Pulse: