A indústria automobilística teve um 2020 difícil. Embora o ritmo esteja sendo retomado aos poucos, o mercado ainda não está plenamente recuperado. Além disso, muitos veículos que seriam comercializados este ano tiveram seus lançamentos adiados.
A maioria desses produtos, contudo, verá a luz das revendas em breve, já que tiveram estreia postergada para o ano que vem. Eles estão, inclusive, na nossa lista de carros que serão lançados em 2021. Confira todos os postulantes a uma vaguinha na sua garagem abaixo. Temos (muitos) SUVs, picapes e elétricos. São 30 lançamentos previstos para o próximo ano. A lista está organizada em ordem alfabética pelo nome da marca. Confira!
A família de elétricos da Audi cresce a cada ano. O e-tron GT começa a ser vendido por aqui em 2021. O modelo, que será concorrente direto do Porsche Taycan, tem dois motores elétricos que entregam 590 cv. A autonomia do veículo é de 400 km.
A nova geração do modelo começa a ser vendida por aqui no ano que vem. Na Europa, o três volumes tem motor 1.5 TFSI de 150 cv e câmbio manual de seis marchas ou automatizado S-Tronic de sete velocidades. A tendência é de que a comercialização do modelo inicie no segundo ou no terceiro trimestre.
O sedã esportivo, que tem à disposição 510 cv de potência na versão Competition, será lançado ainda no primeiro semestre de 2021. O modelo, com a controversa grade de duplo rim na dianteira, deve ser vendido por mais de R$ 500 mil.
Assim como o M3, o M4 será vendido por aqui em 2021. Também espere, claro, por um precinho salgado e pela controversa grade de duplo rim.
O modelo produzido em Anápolis (GO) foi renovado recentemente, há menos de 1 ano. No entanto, há a possibilidade de que a segunda reestilização do Tiggo 5x chegue ao Brasil no fim de 2021. O modelo tem novo arranjo interno dos faróis, rodas redesenhadas, grade dianteira melhor resolvida e outras mudanças interessantes na traseira.
O Tiggo 2 passará por profundas mudanças no ano que vem. O modelo ganha visual mais "enfezado" e motor 1.0 turbo aliado a uma transmissão automática do tipo CVT. O conjunto substitui o propulsor 1.5 flex e o cansado câmbio automático de quatro velocidades.
O Equinox reestilizado enfim será lançado no Brasil - importado do México. A seção de cima fica responsável pelas luzes diurnas e o nicho inferior faz o papel de farol principal. A divisão é feita por um friso cromado que faz parte da grade dianteira. O para-choque ganhou um novo formato e novas entradas de ar. Os motores, porém, serão os mesmos 1.5 turbo e 2.0 turbo.
Equipado com motor que entrega 620 cv de potência e generosos 77,4 kgf.m de torque e câmbio automático de oito marchas, o superesportivo chega ao nosso mercado em 2021. O precinho do modelo deve ficar na casa dos R$ 3 milhões.
A picape da Fiat, sucesso de vendas, ganhará opção de câmbio automático do tipo CVT em 2021. A transmissão estará disponível apenas para as versões equipadas com motor 1.3 Firefly de 109 cv. A Strada CVT deve começar a ser vendida ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Baseado no Argo, o novo modelo ainda não tem nome definido. Ele chegará ao mercado brasileiro para concorrer com os SUVs de entrada do segmento, com preços entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. Como opções de motorização, o utilitário esportivo compacto terá à disposição o 1.3 Firefly turbo e o 1.0 Firefly, também turbo, com potência máxima na casa dos 120 cv.
A Toro ganha algumas alterações visuais e, mais importante, nova opção de motor em 2021. O propulsor será o 1.3 Firefly turbo, que pode entregar potência máxima na casa dos 180 cv. Reestilizado, o veículo começa a ser vendido no segundo semestre.
A Fiat é outra marca que planeja entrar no mercado de carros elétricos e, para isso, lançará por aqui a versão com motor movido a bateria do 500, um de seus veículos mais icônicos. Chamado de 500e, espera-se que o modelo feito na Itália seja importado para o Brasil ainda no primeiro semestre do ano que vem. Ele deverá ser um dos eletrificados mais baratos do nosso mercado.
Para a nossa alegria, o Mustang em sua versão Mach 1 será vendido no Brasil. A edição especial é uma referência à velocidade do som e foi lançada pela primeira vez em 1969. No entanto, não era fabricada desde 2014.
O modelo usa motor V8 5.0 de 486 cv com câmbio automático de 10 marchas - nos EUA haverá opção de câmbio manual de seis. A suspensão tem acerto diferenciado em relação à versão GT (vendida no Brasil) e mais próxima das configurações Shelby, equipadas com motor mais forte.
O presidente da Ford para América do Sul, Lylle Waters, confirmou a venda do Bronco Sport, variante SUV do jipão, no mercado brasileiro. O carro chega ao nosso país em 2021. O executivo, contudo, não detalhou quais modelos e motores estarão disponíveis para cá, mas espera-se que a variante Sport fique acima do Territory.
O motor do Ford Bronco Sport é sempre o EcoBoost turbo, em duas variantes: 1.5 três cilindros, que gera 184 cv e 26,3 kgf.m a 3.000 rpm e 2.0 quatro cilindros de 248 cv e 38 kgf.m a 3.000 rpm. Os dois usam câmbio automático de oito marchas e tração integral com reduzida e bloqueio do diferencial.
O Bronco também poderá dar as caras por aqui em 2021. O jipão tem as mesmas opções de motorização da variante SUV. A venda do "Broncão" faria parte de uma estratégia de nicho para brigar com veículos com proposta off-road, como Jeep Wrangler e o Land Rover Defender.
A Ford também aposta em 2021 no Escape e em sua variante híbrida, Escape Hybrid. Este último começa a ser vendido, perdão pela brincadeirinha, primeiro aqui em nosso país. Ele vem equipado com motor 2.5 a gasolina e propulsor elétrico que, juntos, entregam 203 cv e 21,4 kgf.m.
Por conta da pandemia, o novo Fit - lançado em 2019 no Japão - só começa a ser vendido no Brasil em 2021. Com visual renovado, o modelo também passa a ter opção de motor 1.0 tricilíndrico turbo, que entrega 122 cv e 17,3 kgf.m. Aliado ao propulsor está o conhecido câmbio automático do tipo CVT.
A nova geração do City também dará as caras por aqui em 2021. Com design inspirado no Accord, o modelo foi apresentado oficialmente no primeiro semestre deste ano na Ásia. Assim como o Fit, o sedã também terá motor 1.0 tricilíndrico turbo. O modelo na carroceria hatch também será comercializado por aqui.
O Creta, além de passar por facelift, terá uma versão de sete lugares. O modelo, que ganhou 2 cm de entre-eixos, que agora é de 2,61 m, poderá vir equipado com o já conhecido 1.6 de 130 cv e 16,5 kgf.m a 4.500 ou com motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgf.m já liberados a 1.500 rpm.
O novo Jeep Compass foi apresentado oficialmente na China no fim de novembro, no Salão do Automóvel de Guangzhou. O utilitário começa a ser vendido no Brasil em 2021, equipado com novo motor 1.3 Firefly turbo, que substituirá o 1.8 flex, e com retoques no visual.
O Renegade enfim ganhará em 2021 o tão prometido motor turbo. Além do novo propulsor, o SUV deverá passar por leve facelift, com algumas modificações no visual. Vale destacar, contudo, que a FCA não deixará de vender o utilitário esportivo equipado com o motor 1.8.
Este lançamento chega para disputar mercado com as versões intermediárias de SUVs médios, como Volkswagen Tiguan, Chevrolet Equinox, Peugeot 3008 e Ford Territory - que começou a ser vendido por aqui no segundo semestre de 2020. O modelo, no entanto, também baterá de frente com o líder da categoria, e seu "primo", Jeep Compass.
O crossover, que passou recentemente por reestilização, chega ao nosso mercado em março. Pelo menos é o que promete o Grupo Gandini. O modelo vem equipado com motor 1.6 aspirado de 105 cv e um elétrico de 44 cv. A configuração híbrida rende 21,4 km/l, enquanto a híbrida plug-in rende 20,4 km/l.
O GLA tinha estreia marcada para 2020, mas a pandemia do novo coronavírus frustrou os planos da Mercedes. A empresa alemã adiou o lançamento do crossover, então, para o ano que vem - possivelmente no primeiro semestre. O modelo será vendido, num primeiro momento, na configuração 200. O GLA 250, com motor 2.0 turbo de mais de 220 cv, chega um pouco depois.
No mercado desde 2016, o Kicks já aparenta certo cansaço. Por isso, enfim a Nissan fará mudanças no modelo, que terá modificações interessantes em termos de design. Além disso, contará com versão equipada por motor elétrico e unidade de energia 1.2 a gasolina que servirá apenas para carregar as baterias.
A oitava geração do Sentra começa a ser vendida no Brasil no segundo semestre de 2021. Na Argentina, o modelo já é vendido com motor 2.0 de 147 cv e transmissão manual de seis marchas ou CVT. Devemos receber o sedã por aqui apenas com opção de câmbio automático.
O SUV chega com visual renovado em 2021. Embora ocorram modificações no design, em termos mecânicos nada deve mudar. O 3008 seguirá com o motor 1.6 THP de 165 cv e câmbio automático de seis velocidades.
Lançado em 2017, o Captur passará por facelift de meia vida. As mudanças no design serão mínimas. Todavia, sob o capô o modelo terá motor 1.3 turbo. Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, o propulsor equipará as versões de topo do SUV.
O SUV médio será fabricado no Brasil e irá encarar o Jeep Compass. Além do líder do segmento, o Corolla Cross também terá como rivais Ford Territory e Volkswagen Taos. A versão de entrada do modelo virá equipada com motor 2.0 de 177 cv. Com 2,64 m de entre-eixos e 4,46 m de comprimento, o Toyota aposta no espaço interno (além do nome de estirpe) para bater a concorrência.
O Volkswagen Taos estreará no Brasil no segundo trimestre de 2021, posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. O modelo irá brigar pela liderança da categoria de SUVs médios, atualmente dominada pelo Jeep Compass.
Desenvolvido a partir da plataforma modular MQB (a mesma de Polo, Virtus, T-Cross, Golf e outros modelos do Grupo Volkswagen), o Taos é um projeto global que será vendido em inúmeros mercados. O carro destinado à América do Sul, inclusive ao Brasil, será fabricado na Argentina.
Por aqui, o Taos será vendido com motor 1.4 TSI de 150 cv fabricado em São Carlos (SP), devidamente adaptado com a tecnologia flex para rodar com etanol no mercado brasileiro. O câmbio será o Tiptronic de seis marchas e conversor de torque. O SUV tem preço estimado entre R$ 125 mil e R$ 150 mil.
Este será o primeiro carro 100% elétrico da Volvo, que aposta pesado na eletrificação, no Brasil. O SUV chega no comecinho do segundo semestre de 2021.
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