A fusão entre PSA Peugeot Citroën e a FCA - Fiat Chrysler Automóveis cria uma companhia que já nasce como a quarta maior montadora do mundo. Batizada de Stellantis, a nova empresa tem cerca de 400 mil funcionários, receita líquida de mais de 180 bilhões de euros e 14 marcas no seu portfólio.
Hoje, cinco dessas 14 marcas vendem seus carros no Brasil. Algumas delas são líderes ou brigam pela liderança de segmentos importantes como os de picapes e de SUVs. Confira quais são na lista abaixo.
Instalada em Betim (MG) desde 1976, a Fiat é uma das fabricantes mais tradicionais do mercado nacional. Entre as marcas da Stellantis no Brasil, é a que tem o maior portfólio. Se levarmos em consideração as distinções feitas pela empresa, são 12 os modelos vendidos pela montadora em nosso país. Em 2020, a Fiat teve 321.835 veículos licenciados e participação de mercado de 16,5% - ficou atrás apenas de General Motors e Volkswagen.
Veículo mais emplacado em 2020: Strada - 80.041 unidades comercializadas
A história da Jeep em nosso país tem origem no fim dos anos 1950, quando começou a produzir o CJ-5. Ela deixaria de fazer veículos por aqui em 1982, para retornar em 2015 - já nas mãos da FCA - com o Renegade. A Stellantis certamente tem nela uma de suas marcas mais importantes no mercado brasileiro. No seu portfólio, a Jeep tem, além do supracitado Renegade, Compass, Wrangler e Grand Cherokee. A marca teve 110.159 veículos licenciados em 2020, com 5,65% de market share.
Veículo mais emplacado em 2020: Renegade - 56.865 unidades comercializadas
Desde o início da década de 2010, quando se separou da Dodge, a RAM atende exclusivamente o segmento de picapes. No Brasil, a marca vende atualmente 1500 Rebel e 2500 Laramie. No ano passado, teve 1.475 veículos licenciados. Embora o número não seja expressivo, engana-se quem acha que a marca não tem posicionamento estratégico para a Stellantis no país.
O lote inicial de 100 unidades da 1500 Rebel, todas ao preço de R$ 419.990 (na versão que incluiria o pacote opcional "Level 2"), entrou em pré-venda no dia 10 de dezembro e se esgotou em menos de 24 horas. Se você fizer as contas (100 vezes o valor cobrado pela picape), o resultado vai ser R$ 41.990.000, ou seja, praticamente R$ 42 milhões foram faturados pela FCA em uma ação que durou menos de um dia.
Veículo mais emplacado em 2020: RAM 2500 - 1.475 unidades comercializadas
Os carros da Peugeot começaram a ser vendidos oficialmente no Brasil em 1992. O maior sucesso da marca por aqui foi o 206, hatch, que chegou em 1999 e começou a ser fabricado no país em 2001, em Porto Real (RJ). Atualmente, a gama da Peugeot é composta por 208, 2008, 3008 e pelos comerciais Partner, Expert e Boxer. Em 2020, 13.477 dos seus veículos foram licenciados, com 0,69% de participação de mercado.
Veículo mais emplacado em 2020: 2008 - 4.602 unidades comercializadas
Os carros da Citroën chegaram ao Brasil, ainda que importados, em 1920 - um ano após o nascimento da montadora criada pelo francês André Citroën. Décadas depois, em 1972, foi cogitada a produção dos veículos da marca em nosso país. No entanto, a coisa não foi adiante. Quatro anos depois, quando os militares fecharam as importações, seus modelos deixariam de ser vendidos por aqui.
A Citroën voltaria ao Brasil no início da década de 1990. À época, importados como Xantia, Xsara, BX e ZX eram vendidos no país. A marca só viria a se instalar aqui em 2001, com a inauguração da fábrica de Porto Real. O primeiro Citroën a sair da planta foi o Xsara Picasso.
Hoje, a Citroën vende no Brasil C4 Cactus, C3, Aircross e C4 Lounge. Também comercializa os utilitários Jumpy e Jumper. Em 2020, a marca teve 13.476 veículos licenciados. Com isso, sua fatia do bolo no mercado foi a mesma da Peugeot: 0,69%.
Veículo mais emplacado em 2020: C4 Cactus - 9.526 unidades comercializadas